Online banking : motivações e condicionantes na sua adoção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Raquel Vasconcelos Pinto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16329
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_4acfc83fe52aaa1fc95e66a53700ed1b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16329
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Online banking : motivações e condicionantes na sua adoçãoTecnologiaOnline BankingBarreirasMotivaçõesTechnologyBarriersMotivationsMestrado em Ciências EmpresariaisNos últimos anos têm-se vindo a verificar grandes mudanças no sector bancário através do uso de tecnologias de informação e desenvolvimento de plataformas eletrónicas de prestação e venda de produtos e serviços. O desenvolvimento tecnológico tem influenciado as organizações em vários aspetos - gestão e controlo, marketing e desenvolvimento, operações e tomada de decisão, sendo que muitas organizações adotaram tecnologia moderna por forma a reduzir custos e melhorar a qualidade do serviço. Neste âmbito, surgia o e-banking que pode ser entendido como um serviço online em que é possível realizar operações bancárias transacionais e de consulta. Inerentemente a todos os serviços que se podem disponibilizar ao cliente, a qualidade e eficácia deste serviço tem vindo a ser amplamente estudados devido à sua influência na performance, redução de custos, satisfação e lealdade do cliente. Como tal, e em resultado dos progressos tecnológicos que se têm vindo a verificar e desafios que se assomam a esses progressos, torna-se crucial perceber como otimizar este serviço, quais as barreiras que surgem por parte dos utilizadores e quais as melhores soluções para as minimizar.For the past years, we have been seeing inumerous changes within the banking sector through the use of information technologies and development of electronic platforms for the provision and sale of products and services. Technological development has influenced companies in many aspects - management and control, marketing and development, operations and decision making, as many organizations have adopted modern technology in order to reduce costs and improve the quality of service. For this matter, online banking appeared as an online service in which it is possible to conduct transactional and consulting banking operations. Inherently to all the services that can be available to the customer, the quality and effectiveness of this service has been widely studied due to its influence on performance, cost reduction, satisfaction and customer loyalty. As such, and as a result of the technological advances that are in progress, it becomes crucial to realize how to optimize this service, what barriers arise from the users and which are the best solutions to minimize them.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, Winnie NgRepositório da Universidade de LisboaMendonça, Raquel Vasconcelos Pinto2018-11-12T16:09:15Z2017-062017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16329porMendonça, Raquel Vasconcelos Pinto (2017). "Online banking : motivações e condicionantes na sua adoção". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:09Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16329Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:45.731997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Online banking : motivações e condicionantes na sua adoção
title Online banking : motivações e condicionantes na sua adoção
spellingShingle Online banking : motivações e condicionantes na sua adoção
Mendonça, Raquel Vasconcelos Pinto
Tecnologia
Online Banking
Barreiras
Motivações
Technology
Barriers
Motivations
title_short Online banking : motivações e condicionantes na sua adoção
title_full Online banking : motivações e condicionantes na sua adoção
title_fullStr Online banking : motivações e condicionantes na sua adoção
title_full_unstemmed Online banking : motivações e condicionantes na sua adoção
title_sort Online banking : motivações e condicionantes na sua adoção
author Mendonça, Raquel Vasconcelos Pinto
author_facet Mendonça, Raquel Vasconcelos Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Picoto, Winnie Ng
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Raquel Vasconcelos Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Online Banking
Barreiras
Motivações
Technology
Barriers
Motivations
topic Tecnologia
Online Banking
Barreiras
Motivações
Technology
Barriers
Motivations
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06
2017-06-01T00:00:00Z
2018-11-12T16:09:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/16329
url http://hdl.handle.net/10400.5/16329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mendonça, Raquel Vasconcelos Pinto (2017). "Online banking : motivações e condicionantes na sua adoção". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131106783526912