Comportamentos Obrigatórios de Cidadania Organizacional e Responsabilidade Social Interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Inês Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43346
Resumo: A globalização tem trazido para as empresas uma maior compreensão de mudança no plano económico, consequentemente, as organizações têm desenvolvidos as suas técnicas de gestão de forma a tornarem-se competitivamente sustentáveis. Entre várias áreas existe uma preocupação emergente no que toca à Responsabilidade Social Empresarial. As organizações cada vez mais tomam a consciência que os colaboradores têm um papel muito importante no sucesso das mesmas. Neste seguimento as empresas desenvolvem as suas práticas na área da Responsabilidade Social Empresarial Interna, dando enfoque a questões relacionadas com os colaboradores. É neste enquadramento que importa analisar a emergência dos Comportamentos de Cidadania Organizacional. Estes definem-se por um conjunto de comportamentos realizados pelos colaboradores de forma voluntária. Contudo estes comportamentos, devido a algumas variáveis, podem deixar de ser de carácter voluntário para passarem a ser de carácter obrigatório. Assim esta dissertação pretende-se compreender se os colaboradores identificam Comportamentos Obrigatórios de Cidadania em organizações, especificamente na área de retalho em centros comerciais. A metodologia utilizada para efetuar a recolha de dados neste estudo foram entrevistas, a ferramenta para a análise destes dados foi análise de conteúdos. Após a investigação conclui-se que existem comportamentos obrigatórios nestas organizações. Os indivíduos com cargos mais baixos na hierarquia são os mais afetados, sendo, que estes comportamentos são exercidos por superiores. Os Comportamentos Obrigatórios de Cidadania provocam sentimentos negativos nos indivíduos, como desmotivação e frustração, consequentemente, afeta as vendas, existindo uma diminuição das mesmas, o que leva a uma redução na faturação. Este estudo conclui pela identificação de Comportamentos Obrigatórios de Cidadania e ainda que estes afetam negativamente os colaboradores e as organizações.
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