De criança a aluno: a intervenção educativa no panorama do profissional generalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luísa Lopes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1182
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCEB, e pretende retratar a experiência profissionalizante constatada e desenvolvida nos contextos anteriormente mencionados, enquanto uma descoberta constante de competências essenciais. Visa também reconhecer a importância da existência do profissional generalista e da conformidade entre as duas valências. A transição entre a Educação Pré-escolar e o Ensino do 1ºCEB é considerada uma fase fulcral no desenvolvimento e mudança da criança e do aluno. O papel de um profissional generalista é encarado como sendo o articulador de duas valências, focando a simbologia da educação e do ensino em duas pontes de união. A intervenção educativa em análise foi orientada seguindo uma metodologia com caraterísticas de investigação-ação de caráter qualitativo e intensivo com base numa perspetiva construtivista, reflexiva e generalista. A discente procedeu à construção do presente documento, confrontando pressupostos teórico-práticos e as realidades vivenciadas de um contexto de Educação Pré-escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico com idades compreendidas, respetivamente, entre os 4 e 5 anos e os 7 e os 8.
id RCAP_4b37b38e564d28fed3bcb4103b39c2aa
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1182
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling De criança a aluno: a intervenção educativa no panorama do profissional generalistaDocente generalista1º ciclo do ensino básicoEducação pré-escolarO presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCEB, e pretende retratar a experiência profissionalizante constatada e desenvolvida nos contextos anteriormente mencionados, enquanto uma descoberta constante de competências essenciais. Visa também reconhecer a importância da existência do profissional generalista e da conformidade entre as duas valências. A transição entre a Educação Pré-escolar e o Ensino do 1ºCEB é considerada uma fase fulcral no desenvolvimento e mudança da criança e do aluno. O papel de um profissional generalista é encarado como sendo o articulador de duas valências, focando a simbologia da educação e do ensino em duas pontes de união. A intervenção educativa em análise foi orientada seguindo uma metodologia com caraterísticas de investigação-ação de caráter qualitativo e intensivo com base numa perspetiva construtivista, reflexiva e generalista. A discente procedeu à construção do presente documento, confrontando pressupostos teórico-práticos e as realidades vivenciadas de um contexto de Educação Pré-escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico com idades compreendidas, respetivamente, entre os 4 e 5 anos e os 7 e os 8.This work was developed with the level II trainee in preschool education and basic education -1st degree, and aims to report the professional experience developed in the two contexts, as an experience of a constant discovery. It also aims to recognize the importance of the dual professional and general conformity between the two valences. The transition between this two stages is considered a crucial phase in the development and change of children and student. Thus, the role of a general professional is seen as the articulator of two valences. The intervention analyzed used a method of characteristics of intensive research/action and based on a constructivist perspective, reflective and generalist. The construction of this document was made by comparing the theoretical and practical realities experienced between 4/5 and 7/8 years old.2012-04-04T08:54:01Z2013-05-20T14:06:39Z2012-02-01T00:00:00Z2012-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1182porPereira, Luísa Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:40Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:41.624371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv De criança a aluno: a intervenção educativa no panorama do profissional generalista
title De criança a aluno: a intervenção educativa no panorama do profissional generalista
spellingShingle De criança a aluno: a intervenção educativa no panorama do profissional generalista
Pereira, Luísa Lopes
Docente generalista
1º ciclo do ensino básico
Educação pré-escolar
title_short De criança a aluno: a intervenção educativa no panorama do profissional generalista
title_full De criança a aluno: a intervenção educativa no panorama do profissional generalista
title_fullStr De criança a aluno: a intervenção educativa no panorama do profissional generalista
title_full_unstemmed De criança a aluno: a intervenção educativa no panorama do profissional generalista
title_sort De criança a aluno: a intervenção educativa no panorama do profissional generalista
author Pereira, Luísa Lopes
author_facet Pereira, Luísa Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luísa Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Docente generalista
1º ciclo do ensino básico
Educação pré-escolar
topic Docente generalista
1º ciclo do ensino básico
Educação pré-escolar
description O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCEB, e pretende retratar a experiência profissionalizante constatada e desenvolvida nos contextos anteriormente mencionados, enquanto uma descoberta constante de competências essenciais. Visa também reconhecer a importância da existência do profissional generalista e da conformidade entre as duas valências. A transição entre a Educação Pré-escolar e o Ensino do 1ºCEB é considerada uma fase fulcral no desenvolvimento e mudança da criança e do aluno. O papel de um profissional generalista é encarado como sendo o articulador de duas valências, focando a simbologia da educação e do ensino em duas pontes de união. A intervenção educativa em análise foi orientada seguindo uma metodologia com caraterísticas de investigação-ação de caráter qualitativo e intensivo com base numa perspetiva construtivista, reflexiva e generalista. A discente procedeu à construção do presente documento, confrontando pressupostos teórico-práticos e as realidades vivenciadas de um contexto de Educação Pré-escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico com idades compreendidas, respetivamente, entre os 4 e 5 anos e os 7 e os 8.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-04T08:54:01Z
2012-02-01T00:00:00Z
2012-02
2013-05-20T14:06:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1182
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620083499008