Reflexões sobre a creche : a pedagogia social como ponto de partida… e de chegada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sandra Cristina Martins
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/15478
Resumo: Este trabalho foi efetuado no âmbito do mestrado em Ciências da Educação com especialização na área da Pedagogia Social, consistindo numa reflexão sobre a ação, ou seja, sobre a vida profissional de um educador de infância numa creche, abordando o seu papel na organização do espaço e do tempo educativos. Tendo em conta os períodos extensos que as crianças passam na creche, e que muitos pais se demitem cada vez mais das suas funções, o educador depara-se não só com a função de ensinar mas também com a de educar. Vamos desta forma refletir se a creche está ou não preparada para enfrentar este desafio, em prol do desenvolvimento das crianças. Foi a pensar no desenvolvimento e crescimento das crianças com idades compreendidas entre os quatro meses e os três anos, que realizámos o relatório reflexivo que aqui apresentamos. Procuramos refletir, muito particularmente, acerca do papel da educadora na creche, da conceção do espaço educativo, da importância das rotinas e da complementaridade entre a pedagogia na creche e a Pedagogia Social. Nunca esquecendo que temos como referência os diferentes modelos curriculares da educação de infância, como sejam o Movimento da Escola Moderna, o High-Scope, o Reggio Emilia e o método de Maria Montessori. Com este relatório, procuramos uma fundamentação teórica para a nossa experiência profissional.
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spelling Reflexões sobre a creche : a pedagogia social como ponto de partida… e de chegadaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho foi efetuado no âmbito do mestrado em Ciências da Educação com especialização na área da Pedagogia Social, consistindo numa reflexão sobre a ação, ou seja, sobre a vida profissional de um educador de infância numa creche, abordando o seu papel na organização do espaço e do tempo educativos. Tendo em conta os períodos extensos que as crianças passam na creche, e que muitos pais se demitem cada vez mais das suas funções, o educador depara-se não só com a função de ensinar mas também com a de educar. Vamos desta forma refletir se a creche está ou não preparada para enfrentar este desafio, em prol do desenvolvimento das crianças. Foi a pensar no desenvolvimento e crescimento das crianças com idades compreendidas entre os quatro meses e os três anos, que realizámos o relatório reflexivo que aqui apresentamos. Procuramos refletir, muito particularmente, acerca do papel da educadora na creche, da conceção do espaço educativo, da importância das rotinas e da complementaridade entre a pedagogia na creche e a Pedagogia Social. Nunca esquecendo que temos como referência os diferentes modelos curriculares da educação de infância, como sejam o Movimento da Escola Moderna, o High-Scope, o Reggio Emilia e o método de Maria Montessori. Com este relatório, procuramos uma fundamentação teórica para a nossa experiência profissional.This work is performed under the Master of Science in Education with a specialization in the area of Social Pedagogy, consisting of a reflection on the action, ie, about the life of a kindergarten teacher in a kindergarten, addressing their role in the organization of space and educational time. Given the long periods that children spend in daycare, and that many parents resign increasingly more of its functions, the educator is faced not only with the teaching function but also to educate. We will therefore consider whether or not the nursery is prepared to face this challenge, for the development of children. Was thinking about this development and growth that this work / reflective report is structured as follows. Was thinking about the growth and development of children aged between four months and three years, we will be holding the reflective report, the level of activity room, routines and how it could not be, the Social Pedagogy. Never forgetting that we can reference the different curriculum models. Thus this report is the theoretical basis related to professional experience.Palmeirão, CristinaAmorim, José PedroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPereira, Sandra Cristina Martins2014-11-04T14:00:39Z2013-04-3020132013-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/15478porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T01:41:36Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:12:54.059609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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