O desenvolvimento comunitário e a sua vertente educativa: estudo comparativo entre Peterborough e Chaves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria José Seixas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2522
Resumo: Este estudo tem como meta fulcral analisar o conceito de Desenvolvimento Comunitário e observar a sua prática numa vertente educativa, em Peterborough e Chaves, tendo em conta as premissas preconizadas, essencialmente, por Ledwith (2008:1) que o define como processo de empoderamento e participação, por Frank & Smith (1999:6) que o enunciam como processo de empoderamento e ação coletiva e por Caride, Freitas e Callejas (2007:124-125) que o concetualizam como processo educativo e formativo. Tem, igualmente, como propósito estabelecer uma interrelação entre Desenvolvimento Comunitário e Animação Sociocultural visando determinar as suas comunalidades e assimetrias. A operacionalização desta investigação foi levada a cabo através de um estudo comparativo entre um conjunto da população da cidade inglesa de Peterborough e da cidade portuguesa de Chaves com vista a obter informação sobre Desenvolvimento Comunitário e a sua prática; A opção metodológica tem por base e orientação um paradigma de teor interpretativo hermenêutico (através da compreensão de textos e práticas) e de teor exploratório-descritivo (através de pesquisa de informação, descrição e relação de conceitos), uma metodologia qualitativa que explora atitudes, comportamentos e experiências (Dawson, 2009:14) através de uma análise de conteúdo que nos permite fazer inferências (Holsti, 1969), uma metodologia quantitativa através de uma análise estatística, referindo-se, assim, o uso de uma metodologia pluralista bem como, da existência de uma triangulação de dados. Como instrumentos de colheita de dados recorreu-se à aplicação de inquéritos a uma amostra da população britânica e portuguesa, tendo-se ainda recorrido a entrevistas a elementos relevantes à nossa investigação. Foram auscultados trinta e cinco respondentes com características comuns assentes em critérios de seleção definidos no que respeita a idade, profissão, habilitações e ligação à própria comunidade respetivamente em Peterborough e Chaves; Mediante análise de conteúdo às respostas apresentadas, permitimo-nos inferir as seguintes conclusões: A amostra de inquiridos em Peterborough e em Chaves tem conhecimento do que é Desenvolvimento Comunitário, centrando a sua essência no esforço conjunto da comunidade para melhorar a qualidade de vida e bem-estar do coletivo; O conceito de Desenvolvimento Comunitário é semelhante nas duas cidades ao haver uma percentagem significativa de pessoas centrada na mesma afirmação, ou seja, “O processo de desenvolver comunidades ativas e sustentáveis baseadas na justiça social e respeito mútuo.” No que respeita à importância atribuída às instituições que mais incrementam o Desenvolvimento Comunitário ambas as coletividades conferem primordial importância às escolas e instituições educativas; Verifica-se que as intervenções de Desenvolvimento Comunitário mais valorizadas e que mais contribuem para aperfeiçoar a qualidade de vida pessoal e social de ambas as comunidades são os programas direcionados para os adolescentes e para a alfabetização; Reconhece-se que os inquiridos consideram que o Desenvolvimento Comunitário desenvolve prioritariamente os valores da responsabilidade e do envolvimento ativo da população; Constata-se que os participantes têm um sentimento de pertença e inclusão social em relação à sua comunidade; Como súmula do que exploramos, e como ideia basilar, realçamos que Educação e Desenvolvimento Comunitário são indissociáveis, complementares, precisam inequivocamente um do outro e Desenvolvimento Comunitário só é concebido e gerado de mãos dadas com a Educação.
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A operacionalização desta investigação foi levada a cabo através de um estudo comparativo entre um conjunto da população da cidade inglesa de Peterborough e da cidade portuguesa de Chaves com vista a obter informação sobre Desenvolvimento Comunitário e a sua prática; A opção metodológica tem por base e orientação um paradigma de teor interpretativo hermenêutico (através da compreensão de textos e práticas) e de teor exploratório-descritivo (através de pesquisa de informação, descrição e relação de conceitos), uma metodologia qualitativa que explora atitudes, comportamentos e experiências (Dawson, 2009:14) através de uma análise de conteúdo que nos permite fazer inferências (Holsti, 1969), uma metodologia quantitativa através de uma análise estatística, referindo-se, assim, o uso de uma metodologia pluralista bem como, da existência de uma triangulação de dados. Como instrumentos de colheita de dados recorreu-se à aplicação de inquéritos a uma amostra da população britânica e portuguesa, tendo-se ainda recorrido a entrevistas a elementos relevantes à nossa investigação. Foram auscultados trinta e cinco respondentes com características comuns assentes em critérios de seleção definidos no que respeita a idade, profissão, habilitações e ligação à própria comunidade respetivamente em Peterborough e Chaves; Mediante análise de conteúdo às respostas apresentadas, permitimo-nos inferir as seguintes conclusões: A amostra de inquiridos em Peterborough e em Chaves tem conhecimento do que é Desenvolvimento Comunitário, centrando a sua essência no esforço conjunto da comunidade para melhorar a qualidade de vida e bem-estar do coletivo; O conceito de Desenvolvimento Comunitário é semelhante nas duas cidades ao haver uma percentagem significativa de pessoas centrada na mesma afirmação, ou seja, “O processo de desenvolver comunidades ativas e sustentáveis baseadas na justiça social e respeito mútuo.” No que respeita à importância atribuída às instituições que mais incrementam o Desenvolvimento Comunitário ambas as coletividades conferem primordial importância às escolas e instituições educativas; Verifica-se que as intervenções de Desenvolvimento Comunitário mais valorizadas e que mais contribuem para aperfeiçoar a qualidade de vida pessoal e social de ambas as comunidades são os programas direcionados para os adolescentes e para a alfabetização; Reconhece-se que os inquiridos consideram que o Desenvolvimento Comunitário desenvolve prioritariamente os valores da responsabilidade e do envolvimento ativo da população; Constata-se que os participantes têm um sentimento de pertença e inclusão social em relação à sua comunidade; Como súmula do que exploramos, e como ideia basilar, realçamos que Educação e Desenvolvimento Comunitário são indissociáveis, complementares, precisam inequivocamente um do outro e Desenvolvimento Comunitário só é concebido e gerado de mãos dadas com a Educação.This study aims to analyse the core concept of Community Development, view its practice in the educational aspect, in Peterborough and Chaves, taking into account the propositions advocated mainly by Ledwith (2008:1) who defines it as an empowerment and participation process, Frank and Smith (1999:6) who enuntiate it as an empowerment and collective action process and Caride, Freitas and Callejas (2007:124-125) who conceptualise it as a formative and educational process. It also has the purpose of establishing an inter-relation between Community Development and Sociocultural Animation intending to appoint its similarities and dissimilarities. The operational procedures of this research are carried out through a comparative study between a subset of the English city of Peterborough and the Portuguese town of Chaves in order to get information about Community Development and its practice; The methodological option is based on an interpretative hermeneutic paradigm (through the comprehension of texts and practices), on an exploratory-descriptive paradigm (through the research of information, description and relation of concepts), a qualitative methodology which explores attitudes, behaviours and experiencies (Dawson, 2009:14) through a content analysis which allow us to infer (Holsti, 1969) and a quantitative methodology through a statistical analysis, referring, thus, a pluralist methodology as well as the existence of a data triangulation. As instruments of data collection we use the application of questionnaires to a sample of the British and Portuguese population, interviewing also relevant people to our investigation. Thirty-five respondents with common characteristics based on defined selection criteria regarding age, profession, qualifications and connection to their own community are inquired respectively in Peterborough and Chaves; By means of content analysis to the presented answers we are allowed to infer the following conclusions: The sample of the inquired in Peterborough and Chaves Know what Community Development is, focusing its essence on the joint effort of the community to improve the quality of life and well-being of the collective; The concept of Community Development is similar in the two cities as a significant percentage of people are focused on the same statement, "The process of developing active and sustainable communities based on social justice and mutual respect"; Concerning the importance given to the institutions that most enhance Community Development both communities grant paramount importance to schools and educational institutions; On the subject of the most valued interventions of Community Development that contribute most to improving the quality of personal and social life of both communities, the support programs directed to adolescents and literacy are referred by the two populations; Regarding the values first and foremost developed by Community Development, both communities preserve more involvement / active participation and responsibility of the population; On the topic of community both participants show a sense of belonging, social inclusion and active participation in relation to their community. As a synthesis of what we explored, and as a basic idea, we enhance that Education and Community Development are undissociable, complementary, they definitely need each other and Community Development only is conceived and generated hand in hand with Education.2013-07-05T14:23:20Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2522porMartins, Maria José Seixasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:40:45Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:39.812324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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