Dinâmicas na Circulação de Memes em Fandoms de Séries Televisivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/71588 |
Resumo: | Fãs de séries televisivas se utilizam amplamente dos sites de redes sociais como ferramenta para compartilhar materiais produzidos por eles, tornando cada vez mais complexa a relação entre a televisão e o meio digital. Nesse contexto, este artigo se propõe a analisar que tipos de memes circulam em comunidades de fãs de ficções seriadas televisivas. Para isso, foi feita uma pesquisa em dois fandoms brasileiros de séries estadunidenses, Grey's MiiL gRaU e Game of Thrones Brasil L&S. Enquadrando-os como um tipo particular de produção de fãs, argumenta-se que os memes compartilhados nesses espaços poderiam ser categorizados a partir de duas classificações: memes intratextuais, que falam sobre o objeto cultural no qual o fandom é centrado; e memes extratextuais, que falam sobre assuntos relevantes para o contexto histórico-cultural no qual os membros do fandoms estão inseridos. |
id |
UFPR-8_1878dc69d130837f63b25849b1adc1ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/71588 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
Dinâmicas na Circulação de Memes em Fandoms de Séries TelevisivasSéries televisivas; Comunidades de fãs; Produção de fãs; Memes.Fãs de séries televisivas se utilizam amplamente dos sites de redes sociais como ferramenta para compartilhar materiais produzidos por eles, tornando cada vez mais complexa a relação entre a televisão e o meio digital. Nesse contexto, este artigo se propõe a analisar que tipos de memes circulam em comunidades de fãs de ficções seriadas televisivas. Para isso, foi feita uma pesquisa em dois fandoms brasileiros de séries estadunidenses, Grey's MiiL gRaU e Game of Thrones Brasil L&S. Enquadrando-os como um tipo particular de produção de fãs, argumenta-se que os memes compartilhados nesses espaços poderiam ser categorizados a partir de duas classificações: memes intratextuais, que falam sobre o objeto cultural no qual o fandom é centrado; e memes extratextuais, que falam sobre assuntos relevantes para o contexto histórico-cultural no qual os membros do fandoms estão inseridos.UFPRRios, Daniel2021-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/7158810.5380/2238-0701.2021n22.02Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 22 - JUl/DEZ (2021); 17-372238-070110.5380/am.v22i1reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/71588/44145Direitos autorais 2021 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-26T02:06:48Zoai:revistas.ufpr.br:article/71588Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-26T02:06:48Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinâmicas na Circulação de Memes em Fandoms de Séries Televisivas |
title |
Dinâmicas na Circulação de Memes em Fandoms de Séries Televisivas |
spellingShingle |
Dinâmicas na Circulação de Memes em Fandoms de Séries Televisivas Rios, Daniel Séries televisivas; Comunidades de fãs; Produção de fãs; Memes. |
title_short |
Dinâmicas na Circulação de Memes em Fandoms de Séries Televisivas |
title_full |
Dinâmicas na Circulação de Memes em Fandoms de Séries Televisivas |
title_fullStr |
Dinâmicas na Circulação de Memes em Fandoms de Séries Televisivas |
title_full_unstemmed |
Dinâmicas na Circulação de Memes em Fandoms de Séries Televisivas |
title_sort |
Dinâmicas na Circulação de Memes em Fandoms de Séries Televisivas |
author |
Rios, Daniel |
author_facet |
Rios, Daniel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rios, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Séries televisivas; Comunidades de fãs; Produção de fãs; Memes. |
topic |
Séries televisivas; Comunidades de fãs; Produção de fãs; Memes. |
description |
Fãs de séries televisivas se utilizam amplamente dos sites de redes sociais como ferramenta para compartilhar materiais produzidos por eles, tornando cada vez mais complexa a relação entre a televisão e o meio digital. Nesse contexto, este artigo se propõe a analisar que tipos de memes circulam em comunidades de fãs de ficções seriadas televisivas. Para isso, foi feita uma pesquisa em dois fandoms brasileiros de séries estadunidenses, Grey's MiiL gRaU e Game of Thrones Brasil L&S. Enquadrando-os como um tipo particular de produção de fãs, argumenta-se que os memes compartilhados nesses espaços poderiam ser categorizados a partir de duas classificações: memes intratextuais, que falam sobre o objeto cultural no qual o fandom é centrado; e memes extratextuais, que falam sobre assuntos relevantes para o contexto histórico-cultural no qual os membros do fandoms estão inseridos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/71588 10.5380/2238-0701.2021n22.02 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/71588 |
identifier_str_mv |
10.5380/2238-0701.2021n22.02 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/71588/44145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 22 - JUl/DEZ (2021); 17-37 2238-0701 10.5380/am.v22i1 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760991408357376 |