Imagens em movimento nas aulas de história e o seu impacto no desenvolvimento de competências de autoaprendizagem em estudantes da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Pedro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dias-Trindade, Sara, Pinheiro, Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33350
Resumo: As imagens em movimento foram ganhando, com o tempo, cada vez mais importância na sociedade e, também, na educação. O cinema ou o filme documentário, por exemplo, têm a capacidade de representar de forma dinâmica certos acontecimentos ocorridos no mundo real e auxiliar na compreensão dos conteúdos lecionados, ao mesmo tempo que promove um ambiente descontraído e motivador. Com base neste pressuposto, este artigo tem como objetivo apresentar um estudo de caso qualitativo realizado com 14 estudantes de educação básica em Portugal, para avaliar de que forma as imagens em movimento contribuem para o desenvolvimento de competências de autoaprendizagem nas aulas de História nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa e Autonomia. Os resultados mostraram que a utilização desta estratégia pedagógica contribui para o desenvolvimento de competências de autoaprendizagem, sobretudo em relação à motivação para aprender, a autonomia e a iniciativa individual para aprofundar conhecimentos.
id RCAP_43825fa607d36013e63925f367ae2563
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33350
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Imagens em movimento nas aulas de história e o seu impacto no desenvolvimento de competências de autoaprendizagem em estudantes da educação básicaMoving pictures in history classes and their impact on the development of self-learning skills in lower secondary educationImagens em movimentoCinemaHistóriaCompetências de autoaprendizagemMoving picturesMoviesHistorySelf-learning skillsAs imagens em movimento foram ganhando, com o tempo, cada vez mais importância na sociedade e, também, na educação. O cinema ou o filme documentário, por exemplo, têm a capacidade de representar de forma dinâmica certos acontecimentos ocorridos no mundo real e auxiliar na compreensão dos conteúdos lecionados, ao mesmo tempo que promove um ambiente descontraído e motivador. Com base neste pressuposto, este artigo tem como objetivo apresentar um estudo de caso qualitativo realizado com 14 estudantes de educação básica em Portugal, para avaliar de que forma as imagens em movimento contribuem para o desenvolvimento de competências de autoaprendizagem nas aulas de História nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa e Autonomia. Os resultados mostraram que a utilização desta estratégia pedagógica contribui para o desenvolvimento de competências de autoaprendizagem, sobretudo em relação à motivação para aprender, a autonomia e a iniciativa individual para aprofundar conhecimentos.Moving pictures have been gaining, over time, more and more importance both in society and education. Cinema or documentary films, for example, have the ability to dynamically represent certain events that occurred in the real world and assist in the understanding of the contents taught, while promoting a relaxed and motivating environment. Based on this assumption, this article aims to present a qualitative case study conducted with 14 lower secondary education students in Portugal, to evaluate how moving images contribute to the development of self-learning skills in history classes in the dimensions considered: Active Learning, Initiative and Autonomy. The results showed that the use of this pedagogical strategy contributes to the development of self-learning skills specially in relation to motivation for learning, autonomy and individual initiative to deepen knowledge.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAlves, PedroDias-Trindade, SaraPinheiro, Miguel2021-05-27T18:43:50Z2021-042021-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33350por1983-929410.5585/dialogia.n37.19356000660247600010info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:00Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33350Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:06.738195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imagens em movimento nas aulas de história e o seu impacto no desenvolvimento de competências de autoaprendizagem em estudantes da educação básica
Moving pictures in history classes and their impact on the development of self-learning skills in lower secondary education
title Imagens em movimento nas aulas de história e o seu impacto no desenvolvimento de competências de autoaprendizagem em estudantes da educação básica
spellingShingle Imagens em movimento nas aulas de história e o seu impacto no desenvolvimento de competências de autoaprendizagem em estudantes da educação básica
Alves, Pedro
Imagens em movimento
Cinema
História
Competências de autoaprendizagem
Moving pictures
Movies
History
Self-learning skills
title_short Imagens em movimento nas aulas de história e o seu impacto no desenvolvimento de competências de autoaprendizagem em estudantes da educação básica
title_full Imagens em movimento nas aulas de história e o seu impacto no desenvolvimento de competências de autoaprendizagem em estudantes da educação básica
title_fullStr Imagens em movimento nas aulas de história e o seu impacto no desenvolvimento de competências de autoaprendizagem em estudantes da educação básica
title_full_unstemmed Imagens em movimento nas aulas de história e o seu impacto no desenvolvimento de competências de autoaprendizagem em estudantes da educação básica
title_sort Imagens em movimento nas aulas de história e o seu impacto no desenvolvimento de competências de autoaprendizagem em estudantes da educação básica
author Alves, Pedro
author_facet Alves, Pedro
Dias-Trindade, Sara
Pinheiro, Miguel
author_role author
author2 Dias-Trindade, Sara
Pinheiro, Miguel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Pedro
Dias-Trindade, Sara
Pinheiro, Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Imagens em movimento
Cinema
História
Competências de autoaprendizagem
Moving pictures
Movies
History
Self-learning skills
topic Imagens em movimento
Cinema
História
Competências de autoaprendizagem
Moving pictures
Movies
History
Self-learning skills
description As imagens em movimento foram ganhando, com o tempo, cada vez mais importância na sociedade e, também, na educação. O cinema ou o filme documentário, por exemplo, têm a capacidade de representar de forma dinâmica certos acontecimentos ocorridos no mundo real e auxiliar na compreensão dos conteúdos lecionados, ao mesmo tempo que promove um ambiente descontraído e motivador. Com base neste pressuposto, este artigo tem como objetivo apresentar um estudo de caso qualitativo realizado com 14 estudantes de educação básica em Portugal, para avaliar de que forma as imagens em movimento contribuem para o desenvolvimento de competências de autoaprendizagem nas aulas de História nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa e Autonomia. Os resultados mostraram que a utilização desta estratégia pedagógica contribui para o desenvolvimento de competências de autoaprendizagem, sobretudo em relação à motivação para aprender, a autonomia e a iniciativa individual para aprofundar conhecimentos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-27T18:43:50Z
2021-04
2021-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/33350
url http://hdl.handle.net/10400.14/33350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1983-9294
10.5585/dialogia.n37.19356
000660247600010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131988685225984