Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municípios paulistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.361 |
Resumo: | A formação continuada tem se tornado foco para resolução de problemas educacionais. Embora apoiada por uma legislação recente que a incentiva e a torna obrigatória, suas práticas de atuação não condizem com as reais necessidades postas pelos docentes. Com base nesse quadro, objetivamos por meio de pesquisa quantitativa realizar um levantamento de necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental em oito municípios paulistas. A amostra do survey foi composta por 331 professores e 8 secretários de educação. Foram aplicados questionários e entrevistas aos sujeitos e extraídos dados sobre género, idade, tempo de atuação na docência, curso e tipo de formação inicial, modalidade de formação oferecida pelas Secretarias de Educação e temas e áreas consideradas necessárias para formação contínua. Os resultados apontaram a urgência de vínculos efetivos entre formação inicial e formação continuada e planejamento estratégico em formação continuada para atender as necessidades de formação dos professores. |
id |
RCAP_91bb8e5980097592d179f3810852e034 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/361 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municípios paulistasNúmero 9 - Formação de professores: necessidades e experiências de formação diversificadas.A formação continuada tem se tornado foco para resolução de problemas educacionais. Embora apoiada por uma legislação recente que a incentiva e a torna obrigatória, suas práticas de atuação não condizem com as reais necessidades postas pelos docentes. Com base nesse quadro, objetivamos por meio de pesquisa quantitativa realizar um levantamento de necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental em oito municípios paulistas. A amostra do survey foi composta por 331 professores e 8 secretários de educação. Foram aplicados questionários e entrevistas aos sujeitos e extraídos dados sobre género, idade, tempo de atuação na docência, curso e tipo de formação inicial, modalidade de formação oferecida pelas Secretarias de Educação e temas e áreas consideradas necessárias para formação contínua. Os resultados apontaram a urgência de vínculos efetivos entre formação inicial e formação continuada e planejamento estratégico em formação continuada para atender as necessidades de formação dos professores.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2008-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.361por1646-2335Galindo, Camila JoséInforsato, Edson do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:40Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/361Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:35.548329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municípios paulistas |
title |
Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municípios paulistas |
spellingShingle |
Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municípios paulistas Galindo, Camila José Número 9 - Formação de professores: necessidades e experiências de formação diversificadas. |
title_short |
Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municípios paulistas |
title_full |
Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municípios paulistas |
title_fullStr |
Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municípios paulistas |
title_full_unstemmed |
Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municípios paulistas |
title_sort |
Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municípios paulistas |
author |
Galindo, Camila José |
author_facet |
Galindo, Camila José Inforsato, Edson do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Inforsato, Edson do Carmo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galindo, Camila José Inforsato, Edson do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número 9 - Formação de professores: necessidades e experiências de formação diversificadas. |
topic |
Número 9 - Formação de professores: necessidades e experiências de formação diversificadas. |
description |
A formação continuada tem se tornado foco para resolução de problemas educacionais. Embora apoiada por uma legislação recente que a incentiva e a torna obrigatória, suas práticas de atuação não condizem com as reais necessidades postas pelos docentes. Com base nesse quadro, objetivamos por meio de pesquisa quantitativa realizar um levantamento de necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental em oito municípios paulistas. A amostra do survey foi composta por 331 professores e 8 secretários de educação. Foram aplicados questionários e entrevistas aos sujeitos e extraídos dados sobre género, idade, tempo de atuação na docência, curso e tipo de formação inicial, modalidade de formação oferecida pelas Secretarias de Educação e temas e áreas consideradas necessárias para formação contínua. Os resultados apontaram a urgência de vínculos efetivos entre formação inicial e formação continuada e planejamento estratégico em formação continuada para atender as necessidades de formação dos professores. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.361 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130946697428992 |