Criatividade e sobredotação das teorias às práticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5209 |
Resumo: | O presente projeto de investigação intitulado de: Criatividade e Sobredotação, das teorias às práticas, aborda a temática da inclusão escolar de crianças sobredotadas. A razão pela qual surgiu o tema da investigação resume-se ao facto de se ter verificado que, não por «defeito» mas por «excesso» de capacidades- sobredotação, crianças são excluídas da possibilidade de uma intervenção pedagógica adequada, exclusão esta potencialmente comprometedora de um correto desenvolvimento global das suas capacidades. Mais, se a priori estivermos sensibilizados para a forte capacidade criativa que distingue estas crianças, como se perspectivam as aulas rotineiras e expositivas de tantos professores? Neste sentido, partindo da pergunta: “Poderá a aplicação do método de Resolução Criativa de Problemas influenciar as aprendizagens e inclusão de um sobredotado?”, procurou-se aferir se o método de Resolução Criativa de Problemas (RCP) influencia as aprendizagens e inclusão de um sobredotado. O presente projeto de investigação inseriu-se no modelo de Análise Intensiva ou Estudo de Caso e o objetivo da investigação foi de caráter exploratório, descritivo e indutivo. O design de investigação caracterizou-se de não experimental. Fazendo apelo ao paradigma de investigação mista, foram definidos para recolha de dados os seguintes instrumentos: Análise documental, inquérito por entrevista e observação direta de caráter observação participante. O posterior tratamento dos dados consistiu na análise de conteúdo dos mesmos a um nível individual para seguidamente se efectuar a triangulação das informações obtidas. |
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Criatividade e sobredotação das teorias às práticasEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALINCLUSÃO ESCOLARSOBREDOTADOSCRIATIVIDADEAPRENDIZAGEMMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSCHOOL INCLUSIONGIFTED INDIVIDUALSCREATIVITYLEARNINGO presente projeto de investigação intitulado de: Criatividade e Sobredotação, das teorias às práticas, aborda a temática da inclusão escolar de crianças sobredotadas. A razão pela qual surgiu o tema da investigação resume-se ao facto de se ter verificado que, não por «defeito» mas por «excesso» de capacidades- sobredotação, crianças são excluídas da possibilidade de uma intervenção pedagógica adequada, exclusão esta potencialmente comprometedora de um correto desenvolvimento global das suas capacidades. Mais, se a priori estivermos sensibilizados para a forte capacidade criativa que distingue estas crianças, como se perspectivam as aulas rotineiras e expositivas de tantos professores? Neste sentido, partindo da pergunta: “Poderá a aplicação do método de Resolução Criativa de Problemas influenciar as aprendizagens e inclusão de um sobredotado?”, procurou-se aferir se o método de Resolução Criativa de Problemas (RCP) influencia as aprendizagens e inclusão de um sobredotado. O presente projeto de investigação inseriu-se no modelo de Análise Intensiva ou Estudo de Caso e o objetivo da investigação foi de caráter exploratório, descritivo e indutivo. O design de investigação caracterizou-se de não experimental. Fazendo apelo ao paradigma de investigação mista, foram definidos para recolha de dados os seguintes instrumentos: Análise documental, inquérito por entrevista e observação direta de caráter observação participante. O posterior tratamento dos dados consistiu na análise de conteúdo dos mesmos a um nível individual para seguidamente se efectuar a triangulação das informações obtidas.This research project titled: Creativity and Giftedness, theories to practice, addresses the issue of educational inclusion of gifted children. The reason why the issue arose of research boils down to the fact that it was found that, by ' default' but for ' excess' capacity - giftedness , children are excluded from the possibility of an appropriate educational intervention , deleting this potentially compromising a correct overall development of their capacities. More, if a priori we are aware of the strong creative ability that distinguishes these children, as are envisaged routine and lectures so many teachers? In this sense, based on the question: "Can the application of the method of Creative Problem Solving influence learning and inclusion of a gifted ', we tried to assess whether the method of Creative Problem Solving (RCP) influences the learning and inclusion of gifted one. This research project was part of the Intensive Analysis and Case Study and objective research model was exploratory, descriptive and inductive character. The research design was characterized not experimental. Appealing to the mixed research paradigm, have been identified for the following data collection instruments: documentary analysis, interview survey and direct observation of character participant observation. Further processing of the data consisted of content analysis thereof to an individual level to make the following triangulation of information obtained.2014-07-09T14:14:08Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5209TID:201274027porSousa, Ana Carolina Duarte Rodrigues Arroteia Silva einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:20Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:43.425831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente projeto de investigação intitulado de: Criatividade e Sobredotação, das teorias às práticas, aborda a temática da inclusão escolar de crianças sobredotadas. A razão pela qual surgiu o tema da investigação resume-se ao facto de se ter verificado que, não por «defeito» mas por «excesso» de capacidades- sobredotação, crianças são excluídas da possibilidade de uma intervenção pedagógica adequada, exclusão esta potencialmente comprometedora de um correto desenvolvimento global das suas capacidades. Mais, se a priori estivermos sensibilizados para a forte capacidade criativa que distingue estas crianças, como se perspectivam as aulas rotineiras e expositivas de tantos professores? Neste sentido, partindo da pergunta: “Poderá a aplicação do método de Resolução Criativa de Problemas influenciar as aprendizagens e inclusão de um sobredotado?”, procurou-se aferir se o método de Resolução Criativa de Problemas (RCP) influencia as aprendizagens e inclusão de um sobredotado. O presente projeto de investigação inseriu-se no modelo de Análise Intensiva ou Estudo de Caso e o objetivo da investigação foi de caráter exploratório, descritivo e indutivo. O design de investigação caracterizou-se de não experimental. Fazendo apelo ao paradigma de investigação mista, foram definidos para recolha de dados os seguintes instrumentos: Análise documental, inquérito por entrevista e observação direta de caráter observação participante. O posterior tratamento dos dados consistiu na análise de conteúdo dos mesmos a um nível individual para seguidamente se efectuar a triangulação das informações obtidas. |
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