Relatório da prática profissional e do projeto de intervenção pedagógica : contributo do combo na vida musical dos alunos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Wilson de Ponte
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/42960
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino da Música da UCP, com o propósito de obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música. Este documento encontra-se dividido em duas partes, sendo a primeira parte o Relatório do Estágio Profissional e a segunda parte o Projeto de Intervenção Pedagógica. Na primeira parte é apresentado o percurso realizado no âmbito do Estágio Profissional, nas áreas de especialização de Piano e Classe de Conjunto, que se desenrolou na escola CMSM. Na segunda parte é apresentado o trabalho referente ao PIP, realizado na EMGS. O PIP que aqui é apresentado, baseado numa metodologia de investigação-ação, foi desenvolvido com a finalidade de verificar o impacto da improvisação musical na vida musical dos alunos do ensino básico e teve lugar na EMGS. Pretendeu-se averiguar se esta linguagem musical ajuda a desenvolver capacidades musicais e pessoais nos alunos, bem como, aumento dos níveis de motivação. Os resultados obtidos nesta investigação demonstram que a improvisação musical influenciou de forma positiva os níveis da motivação e da ansiedade na performance, apresentou melhorias nas relações interpessoais e potenciou o aumento das capacidades criativas. Estes resultados revelam o potencial da improvisação musical e demonstram a importância que a mesma pode ter, quando inserida nos currículos do Ensino Básico da Música.
id RCAP_4b165e9aa7a5cd2ad3ba058e50a30acb
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42960
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática profissional e do projeto de intervenção pedagógica : contributo do combo na vida musical dos alunos do ensino básicoRelatório de estágio profissionalProjeto de intervenção pedagógicaPianoClasse de conjuntoImprovisação musicalProfessional internship reportProject of pedagogical interventionEnsemble classesMusical ImprovisationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente relatório foi realizado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino da Música da UCP, com o propósito de obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música. Este documento encontra-se dividido em duas partes, sendo a primeira parte o Relatório do Estágio Profissional e a segunda parte o Projeto de Intervenção Pedagógica. Na primeira parte é apresentado o percurso realizado no âmbito do Estágio Profissional, nas áreas de especialização de Piano e Classe de Conjunto, que se desenrolou na escola CMSM. Na segunda parte é apresentado o trabalho referente ao PIP, realizado na EMGS. O PIP que aqui é apresentado, baseado numa metodologia de investigação-ação, foi desenvolvido com a finalidade de verificar o impacto da improvisação musical na vida musical dos alunos do ensino básico e teve lugar na EMGS. Pretendeu-se averiguar se esta linguagem musical ajuda a desenvolver capacidades musicais e pessoais nos alunos, bem como, aumento dos níveis de motivação. Os resultados obtidos nesta investigação demonstram que a improvisação musical influenciou de forma positiva os níveis da motivação e da ansiedade na performance, apresentou melhorias nas relações interpessoais e potenciou o aumento das capacidades criativas. Estes resultados revelam o potencial da improvisação musical e demonstram a importância que a mesma pode ter, quando inserida nos currículos do Ensino Básico da Música.This report was conducted under the course of Master's Degree in Music Teaching of UCP, with the purpose of obtaining the degree of Master in Music Teaching. This document is divided into two parts, the first part is the Professional Internship Report and the second part the Project of Pedagogical Intervention. In the first part is presented the journey undertaken in the Professional Training in the areas of specialization of Piano and Ensemble Classes, which took place at the school CMSM. The second part presents the work related to the PIP, carried out at EMGS. The PIP that is presented here, based on an action-research methodology, was developed with the purpose of verifying the impact of musical improvisation in the musical life of primary school students and took place at EMGS. It was intended to find out if this musical language helps develop musical and personal skills in students, as well as increase motivation levels. The results obtained in this research demonstrate that musical improvisation influenced positively the levels of motivation and anxiety in the performance, presented improvements in interpersonal relationships and potentiated the increase of creative abilities. These results reveal the potential of musical improvisation and demonstrate the importance it can have when included in the Basic Music Teaching curricula.Silva, Eliseu Antunes Pereira Gomes daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCorreia, Wilson de Ponte2023-07-182023-072024-05-01T00:00:00Z2023-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42960TID:203354940porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-14T01:36:40Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:52.160448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática profissional e do projeto de intervenção pedagógica : contributo do combo na vida musical dos alunos do ensino básico
title Relatório da prática profissional e do projeto de intervenção pedagógica : contributo do combo na vida musical dos alunos do ensino básico
spellingShingle Relatório da prática profissional e do projeto de intervenção pedagógica : contributo do combo na vida musical dos alunos do ensino básico
Correia, Wilson de Ponte
Relatório de estágio profissional
Projeto de intervenção pedagógica
Piano
Classe de conjunto
Improvisação musical
Professional internship report
Project of pedagogical intervention
Ensemble classes
Musical Improvisation
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Relatório da prática profissional e do projeto de intervenção pedagógica : contributo do combo na vida musical dos alunos do ensino básico
title_full Relatório da prática profissional e do projeto de intervenção pedagógica : contributo do combo na vida musical dos alunos do ensino básico
title_fullStr Relatório da prática profissional e do projeto de intervenção pedagógica : contributo do combo na vida musical dos alunos do ensino básico
title_full_unstemmed Relatório da prática profissional e do projeto de intervenção pedagógica : contributo do combo na vida musical dos alunos do ensino básico
title_sort Relatório da prática profissional e do projeto de intervenção pedagógica : contributo do combo na vida musical dos alunos do ensino básico
author Correia, Wilson de Ponte
author_facet Correia, Wilson de Ponte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Eliseu Antunes Pereira Gomes da
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Wilson de Ponte
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório de estágio profissional
Projeto de intervenção pedagógica
Piano
Classe de conjunto
Improvisação musical
Professional internship report
Project of pedagogical intervention
Ensemble classes
Musical Improvisation
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Relatório de estágio profissional
Projeto de intervenção pedagógica
Piano
Classe de conjunto
Improvisação musical
Professional internship report
Project of pedagogical intervention
Ensemble classes
Musical Improvisation
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O presente relatório foi realizado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino da Música da UCP, com o propósito de obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música. Este documento encontra-se dividido em duas partes, sendo a primeira parte o Relatório do Estágio Profissional e a segunda parte o Projeto de Intervenção Pedagógica. Na primeira parte é apresentado o percurso realizado no âmbito do Estágio Profissional, nas áreas de especialização de Piano e Classe de Conjunto, que se desenrolou na escola CMSM. Na segunda parte é apresentado o trabalho referente ao PIP, realizado na EMGS. O PIP que aqui é apresentado, baseado numa metodologia de investigação-ação, foi desenvolvido com a finalidade de verificar o impacto da improvisação musical na vida musical dos alunos do ensino básico e teve lugar na EMGS. Pretendeu-se averiguar se esta linguagem musical ajuda a desenvolver capacidades musicais e pessoais nos alunos, bem como, aumento dos níveis de motivação. Os resultados obtidos nesta investigação demonstram que a improvisação musical influenciou de forma positiva os níveis da motivação e da ansiedade na performance, apresentou melhorias nas relações interpessoais e potenciou o aumento das capacidades criativas. Estes resultados revelam o potencial da improvisação musical e demonstram a importância que a mesma pode ter, quando inserida nos currículos do Ensino Básico da Música.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-18
2023-07
2023-07-18T00:00:00Z
2024-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/42960
TID:203354940
url http://hdl.handle.net/10400.14/42960
identifier_str_mv TID:203354940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134150272221184