Comportamentos Obrigatórios de Cidadania Organizacional e Responsabilidade Social Interna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43346 |
Resumo: | A globalização tem trazido para as empresas uma maior compreensão de mudança no plano económico, consequentemente, as organizações têm desenvolvidos as suas técnicas de gestão de forma a tornarem-se competitivamente sustentáveis. Entre várias áreas existe uma preocupação emergente no que toca à Responsabilidade Social Empresarial. As organizações cada vez mais tomam a consciência que os colaboradores têm um papel muito importante no sucesso das mesmas. Neste seguimento as empresas desenvolvem as suas práticas na área da Responsabilidade Social Empresarial Interna, dando enfoque a questões relacionadas com os colaboradores. É neste enquadramento que importa analisar a emergência dos Comportamentos de Cidadania Organizacional. Estes definem-se por um conjunto de comportamentos realizados pelos colaboradores de forma voluntária. Contudo estes comportamentos, devido a algumas variáveis, podem deixar de ser de carácter voluntário para passarem a ser de carácter obrigatório. Assim esta dissertação pretende-se compreender se os colaboradores identificam Comportamentos Obrigatórios de Cidadania em organizações, especificamente na área de retalho em centros comerciais. A metodologia utilizada para efetuar a recolha de dados neste estudo foram entrevistas, a ferramenta para a análise destes dados foi análise de conteúdos. Após a investigação conclui-se que existem comportamentos obrigatórios nestas organizações. Os indivíduos com cargos mais baixos na hierarquia são os mais afetados, sendo, que estes comportamentos são exercidos por superiores. Os Comportamentos Obrigatórios de Cidadania provocam sentimentos negativos nos indivíduos, como desmotivação e frustração, consequentemente, afeta as vendas, existindo uma diminuição das mesmas, o que leva a uma redução na faturação. Este estudo conclui pela identificação de Comportamentos Obrigatórios de Cidadania e ainda que estes afetam negativamente os colaboradores e as organizações. |
id |
RCAP_4b4152182861a45ab1ec0f53e559b121 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43346 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comportamentos Obrigatórios de Cidadania Organizacional e Responsabilidade Social InternaResponsabilidade social interna;Comportamentos cidadania organizacional;Comportamentos obrigatórios cidadaniaA globalização tem trazido para as empresas uma maior compreensão de mudança no plano económico, consequentemente, as organizações têm desenvolvidos as suas técnicas de gestão de forma a tornarem-se competitivamente sustentáveis. Entre várias áreas existe uma preocupação emergente no que toca à Responsabilidade Social Empresarial. As organizações cada vez mais tomam a consciência que os colaboradores têm um papel muito importante no sucesso das mesmas. Neste seguimento as empresas desenvolvem as suas práticas na área da Responsabilidade Social Empresarial Interna, dando enfoque a questões relacionadas com os colaboradores. É neste enquadramento que importa analisar a emergência dos Comportamentos de Cidadania Organizacional. Estes definem-se por um conjunto de comportamentos realizados pelos colaboradores de forma voluntária. Contudo estes comportamentos, devido a algumas variáveis, podem deixar de ser de carácter voluntário para passarem a ser de carácter obrigatório. Assim esta dissertação pretende-se compreender se os colaboradores identificam Comportamentos Obrigatórios de Cidadania em organizações, especificamente na área de retalho em centros comerciais. A metodologia utilizada para efetuar a recolha de dados neste estudo foram entrevistas, a ferramenta para a análise destes dados foi análise de conteúdos. Após a investigação conclui-se que existem comportamentos obrigatórios nestas organizações. Os indivíduos com cargos mais baixos na hierarquia são os mais afetados, sendo, que estes comportamentos são exercidos por superiores. Os Comportamentos Obrigatórios de Cidadania provocam sentimentos negativos nos indivíduos, como desmotivação e frustração, consequentemente, afeta as vendas, existindo uma diminuição das mesmas, o que leva a uma redução na faturação. Este estudo conclui pela identificação de Comportamentos Obrigatórios de Cidadania e ainda que estes afetam negativamente os colaboradores e as organizações.Neves, Paula Maria Mendes da CostaRepositório ComumRodrigues, Inês Marques2023-01-25T11:33:48Z2022-05-172022-02-012022-05-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43346TID:203196660porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T02:19:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:45.152596Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamentos Obrigatórios de Cidadania Organizacional e Responsabilidade Social Interna |
title |
Comportamentos Obrigatórios de Cidadania Organizacional e Responsabilidade Social Interna |
spellingShingle |
Comportamentos Obrigatórios de Cidadania Organizacional e Responsabilidade Social Interna Rodrigues, Inês Marques Responsabilidade social interna; Comportamentos cidadania organizacional; Comportamentos obrigatórios cidadania |
title_short |
Comportamentos Obrigatórios de Cidadania Organizacional e Responsabilidade Social Interna |
title_full |
Comportamentos Obrigatórios de Cidadania Organizacional e Responsabilidade Social Interna |
title_fullStr |
Comportamentos Obrigatórios de Cidadania Organizacional e Responsabilidade Social Interna |
title_full_unstemmed |
Comportamentos Obrigatórios de Cidadania Organizacional e Responsabilidade Social Interna |
title_sort |
Comportamentos Obrigatórios de Cidadania Organizacional e Responsabilidade Social Interna |
author |
Rodrigues, Inês Marques |
author_facet |
Rodrigues, Inês Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Paula Maria Mendes da Costa Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Inês Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social interna; Comportamentos cidadania organizacional; Comportamentos obrigatórios cidadania |
topic |
Responsabilidade social interna; Comportamentos cidadania organizacional; Comportamentos obrigatórios cidadania |
description |
A globalização tem trazido para as empresas uma maior compreensão de mudança no plano económico, consequentemente, as organizações têm desenvolvidos as suas técnicas de gestão de forma a tornarem-se competitivamente sustentáveis. Entre várias áreas existe uma preocupação emergente no que toca à Responsabilidade Social Empresarial. As organizações cada vez mais tomam a consciência que os colaboradores têm um papel muito importante no sucesso das mesmas. Neste seguimento as empresas desenvolvem as suas práticas na área da Responsabilidade Social Empresarial Interna, dando enfoque a questões relacionadas com os colaboradores. É neste enquadramento que importa analisar a emergência dos Comportamentos de Cidadania Organizacional. Estes definem-se por um conjunto de comportamentos realizados pelos colaboradores de forma voluntária. Contudo estes comportamentos, devido a algumas variáveis, podem deixar de ser de carácter voluntário para passarem a ser de carácter obrigatório. Assim esta dissertação pretende-se compreender se os colaboradores identificam Comportamentos Obrigatórios de Cidadania em organizações, especificamente na área de retalho em centros comerciais. A metodologia utilizada para efetuar a recolha de dados neste estudo foram entrevistas, a ferramenta para a análise destes dados foi análise de conteúdos. Após a investigação conclui-se que existem comportamentos obrigatórios nestas organizações. Os indivíduos com cargos mais baixos na hierarquia são os mais afetados, sendo, que estes comportamentos são exercidos por superiores. Os Comportamentos Obrigatórios de Cidadania provocam sentimentos negativos nos indivíduos, como desmotivação e frustração, consequentemente, afeta as vendas, existindo uma diminuição das mesmas, o que leva a uma redução na faturação. Este estudo conclui pela identificação de Comportamentos Obrigatórios de Cidadania e ainda que estes afetam negativamente os colaboradores e as organizações. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-17 2022-02-01 2022-05-17T00:00:00Z 2023-01-25T11:33:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43346 TID:203196660 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43346 |
identifier_str_mv |
TID:203196660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130928967057408 |