Reptos à (re)construção da identidade profissional: intervenção educativa e bem comum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana Alexandre
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1167
Resumo: Nos últimos anos têm-se verificado grandes mudanças no contexto de Educação em Portugal. Com o intuito de compreender estas mudanças e refletir sobre as mesmas, este trabalho apresenta parte da evolução de uma estagiária enquanto profissional de educação, durante a sua prática pedagógica, tentando demonstrar de que modo é que esta atuou, bem como em que teorias se baseou, sustentando toda a intervenção educativa. Neste estudo, optou-se por uma perspetiva de investigação qualitativa, com caraterísticas de uma investigação/ação, pois o seu percurso que exigiu uma constante reflexão e alteração de planos, tendo sido o profissional capaz de, perante uma situação, se organizar, se questionar, visando a compreensão da situação e posterior solução, utilizando a observação como procedimento de recolha de dados. Foram intervenientes deste estudo dois grupos diferenciados, a saber: um constituído por vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos e outro por vinte e seis crianças de seis anos, de uma turma de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Ao longo deste relatório a estagiária defende a criança como um ser único que vai construindo o seu conhecimento através dos estímulos que o profissional proporciona. É apresentada, também, uma comparação entre a intervenção educativa realizada na Educação Pré-Escolar (EdPE) e no 1º CEB, refletindo sobre o papel de um profissional com habilitação generalista. Concluí-se que este profissional, devido ao seu conhecimento acerca de cada contexto, deve potenciar o que mais valoriza em cada criança, tendo em conta o seu desenvolvimento e de todo o grupo.
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