Reposicionamento do Pingo Doce: Análise do impacto das promoções no posicionamento percecionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, António José Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11858
Resumo: As promoções assumem um papel fulcral no mercado do retalho em Portugal como resposta ao perfil do consumidor moderno. As características exibidas pelo novo perfil do consumidor levou a que o Pingo Doce se reposicionasse no mercado. Esta insígnia procedeu à alteração de uma estratégia EveryDay Low Price (EDLP), que se evidência por preços sempre baixos e ausência de promoções para uma estratégia High-Low (HILO) focada no uso regular de promoções. Este trabalho possui como principal preocupação a avaliação do impacto das promoções, enquanto ferramenta de operacionalização da estratégia de preço do Pingo Doce no posicionamento percecionado pelos consumidores. Foi igualmente avaliado o impacto do perfil do consumidor, da frequência de visita e a própria relação de ambos com as promoções e o posicionamento. Para possibilitar realizar a análise pretendida foi realizado um inquérito a uma amostra de 260 consumidores no concelho de Lisboa. De acordo com os dados recolhidos, foi possível distinguir dois tipos de consumidores, os consumidores IPD e NIPD. A análise a estes dois grupos possibilitou concluir que a frequência de visita às lojas Pingo Doce, a expressão do posicionamento percecionado e a preferência pelas estratégias de preço são influenciados pelo grupo de consumidores. Foi ainda verificada a existência de uma relação estatisticamente significativa entre a frequência de visita às lojas e as estratégias de preço do Pingo Doce. Quanto ao posicionamento percecionado, foi possível observar que os critérios Promoções e Preços competitivos exibiram diferenças relevantes quando confrontados com a preferência dos inquiridos pelas estratégias de preço.
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