Agrupamentos de escolas: que realidades ... que especificidades ... : a percepção dos professores do ensino pré-escolar e do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Virgínia Gaspar C.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/26210
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Gestão da Formação e Administração Educacional), apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling Agrupamentos de escolas: que realidades ... que especificidades ... : a percepção dos professores do ensino pré-escolar e do ensino básicoAgrupamento de escolasDissertação de mestrado em Ciências da Educação (Gestão da Formação e Administração Educacional), apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA presente investigação tem como principal objectivo conhecer a percepção dos professores do ensino pré-escolar e dos primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino básico acerca do funcionamento actual dos agrupamentos de escolas, uma vez que, esta unidade organizacional representa uma das grandes mudanças que se têm feito sentir no reordenamento da rede educativa portuguesa nos últimos anos. Não podendo esquecer a importância que a escola é obrigada a assumir devido à constante mutação da sociedade e à necessidade que esta tem de formar os indivíduos, através de percursos integradores e sequenciados, confrontamos aqui as finalidades originalmente definidas para os agrupamentos de escolas no Decreto-lei nº115 – A/ 98 de 4 de Maio com a opinião dos docentes no que diz respeito sobretudo às questões da autonomia e burocracia, isolamento e exclusão social, capacidade pedagógica, transição entre ciclos, aproveitamento racional dos recursos e envolvimento na elaboração e no desenvolvimento do Projecto Educativo do Agrupamento. O presente estudo, de tipo quantitativo, não experimental e descritivo, foi realizado com uma amostra de 136 docentes (do ensino pré-escolar e dos primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino básico) pertencentes a dois agrupamentos de escolas de um concelho do interior do país, onde se destacam determinadas características de carácter interior - rural como, o isolamento. A recolha de dados operou-se através de um questionário elaborado intencionalmente para este estudo. Conclui-se que, apesar de todas as mudanças introduzidas nos últimos anos no sistema de ensino português no que diz respeito às políticas de gestão e administração das escolas, os professores revelam a opinião de que os agrupamentos de escolas foram ou são uma nova oportunidade para os territórios educativos, reorganizando-os e dotando o processo educativo de equidade, homogeneidade, participação, envolvimento e sequencialidade. Ou seja, as suas finalidades, nomeadamente no que respeita ao combate às situações de isolamento e exclusão social, ao aumento da capacidade pedagógica, à sequencialidade entre ciclos e à gestão dos recursos têm sido conseguidas. No entanto, os professores não deixam de apontar a existência obstinada de certos obstáculos que impedem, por exemplo, a verdadeira articulação entre ciclos ou poder de autonomia efectivo das escolas e que, de certa forma, decepam a verdadeira essência dos agrupamentos de escolas.This investigation has as main goal to know and understand the perception kindergarten, primary and secondary school teachers have of how “group of schools” actually work, once this organized unit represents one of the big changes that Portuguese educational network has undergone in the last years. Although we can not forget the importance that school must undertake due to the constant mutation of society and the necessity that it has to educate individuals, through an integrated and sequenced course, we will confront the original goals originally defined for “groups of schools” in law by decree number 115 – A/ 98 of 4 th May with teachers’ opinions mainly in what concerns autonomy and bureaucracy, isolation and social exclusion, pedagogical capacity, transition between school years, the rational exploitation of resources and the working up and development of Educational Project of School Group. This study, a quantity one, non-experimental and descriptive, was carried out by a sample of 136 teachers (from kindergarten to primary and secondary school teachers) who belong to two different “group of schools” of an interior municipality where some specific characteristics of rural municipalities, like isolation, stand out. Data recollection was made by a questionnaire built specifically for this study. We can conclude that despite all the changes introduced in the last years in Portuguese Educational system in what concerns school’s policies of management and administration, teachers consider that “groups of schools” were or still are a new opportunity to educational territories, to reorganize them and allowing the educational process to be fair, similar, participated and to have involvement and sequence. That means that its aims, namely in what concerns the fight against isolation, social exclusion, the rise of pedagogic capacity, the cycles sequence and resources management, were well achieved. Nevertheless teachers still point out the obstinate existence of certain obstacles that block, for example the true articulation among cycles or the effective power of autonomy of schools and, in a certain way, mutilate the true essence of “groups of schools”.La présente recherche a comme principal objectif connaître la perception des enseignants de l'enseignement préscolaire, premier, second et troisièmes cycles de l'enseignement basique concernant le fonctionnement actuel des « regroupements d'écoles », vu que, cette unité organisationnelle représente un des grands changements qui se sont faits sentir dans la réordonnance du filet éducatif portugais ces dernières années. Ne pouvant pas oublier l'importance que l'école est obligée de donner à la constante mutation de la société et à la nécessité que celle-ci a de former les personnes, à travers des parcours intégrateurs, nous confrontons ici les finalités originalement définies pour les « regroupements d'écoles » dans le Décret-loi nº115 - à 98 du 4 mai à l'avis des professeurs en ce qui concerne surtout les questions de l'autonomie et de la bureaucratie, de l'isolement et de l'exclusion sociale, de la capacité pédagogique, de la transition entre des cycles, de l'exploitation rationnelle des ressources et de l'engagement dans l'élaboration et dans le développement du Projet Éducatif du Regroupement. La présente étude, de type quantitatif, non expérimental et descriptif, a été réalisé avec un échantillon de 136 professeurs (de l'enseignement préscolaire et du premier, second et troisièmes cycles de l'enseignement basique) appartenant à deux « regroupements d'écoles » d'une commune de l'intérieur du pays, où se détachent certaines caractéristiques de caractère intérieur - agricole comme, l'isolement. La collecte de données s'est opérée à travers un questionnaire élaboré intentionnellement pour cette étude. Il se conclut que, malgré tous les changements introduits ces dernières années dans le système de l’enseignement au Portugal en ce qui concerne les politiques de gestion et administration des écoles, les enseignants révèlent l'avis dont les « regroupements d'écoles » ont été ou sont une nouvelle occasion pour les territoires éducatifs, en les réorganisant et en dotant le processus éducatif d'équité, d'homogénéité, de participation et d'engagement. C'est-à-dire, leurs finalités, notamment à l'égard du combat aux situations d'isolement et d'exclusion sociale, à l'augmentation de la capacité pédagogique, entre les cycles et à la gestion des ressources ont été réussies. Néanmoins, les enseignants ne cessent pas d’ indiquer l'existence têtue de certains des obstacles lesquels empêchent, par exemple, le vrai joint entre les cycles ou le pouvoir d'autonomie effectif des écoles et qui, de certaine forme, mutilent la vraie essence des « regroupements d'écoles ».2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/26210http://hdl.handle.net/10316/26210porLopes, Virgínia Gaspar C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/26210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:36.400715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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