O impacto das personagens das séries televisivas na construção da identidade dos fãs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crespo, Marta Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26829
Resumo: Atualmente, como consequência da progressiva digitalização e fragmentação das audiências, observam-se novas práticas de consumo do conteúdo de entretenimento. Entre estas, encontram-se as séries televisivas, cujo consumo aparenta ser cada vez mais rápido e intenso. Práticas como o binge watching ou a construção de comunidades de fãs tornam-se num hábito recorrente, refletindo a forte atração que as séries televisivas exercem no espectador. Verifica-se também uma presença, por vezes diária, destes programas na vida dos espectadores. É perante este contexto que surge o principal objetivo da presente investigação, que passa por compreender de que forma as personagens das séries televisivas consumidas por fãs têm impacto na construção da sua identidade. Neste processo, a identificação com as personagens é fundamental e, por esse motivo, será um dos principais focos e ponto de partida no desenvolvimento desta investigação. Com o intuito de responder a esta problemática, foi elaborado um estudo com base num questionário online, de modo a verificar quais são os hábitos de consumo, se os indivíduos se identificam com as personagens das séries, etc. Procurou-se ainda verificar quais os fatores que causam identificação e, finalmente, qual o impacto que este fenómeno tem nos fãs, em particular, na construção da sua identidade. Aos dados recolhidos foi aplicada uma metodologia mista, de forma a analisar os dados em termos quantitativos e qualitativos, para dar resposta aos objetivos propostos. Os resultados confirmam a presença destas novas formas de consumo e evidenciam a importância do processo de identificação dos fãs na visualização de séries televisivas.
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