Motivações e barreiras à compra de veículos elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, João Rui Martins Mendes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15797
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_ebb04fb2cf1ac5e21ff483c90e956268
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15797
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivações e barreiras à compra de veículos elétricosMarketing VerdeConsumidor verdeVeículos ElétricosBarreirasMotivaçõesGreen MarketingGreen ConsumerElectric VehiclesBarriersMotivationsMestrado em MarketingA preocupação ambiental e a consciencialização de que os combustíveis fósseis não vão durar para sempre conduziram a grandes transformações no setor automóvel, nas últimas décadas. Primeiro com o aparecimento de veículos híbridos e agora com veículos totalmente amigos do ambiente, só movidos a eletricidade. Apesar do conhecimento geral da população sobre os perigos existentes para o meio ambiente, os recentes estudos afirmam que os consumidores frequentemente compram alternativas não sustentáveis. O objetivo desta dissertação foca-se nos veículos elétricos, analisando cinco potenciais barreiras à intenção de compra: a falta de conhecimento, o preço elevado inicial, a ansiedade com a autonomia, as infra-estruturas e o tempo de carregamento, e também quatro potenciais motivações: a performance, os benefícios ambientais, o elevado preço dos combustíveis e os incentivos governamentais. Foi ainda avaliada a influência da dimensão do agregado familiar e o local de residência na intenção de compra de um veículo elétrico. O estudo desenvolvido foi de caráter quantitativo, elaborado através de um questionário online e uma amostra de conveniência composta por 210 inquiridos. Os resultados da pesquisa sugerem que as variáveis conhecimento e ansiedade com a autonomia são barreiras para a intenção de compra de VE?s, enquanto a performance e os benefícios ambientais são motivações. Concluiu-se ainda que as variáveis socio-demográficas não têm influência nesta tomada de decisão de compra verde. Estes resultados são um contributo para o alargar do corpo de conhecimento sobre esta temática e acrescentam informação para melhores decisões e estratégias de marketing por parte das marcas automóveis.Environmental concerns and the awareness that fossil fuels do not last forever, have led to enormous changes through the automobile sector in the last decades. First with the emergence of hybrid vehicles, and now with totally eco-friendly vehicles, electric powered only. Although general public is well aware about all environmental dangers, recent studies stated that consumers still continue to buy non-sustainable alternatives frequently. The aim of this thesis is focused on electric vehicles, examining five potential barriers to purchase intention: lack of knowledge, initial high price, range anxiety, infra-structures and charging time, as also four potential motivations: performance, environmental benefits, high fuel price and governmental incentives. The household dimension and residence location were also evaluated in what refers the intension of purchasing an electric vehicle. This study was quantitative, executed with an online survey and with a convenience sample of 210 respondents. Results suggest that knowledge and range anxiety variables are barriers to purchase intention of EV's, while performance and environmental benefits are motivations. Another conclusion is that social-demographic variables are not significant for this green purchase decision-making process. These results are a further contribution to enhance the body of knowledge about this theme and add information for automobile brands getting better marketing decisions and strategies.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaNogueira, João Rui Martins Mendes2018-07-06T09:37:45Z2016-102016-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15797porNogueira, João Rui Martins Mendes (2016). "Motivações e barreiras à compra de veículos elétricos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:22.162811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivações e barreiras à compra de veículos elétricos
title Motivações e barreiras à compra de veículos elétricos
spellingShingle Motivações e barreiras à compra de veículos elétricos
Nogueira, João Rui Martins Mendes
Marketing Verde
Consumidor verde
Veículos Elétricos
Barreiras
Motivações
Green Marketing
Green Consumer
Electric Vehicles
Barriers
Motivations
title_short Motivações e barreiras à compra de veículos elétricos
title_full Motivações e barreiras à compra de veículos elétricos
title_fullStr Motivações e barreiras à compra de veículos elétricos
title_full_unstemmed Motivações e barreiras à compra de veículos elétricos
title_sort Motivações e barreiras à compra de veículos elétricos
author Nogueira, João Rui Martins Mendes
author_facet Nogueira, João Rui Martins Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Helena Martins
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, João Rui Martins Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Verde
Consumidor verde
Veículos Elétricos
Barreiras
Motivações
Green Marketing
Green Consumer
Electric Vehicles
Barriers
Motivations
topic Marketing Verde
Consumidor verde
Veículos Elétricos
Barreiras
Motivações
Green Marketing
Green Consumer
Electric Vehicles
Barriers
Motivations
description Mestrado em Marketing
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10
2016-10-01T00:00:00Z
2018-07-06T09:37:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15797
url http://hdl.handle.net/10400.5/15797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nogueira, João Rui Martins Mendes (2016). "Motivações e barreiras à compra de veículos elétricos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552414605049856