Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.358 |
Resumo: | Partindo da análise de algumas das questões subjacentes à história da educação de infância em Portugal, neste artigo é analisado o processo de profissionalização da/os educadora/es de infância. Nesta análise destaca-se o papel da formação, como factor determinante da história deste grupo profissional, sendo apresentadas as principais etapas desta história. Por fim é feita uma reflexão final sobre a relação entre formação e desenvolvimento profissional. |
id |
RCAP_4af899601b93b01cd5501ae6714bb649 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/358 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em PortugalNúmero 9 - Formação de professores: necessidades e experiências de formação diversificadas.Partindo da análise de algumas das questões subjacentes à história da educação de infância em Portugal, neste artigo é analisado o processo de profissionalização da/os educadora/es de infância. Nesta análise destaca-se o papel da formação, como factor determinante da história deste grupo profissional, sendo apresentadas as principais etapas desta história. Por fim é feita uma reflexão final sobre a relação entre formação e desenvolvimento profissional.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2008-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.358por1646-2335Cardona, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:40Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:35.400524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em Portugal |
title |
Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em Portugal |
spellingShingle |
Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em Portugal Cardona, Maria João Número 9 - Formação de professores: necessidades e experiências de formação diversificadas. |
title_short |
Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em Portugal |
title_full |
Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em Portugal |
title_fullStr |
Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em Portugal |
title_full_unstemmed |
Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em Portugal |
title_sort |
Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em Portugal |
author |
Cardona, Maria João |
author_facet |
Cardona, Maria João |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardona, Maria João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número 9 - Formação de professores: necessidades e experiências de formação diversificadas. |
topic |
Número 9 - Formação de professores: necessidades e experiências de formação diversificadas. |
description |
Partindo da análise de algumas das questões subjacentes à história da educação de infância em Portugal, neste artigo é analisado o processo de profissionalização da/os educadora/es de infância. Nesta análise destaca-se o papel da formação, como factor determinante da história deste grupo profissional, sendo apresentadas as principais etapas desta história. Por fim é feita uma reflexão final sobre a relação entre formação e desenvolvimento profissional. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.358 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130946693234688 |