Literacia financeira e a utilização de nudges para a otimização do comportamento do investidor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78247 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Gestão e Negócios |
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Literacia financeira e a utilização de nudges para a otimização do comportamento do investidorFinancial literacy and the use of nudges to optimize the investor behaviorAversão ao riscoCenários de investimentosDecisão de investimentosLiteracia financeiraNudgesProdutos financeirosFinancial literacyFinancial productsInvestment decisionInvestment scenariosRisk aversionCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Gestão e NegóciosAo longo das últimas décadas, o nosso país tem enfrentado diversas crises financeiras e, aliado a isto, o número de decisões financeiras que os indivíduos precisam de tomar, tem vindo a aumentar. Tudo isto significa que caso não possuam um bom nível de literacia financeira, não haverá uma otimização nos seus comportamentos financeiros. Assim como a literacia financeira influência as decisões financeiras, também os nudges influenciam essas decisões. O presente estudo tem como objetivo estudar a influência da literacia financeira e a utilização de nudges no comportamento dos investidores. Deste modo, foi criado um questionário online com 25 questões, tendo sido o mesmo divulgado nas redes sociais e pelo email institucional da Universidade do Minho. A amostra do estudo foi constituída por 203 inquiridos, maioria do sexo feminino (56,7%) e uma idade média de 30,2. Relativamente ao nível da literacia financeira, estabeleceu-se em 2,98 numa escala de 0 a 5, sendo, portanto, um nível médio. O género e as habilitações académicas, revelaram-se variáveis significativamente positivas, na literacia financeira. Estas mesmas variáveis, denotaram ser também significativamente positivas, relativamente à importância que os indivíduos dão aos nudges. Por fim, literacia financeira, demonstrou ser uma variável independente, significativamente negativa. Ou seja, à medida que a literacia financeira aumenta, a importância dada aos nudges diminui.Over the last few decades, our country has faced several financial crises and, in addition to this, the number of financial decisions that individuals need to make has been increasing. All of this means that if they do not have a good level of financial literacy, their financial behavior will not be optimized. Just as financial literacy influences financial decisions, so do nudges influence those decisions too. This study aims to study the influence of financial literacy and the use of nudges on investor behavior. Thus, an online survey with 25 questions was created, which was disseminated on social media and by the institutional email of the University of Minho. The study sample consisted of 203 respondents, mostly female (56,7%) and an average age of 30,2. Regarding the level of financial literacy, it was set at 2,98 on a scale of 0 to 5, therefore being an average level. Gender and academic qualifications proved to be significantly positive variables in financial literacy. These same variables also denoted to be significantly positive, regarding the importance that individuals give to nudges. Finally, financial literacy proved to be an independent variable significantly negative. That is, as financial literacy increases, the importance given to nudges decreases.Leal, Cristiana CerqueiraUniversidade do MinhoSantos, Cristiana Ferreira20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78247por202995542info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:12.002226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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