Relatório de atividade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Maria José Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45725
Resumo: Relatório de atividade profissional de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Biologia e Geologia)
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spelling Relatório de atividade profissionalCiências Naturais::Ciências BiológicasRelatório de atividade profissional de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Biologia e Geologia)O ponto 3 do despacho RT-­‐38/2011 estabelece que os diplomados que tenham terminado as suas licenciaturas ao abrigo do sistema de graus anterior ao lançamento do Processo de Bolonha e que tenham mais de cinco anos de experiência profissional relevante, poderão obter o grau de mestre inscrevendo-­se num ciclo de estudos conducente ao grau de mestre na especialidade. Para este fim, podem solicitar a creditação da formação adquirida na respetiva licenciatura e apresentar, em alternativa à dissertação, um relatório detalhado sobre a sua atividade profissional, objeto de prova pública, que incluirá a discussão das experiências e competências adquiridas. A decisão de integrar este mestrado foi considerada uma excelente oportunidade para atualizar e reforçar os conhecimentos científicos na minha área de especialização, tirando também partido da experiência profissional adquirida na prática letiva e valorizando- a. Este relatório reúne a experiência profissional relevante da autora, nas vertentes científica e pedagógica, no desempenho das funções de docente de Biologia e Geologia, ao longo de 11 anos, por forma a obter o grau de Mestre em Ciências – Formação Contínua de Professores – Área de Especialização em Biologia e Geologia. O enquadramento científico tem por base a abordagem das rochas magmáticas, as suas fontes e a relação com o contexto tectónico em que são geradas, temática da área da geologia. Engloba a estrutura interna da Terra, a dinâmica do manto associada à tectónica de placas, a formação e ascenção de magma, os reservatórios geoquímicos do manto, um capítulo referente à classificação das rochas magmáticas e um capítulo mais abrangente relativo ao magmatismo associado aos diferentes contextos tectónicos. No que concerne à vertente pedagógica, são apresentados os projetos com maior relevância desenvolvidos ao longo da atividade profissional e trabalhos no âmbito curricular que contribuíram para a melhoria e sucesso do processo de ensino aprendizagem. Por último, faz-­se referência às ações de formação realizadas, como formanda, discutindo-­se a sua importância na melhoria do desempenho na vertente científica e pedagógica, nomeadamente na resposta a novos desafios.According to paragraph 3 of the RT-­38/201 Order, graduates who have completed their degrees before the Bologna Process and who have more than five years of relevant work experience, may obtain a master degree by registering in a course of study which could lead to a master degree in expertise. At this point, they may request the accreditation of the training acquired in the respective degree and present, in alternative to the dissertation, a detailed report on their professional activity, object of public test, which includes the discussion of acquired experiences and skills. The decision to integrate this master's degree was considered an excellent opportunity to update and reinforce the scientific knowledge in my area of specialization, also taking advantage of the professional experience acquired in the teaching practice and valuing it. This report brings together the relevant professional experience of the author, in the scientific and pedagogical aspects as a Biology and Geology teacher, throughout 11 years of teaching experience, in order to obtain the master degree in Science -­ Continuous Teachers Training - Specialization in Biology and Geology. The scientific framework is based on the approach of the magmatic rocks, their sources and the relation with the tectonic context where they are generated, thematic of the geology area. It encompasses the internal structure of the Earth, the dynamics of the mantle associated with plate tectonics, the formation and rise of magma, the geochemical reservoirs of the mantle, a chapter about the classification of magmatic rocks and a more extensive chapter on magmatism associated with different tectonic contexts. Regarding the educational aspects, it presents the most relevant projects which were developed throughout the professional activity and work in the curricular area that have contributed to the improvement and success of the teaching and learning process. Finally, reference is made to the training actions that were taken, as a trainee, discussing their importance in improving my performance in scientific and pedagogical aspects, namely in responding to new challenges.Simões, P. P.Universidade do MinhoNogueira, Maria José Carvalho2017-03-142017-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45725por201680700info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45725Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:19.672545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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