O impacto das personagens das séries televisivas na construção da identidade dos fãs
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/26829 |
Resumo: | Atualmente, como consequência da progressiva digitalização e fragmentação das audiências, observam-se novas práticas de consumo do conteúdo de entretenimento. Entre estas, encontram-se as séries televisivas, cujo consumo aparenta ser cada vez mais rápido e intenso. Práticas como o binge watching ou a construção de comunidades de fãs tornam-se num hábito recorrente, refletindo a forte atração que as séries televisivas exercem no espectador. Verifica-se também uma presença, por vezes diária, destes programas na vida dos espectadores. É perante este contexto que surge o principal objetivo da presente investigação, que passa por compreender de que forma as personagens das séries televisivas consumidas por fãs têm impacto na construção da sua identidade. Neste processo, a identificação com as personagens é fundamental e, por esse motivo, será um dos principais focos e ponto de partida no desenvolvimento desta investigação. Com o intuito de responder a esta problemática, foi elaborado um estudo com base num questionário online, de modo a verificar quais são os hábitos de consumo, se os indivíduos se identificam com as personagens das séries, etc. Procurou-se ainda verificar quais os fatores que causam identificação e, finalmente, qual o impacto que este fenómeno tem nos fãs, em particular, na construção da sua identidade. Aos dados recolhidos foi aplicada uma metodologia mista, de forma a analisar os dados em termos quantitativos e qualitativos, para dar resposta aos objetivos propostos. Os resultados confirmam a presença destas novas formas de consumo e evidenciam a importância do processo de identificação dos fãs na visualização de séries televisivas. |
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O impacto das personagens das séries televisivas na construção da identidade dos fãsIdentificaçãoIdentidadePersonagensSéries televisivasFãsIdentificationIdentityCharactersTelevision seriesFansAtualmente, como consequência da progressiva digitalização e fragmentação das audiências, observam-se novas práticas de consumo do conteúdo de entretenimento. Entre estas, encontram-se as séries televisivas, cujo consumo aparenta ser cada vez mais rápido e intenso. Práticas como o binge watching ou a construção de comunidades de fãs tornam-se num hábito recorrente, refletindo a forte atração que as séries televisivas exercem no espectador. Verifica-se também uma presença, por vezes diária, destes programas na vida dos espectadores. É perante este contexto que surge o principal objetivo da presente investigação, que passa por compreender de que forma as personagens das séries televisivas consumidas por fãs têm impacto na construção da sua identidade. Neste processo, a identificação com as personagens é fundamental e, por esse motivo, será um dos principais focos e ponto de partida no desenvolvimento desta investigação. Com o intuito de responder a esta problemática, foi elaborado um estudo com base num questionário online, de modo a verificar quais são os hábitos de consumo, se os indivíduos se identificam com as personagens das séries, etc. Procurou-se ainda verificar quais os fatores que causam identificação e, finalmente, qual o impacto que este fenómeno tem nos fãs, em particular, na construção da sua identidade. Aos dados recolhidos foi aplicada uma metodologia mista, de forma a analisar os dados em termos quantitativos e qualitativos, para dar resposta aos objetivos propostos. Os resultados confirmam a presença destas novas formas de consumo e evidenciam a importância do processo de identificação dos fãs na visualização de séries televisivas.Currently, as a consequence of the progressive digitalization and fragmentation of audiences, new practices of consumption of entertainment content are observed. Among these are television series, whose consumption seems to be increasingly fast and intense. Practices like binge watching or building fan communities become a recurrent habit, reflecting the strong attraction that television series exert on the viewer. There is also a presence, sometimes daily, of these programs in the lives of viewers. It is in this context that the main objective of this research arises, which is to understand how the characters of television series, consumed by fans, have an impact on the construction of their identity. In this process, the identification with the characters is fundamental and, for this reason, it will be one of the main focuses and starting point in the development of this research. In order to answer this problematic, a study based on an online questionnaire was elaborated, in order to specify consumption habits, whether or not individuals identify themselves with the characters, etc. We also sought to verify which factors cause identification and, finally, what impact this phenomenon has on fans, particularly in the construction of their identity. A mixed methodology was applied to the data collected, in order to analyze the data in quantitative and qualitative terms, so as to respond to the proposed objectives. The results confirm the presence of these new forms of consumption and highlight the importance of the fan identification process in the watching of television series.2022-12-28T10:57:00Z2022-12-15T00:00:00Z2022-12-152022-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26829TID:203130332porCrespo, Marta Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:50:27Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:24:52.774181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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