Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardona, Maria João
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.358
Resumo: Partindo da análise de algumas das questões subjacentes à história da educação de infância em Portugal, neste artigo é analisado o processo de profissionalização da/os educadora/es de infância. Nesta análise destaca-se o papel da formação, como factor determinante da história deste grupo profissional, sendo apresentadas as principais etapas desta história. Por fim é feita uma reflexão final sobre a relação entre formação e desenvolvimento profissional.
id RCAP_4af899601b93b01cd5501ae6714bb649
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/358
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em PortugalNúmero 9 - Formação de professores: necessidades e experiências de formação diversificadas.Partindo da análise de algumas das questões subjacentes à história da educação de infância em Portugal, neste artigo é analisado o processo de profissionalização da/os educadora/es de infância. Nesta análise destaca-se o papel da formação, como factor determinante da história deste grupo profissional, sendo apresentadas as principais etapas desta história. Por fim é feita uma reflexão final sobre a relação entre formação e desenvolvimento profissional.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2008-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.358por1646-2335Cardona, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:40Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:35.400524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em Portugal
title Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em Portugal
spellingShingle Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em Portugal
Cardona, Maria João
Número 9 - Formação de professores: necessidades e experiências de formação diversificadas.
title_short Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em Portugal
title_full Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em Portugal
title_fullStr Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em Portugal
title_full_unstemmed Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em Portugal
title_sort Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em Portugal
author Cardona, Maria João
author_facet Cardona, Maria João
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardona, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Número 9 - Formação de professores: necessidades e experiências de formação diversificadas.
topic Número 9 - Formação de professores: necessidades e experiências de formação diversificadas.
description Partindo da análise de algumas das questões subjacentes à história da educação de infância em Portugal, neste artigo é analisado o processo de profissionalização da/os educadora/es de infância. Nesta análise destaca-se o papel da formação, como factor determinante da história deste grupo profissional, sendo apresentadas as principais etapas desta história. Por fim é feita uma reflexão final sobre a relação entre formação e desenvolvimento profissional.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.358
url https://doi.org/10.25755/int.358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130946693234688