A liderança como essência: Delegar para liderar com qualidade na inclusão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6893 |
Resumo: | Nos dias atuais é cade vez maior a preocupação em torno da promoção de uma educação mais inclusiva, onde todos os indivíduos possam ser atendidos de acordo com as suas necessidades. Infelizmente o processo de inclusão escolar apresenta muitas dificuldades a serem enfrentadas para se estabelecer, sendo que na maioria dos casos o sucesso ou insucesso da efetivação de uma educação voltada para alunos especiais depende especialmente da forma como a gestão escolar atua e lidera as pessoas. O presente projeto teve como objetivo demonstrar quais são as dificuldades existentes dentro do processo de inclusão, voltado para o papel do gestor e a visão dos professores, pais de alunos e dos próprios gestores em relação ao tema. Para se atingirem os objetivos propostos foi utilizada uma metodologia baseada na aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas aos professores, pais/responsáveis de alunos e aos gestores. Ao todo participaram da pesquisa dezoito professores, oito pais/responsáveis de alunos e dois gestores. No final do trabalho de campo foi possível concluir que a maioria dos professores enfrentam dificuldades relacionadas com a falta de capacitação para atuarem com alunos especiais, embora os gestores afirmarem fazer o possível para que a educação inclusiva possa ser posta em prática. Outra, das conclusões que retiramos da análise dos questionários aplicados é que os pais necessitam participar de forma mais ativa na vida educacional dos filhos. |
id |
RCAP_4adcb0d474f0bbc90546cf25f02c1610 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/6893 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A liderança como essência: Delegar para liderar com qualidade na inclusão escolarGestão escolarEducação inclusivaLiderançaAlunos especiaisSchool managementInclusive educationLeadershipSpecial studentsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNos dias atuais é cade vez maior a preocupação em torno da promoção de uma educação mais inclusiva, onde todos os indivíduos possam ser atendidos de acordo com as suas necessidades. Infelizmente o processo de inclusão escolar apresenta muitas dificuldades a serem enfrentadas para se estabelecer, sendo que na maioria dos casos o sucesso ou insucesso da efetivação de uma educação voltada para alunos especiais depende especialmente da forma como a gestão escolar atua e lidera as pessoas. O presente projeto teve como objetivo demonstrar quais são as dificuldades existentes dentro do processo de inclusão, voltado para o papel do gestor e a visão dos professores, pais de alunos e dos próprios gestores em relação ao tema. Para se atingirem os objetivos propostos foi utilizada uma metodologia baseada na aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas aos professores, pais/responsáveis de alunos e aos gestores. Ao todo participaram da pesquisa dezoito professores, oito pais/responsáveis de alunos e dois gestores. No final do trabalho de campo foi possível concluir que a maioria dos professores enfrentam dificuldades relacionadas com a falta de capacitação para atuarem com alunos especiais, embora os gestores afirmarem fazer o possível para que a educação inclusiva possa ser posta em prática. Outra, das conclusões que retiramos da análise dos questionários aplicados é que os pais necessitam participar de forma mais ativa na vida educacional dos filhos.Today, there is a growing concern about the promotion of a more inclusive education, where all individuals can be served according to their needs. Unfortunately the school inclusion process presents many difficulties to be faced in establishing itself, and in most cases the success or failure of the effectiveness of an education focused on special students depends especially on how school management acts and leads people. The present project had as objective to demonstrate what are the difficulties in the disable people inclusion process, focused on the role of the principals and the vision of teachers, parents of students and the principals themselves in relation to the theme. In order to reach the proposed objectives, a methodology was used based on the application of questionnaires with open and closed questions to the teachers / responsible students and the principals. In all, eighteen teachers, eight parents / guardians of students and two principals participated in the research. At the end of the fieldwork, it was possible to conclude that most teachers face difficulties related to the lack of capacity to work with special students, although the principals affirm that they do everything possible so that inclusive education can be put into practice. Another of the conclusions we have drawn from the analysis of the questionnaires applied and that parents need to participate more actively in the educational life of their children.Almeida, João deRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaNascimento, Marinalva Lisboa2018-08-03T16:26:24Z2018-07-05T00:00:00Z2018-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6893porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:17Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:47.703288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A liderança como essência: Delegar para liderar com qualidade na inclusão escolar |
title |
A liderança como essência: Delegar para liderar com qualidade na inclusão escolar |
spellingShingle |
A liderança como essência: Delegar para liderar com qualidade na inclusão escolar Nascimento, Marinalva Lisboa Gestão escolar Educação inclusiva Liderança Alunos especiais School management Inclusive education Leadership Special students Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A liderança como essência: Delegar para liderar com qualidade na inclusão escolar |
title_full |
A liderança como essência: Delegar para liderar com qualidade na inclusão escolar |
title_fullStr |
A liderança como essência: Delegar para liderar com qualidade na inclusão escolar |
title_full_unstemmed |
A liderança como essência: Delegar para liderar com qualidade na inclusão escolar |
title_sort |
A liderança como essência: Delegar para liderar com qualidade na inclusão escolar |
author |
Nascimento, Marinalva Lisboa |
author_facet |
Nascimento, Marinalva Lisboa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, João de Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Marinalva Lisboa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Educação inclusiva Liderança Alunos especiais School management Inclusive education Leadership Special students Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Gestão escolar Educação inclusiva Liderança Alunos especiais School management Inclusive education Leadership Special students Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Nos dias atuais é cade vez maior a preocupação em torno da promoção de uma educação mais inclusiva, onde todos os indivíduos possam ser atendidos de acordo com as suas necessidades. Infelizmente o processo de inclusão escolar apresenta muitas dificuldades a serem enfrentadas para se estabelecer, sendo que na maioria dos casos o sucesso ou insucesso da efetivação de uma educação voltada para alunos especiais depende especialmente da forma como a gestão escolar atua e lidera as pessoas. O presente projeto teve como objetivo demonstrar quais são as dificuldades existentes dentro do processo de inclusão, voltado para o papel do gestor e a visão dos professores, pais de alunos e dos próprios gestores em relação ao tema. Para se atingirem os objetivos propostos foi utilizada uma metodologia baseada na aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas aos professores, pais/responsáveis de alunos e aos gestores. Ao todo participaram da pesquisa dezoito professores, oito pais/responsáveis de alunos e dois gestores. No final do trabalho de campo foi possível concluir que a maioria dos professores enfrentam dificuldades relacionadas com a falta de capacitação para atuarem com alunos especiais, embora os gestores afirmarem fazer o possível para que a educação inclusiva possa ser posta em prática. Outra, das conclusões que retiramos da análise dos questionários aplicados é que os pais necessitam participar de forma mais ativa na vida educacional dos filhos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-03T16:26:24Z 2018-07-05T00:00:00Z 2018-07-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/6893 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/6893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130304777027584 |