Moderno profissional de informação: mercado vs. formação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2559 |
Resumo: | A partir do início da década de 90, notadamente com os trabalhos de MASON e PONJUAN e com a criação do grupo SIG/MIP, da FID o tema Moderno Profissional da lnformação passou a ser objeto de discussão nos meios acadêmicos da área de Ciência da Informação, reflexo de uma nova ordem mundial em que aspectos como a globalização, o advento das novas tecnologias, e a existência de clientes informacionais mais exigentes, dentres outros, passaram a exigir um profissional diferenciado, mais competitivo, com atributos como: inovação, capacidade de liderança, flexibilidade, dinamismo, profissionalismo, visão interdisciplinar, capacidade de análise, e postura como educador. Com base em tal cenário, procede-se à reflexão do papel das instâncias formadoras desse profissional no Brasil - seus entraves e suas alternativas de ação - com ênfase nos seguintes aspectos: postura investigativa, divulgação profissional, flexibilidade curricular, visão gerencial, formação profissional em níveis diferenciados, convívio pedagógico com as novas tecnologias e abordagem da informação como um todo, em seus diferentes suportes. |
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Moderno profissional de informação: mercado vs. formaçãoA partir do início da década de 90, notadamente com os trabalhos de MASON e PONJUAN e com a criação do grupo SIG/MIP, da FID o tema Moderno Profissional da lnformação passou a ser objeto de discussão nos meios acadêmicos da área de Ciência da Informação, reflexo de uma nova ordem mundial em que aspectos como a globalização, o advento das novas tecnologias, e a existência de clientes informacionais mais exigentes, dentres outros, passaram a exigir um profissional diferenciado, mais competitivo, com atributos como: inovação, capacidade de liderança, flexibilidade, dinamismo, profissionalismo, visão interdisciplinar, capacidade de análise, e postura como educador. Com base em tal cenário, procede-se à reflexão do papel das instâncias formadoras desse profissional no Brasil - seus entraves e suas alternativas de ação - com ênfase nos seguintes aspectos: postura investigativa, divulgação profissional, flexibilidade curricular, visão gerencial, formação profissional em níveis diferenciados, convívio pedagógico com as novas tecnologias e abordagem da informação como um todo, em seus diferentes suportes.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas1998-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2559Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 6 (1998): Bibliotecas e Arquivos na sociedade de informação - estratégias para o século XXIreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2559https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2559/2310Direitos de Autor (c) 2021 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, José Augusto Chaves2023-01-16T13:58:58Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:19.013660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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