Educar para a sobredotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Célia Cristina Gomes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/2935
Resumo: No decurso dos últimos anos, tem-se vindo a reconhecer o aluno como o centro da ação educativa. É neste contexto de abertura à diferença que se começa a registar uma maior sensibilidade social, política e educativa para com as “necessidades educativas especiais” dos sobredotados. A pertinência deste trabalho está relacionada com a maximização do potencial de um aluno sobredotado em contexto de sala de aula, adequando as práticas educativas às necessidades do aluno sobredotado de forma a promover o seu talento e de potencializar todas as suas capacidades de aprendizagem, sem esquecer as demais facetas do seu “ser”. O trabalho organiza-se numa componente teórica e numa componente empírica. Na primeira e na segunda parte, é feita uma sistematização da informação mais relevante na área dos sobredotados, apoiada na literatura da especialidade e também na prática profissional. Na terceira parte, será apresentada a questão de partida, o seu objetivo geral, as subquestões de investigação e respetivos objetivos específicos e será feito um aprofundamento compreensivo da situação problema onde se delineará o método e a metodologia a adotar no trabalho de investigação. No final do trabalho, serão apresentados, analisados e discutidos os resultados dos questionários.
id RCAP_4aeb10a4bddcca31ee5e7823dec3631c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2935
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educar para a sobredotaçãoEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALSOBREDOTADOSMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONGIFTED INDIVIDUALSSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSNo decurso dos últimos anos, tem-se vindo a reconhecer o aluno como o centro da ação educativa. É neste contexto de abertura à diferença que se começa a registar uma maior sensibilidade social, política e educativa para com as “necessidades educativas especiais” dos sobredotados. A pertinência deste trabalho está relacionada com a maximização do potencial de um aluno sobredotado em contexto de sala de aula, adequando as práticas educativas às necessidades do aluno sobredotado de forma a promover o seu talento e de potencializar todas as suas capacidades de aprendizagem, sem esquecer as demais facetas do seu “ser”. O trabalho organiza-se numa componente teórica e numa componente empírica. Na primeira e na segunda parte, é feita uma sistematização da informação mais relevante na área dos sobredotados, apoiada na literatura da especialidade e também na prática profissional. Na terceira parte, será apresentada a questão de partida, o seu objetivo geral, as subquestões de investigação e respetivos objetivos específicos e será feito um aprofundamento compreensivo da situação problema onde se delineará o método e a metodologia a adotar no trabalho de investigação. No final do trabalho, serão apresentados, analisados e discutidos os resultados dos questionários.In recent years, student has being recognized as the center of educational activity. It is in this openness context to difference that a bigger social, politics and educational sensibility in relation to “special education needs” is starting to appear. The relevance of this work is connected to the potential maximization of a gifted student in a classroom context, adapting educational practices to the needs of gifted student in order to promote its talent and leverage all his learning capabilities, without forgetting all the dimensions of his "being". The work is organized in a theoretical and empirical component. The first and second parts, is made a systematization of the most relevant information in gifted area, supported by specialized literature and also professional practice. In the third part, the starting question will be presented, its overall goal, the research sub questions and respective specific goals and will be made a deeper understanding of the problem situation where will be outlined the method and methodology to adopt in the research work. At the end of the work the quest results will be presented, analyzed and discussed.2012-12-20T14:31:15Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2935porMaciel, Célia Cristina Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:33Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:05.271496Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educar para a sobredotação
title Educar para a sobredotação
spellingShingle Educar para a sobredotação
Maciel, Célia Cristina Gomes
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
SOBREDOTADOS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
GIFTED INDIVIDUALS
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
title_short Educar para a sobredotação
title_full Educar para a sobredotação
title_fullStr Educar para a sobredotação
title_full_unstemmed Educar para a sobredotação
title_sort Educar para a sobredotação
author Maciel, Célia Cristina Gomes
author_facet Maciel, Célia Cristina Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Célia Cristina Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
SOBREDOTADOS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
GIFTED INDIVIDUALS
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
SOBREDOTADOS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
GIFTED INDIVIDUALS
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
description No decurso dos últimos anos, tem-se vindo a reconhecer o aluno como o centro da ação educativa. É neste contexto de abertura à diferença que se começa a registar uma maior sensibilidade social, política e educativa para com as “necessidades educativas especiais” dos sobredotados. A pertinência deste trabalho está relacionada com a maximização do potencial de um aluno sobredotado em contexto de sala de aula, adequando as práticas educativas às necessidades do aluno sobredotado de forma a promover o seu talento e de potencializar todas as suas capacidades de aprendizagem, sem esquecer as demais facetas do seu “ser”. O trabalho organiza-se numa componente teórica e numa componente empírica. Na primeira e na segunda parte, é feita uma sistematização da informação mais relevante na área dos sobredotados, apoiada na literatura da especialidade e também na prática profissional. Na terceira parte, será apresentada a questão de partida, o seu objetivo geral, as subquestões de investigação e respetivos objetivos específicos e será feito um aprofundamento compreensivo da situação problema onde se delineará o método e a metodologia a adotar no trabalho de investigação. No final do trabalho, serão apresentados, analisados e discutidos os resultados dos questionários.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-20T14:31:15Z
2012-01-01T00:00:00Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/2935
url http://hdl.handle.net/10437/2935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131237670977536