A feira de arte contemporânea na era da globalização cultural : o caso da Arco Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Patrícia Alexandra Assis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/25664
Resumo: As feiras de arte contemporânea, cuja primeira edição remonta ao ano de 1967, têm vindo a tornar-se eventos cada vez mais relevantes no sistema e no mercado de arte contemporânea. Para isto contribuem o facto de terem alterado significativamente a forma de comercializar arte, assim como a sua expansão por diversas partes do globo de forma mais ou menos padronizada, fenómeno que passou a ser designado de ‘feirização’. Consequentemente, têm-se procurado formas de diferenciação e de criação de uma identidade de modo a consolidar determinada feira no calendário de arte contemporânea – as ferramentas do novo feirismo têm sido a resposta mais comum. Este trabalho toma como caso de estudo, a partir do estágio realizado na ARCOmadrid e ARCOlisboa entre Janeiro e Maio de 2017, a ARCOlisboa, questionando qual a estratégia de diferenciação que esta feira poderá colocar em prática para se estabelecer e se posicionar no sistema de arte global. Uma solução possível aponta para a criação de uma identidade própria a partir da identidade da cidade onde se estabelece, seja através da sua dimensão, do tipo de actividades do programa paralelo, na arte exibida, entre outros – entendendo Lisboa como cidade simultaneame nte criativa, bairrista e cosmopolita.
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