Imagens em Movimento no Ensino em História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perpétuo, Joel Filipe Nogueira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97012
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_4ad83eea6d8c027dde71a0f98565019d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Imagens em Movimento no Ensino em HistóriaMoving Images in History TeachingImagens em movimentoEducaçãoEngagement académicoHistóriaMoving picturesEducationAcademic engagementHistoryRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasPerante uma realidade na qual estamos inseridos, onde as tecnologias audiovisuais estãocada vez mais presentes, torna-se importante incluir estas no processo de aprendizagem. Destemodo, dentro de uma oferta de imagens em movimento bastante diversificada pode-se exploraras potencialidades do cinema, das séries e/ou dos documentários. Estes devem ser utilizadospelos docentes durante a transmissão de conhecimentos aos alunos, de forma a fomentar as suasaprendizagens a partir de uma ambiência lúdica. A aplicação desta estratégia procura que osalunos compreendam vários aspetos da realidade histórica através das suas representaçõescinematográficas, reforçando o seu engagement e motivação. Deste modo, com estainvestigação procura-se verificar até que ponto é que a utilização de imagens em movimento nasala de aula promove a aprendizagem de história e de que forma é que as imagens emmovimento podem estimular o engagement académico.De forma a cumprir estes objetivos, optou-se pela aplicação de uma estratégia didáticaque se baseou na visualização de trechos de séries (documentais e de ficção) por parte dosalunos de duas turmas distintas (8.º e 11.º anos), seguida pelo preenchimento de fichas deobservação sobre os conteúdos lecionados e visualizados. No final destes exercícios osdiscentes preencheram um conjunto de questionários, cujos resultados constituem a principalfonte de informação deste trabalho. A sua análise incorpora uma metodologia qualitativa ecomparativa, uma vez que pretende verificar os diferentes níveis de engagement académico queos alunos alcançaram. Com esta estratégia verificou-se o aumento do interesse dos alunos pelastemáticas abordadas, pois estes procuraram saber mais sobre as aprendizagens relativas às sériesutilizadas, tendo aumentado a sua participação após a visualização deste tipo de conteúdo,fazendo várias perguntas sobre os trechos utilizados e apresentando um maior rendimento nosmomentos de avaliação que sucederam este tipo de atividades.Faced with a reality in which we are inserted, where audiovisual technologies areincreasingly present, it is important to include these in the learning process. In this way, withina wide range of moving images, it is possible to explore the potential of cinema, series and/ordocumentaries. These should be used by teachers during the transmission of knowledge tostudents, in order to encourage their learning from a playful environment. The application ofthis strategy aims to facilitate the students’ understanding of the various aspects of historicalreality through their cinematographic representations, reinforcing their engagement andmotivation. Thus, with this investigation, we seek to verify to what extent the use of movingimages in the classroom promotes the learning of history and how moving images can stimulateacademic engagement.In order to fulfill these objectives, it was decided to apply a didactic strategy based onthe visualization of series excerpts (documentary and fiction) by students from two differentclasses (8th and 11th grades), followed by filling out observation forms on the contents taughtand viewed. At the end of these exercises, the students filled out a set of questionnaires, whoseresults are the main source of information for this work. Its analysis incorporates a qualitativeand comparative methodology, as it seeks to verify the different levels of academic engagementthat students have achieved. With this strategy, there was an increase in students' interest in thetopics covered, as they sought to know more about the learning related to the series used, havingincreased their participation after viewing this type of content, and asking several questionsabout the videos used and showing greater performance in the evaluation that followed this typeof activities.2021-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97012http://hdl.handle.net/10316/97012TID:202843521porPerpétuo, Joel Filipe Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:46:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:09.298023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imagens em Movimento no Ensino em História
Moving Images in History Teaching
title Imagens em Movimento no Ensino em História
spellingShingle Imagens em Movimento no Ensino em História
Perpétuo, Joel Filipe Nogueira
Imagens em movimento
Educação
Engagement académico
História
Moving pictures
Education
Academic engagement
History
title_short Imagens em Movimento no Ensino em História
title_full Imagens em Movimento no Ensino em História
title_fullStr Imagens em Movimento no Ensino em História
title_full_unstemmed Imagens em Movimento no Ensino em História
title_sort Imagens em Movimento no Ensino em História
author Perpétuo, Joel Filipe Nogueira
author_facet Perpétuo, Joel Filipe Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perpétuo, Joel Filipe Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Imagens em movimento
Educação
Engagement académico
História
Moving pictures
Education
Academic engagement
History
topic Imagens em movimento
Educação
Engagement académico
História
Moving pictures
Education
Academic engagement
History
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97012
http://hdl.handle.net/10316/97012
TID:202843521
url http://hdl.handle.net/10316/97012
identifier_str_mv TID:202843521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134048832978944