AGRUPAMENTOS EM ESCOLAS NO CAMPO: MULTIIDADE, MULTISSERIAÇÃO E NUCLEAÇÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sepúlveda dos Santos Rocha de Abreu, Airan Celina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Oliveira Cabral, Carmen Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8543
Resumo: Nas escolas no Campo encontram-se diferentes tipos de agrupamentos e organizações de sala de aula que resistentemente, diante de tantas contingências, proporcionam educação às crianças. A partir do problema de: como são organizados os agrupamentos de multiidade e multisseriação nas escolas no Campo, este texto se propõe investigar como são organizados esses agrupamentos nas escolas no Campo. Com uma natureza exploratória, este estudo se configura como uma revisão de literatura, tendo como aporte teórico textos que discutem o tema visitado, com destaque para os trabalhos de Barbosa e Fernandes (2013), Hage (2011), Janata e Anhaia (2015), João (2018), Oliveira e Oliveira (2017), Prado (2006), Rego (1995). Os agrupamentos de Multiidade no contexto do Campo constituem-se organizações que agrupam crianças com idades diferentes em uma sala de atividade, por conta da pouca demanda em cada nível, insuficiente quantidade de salas de atividade ou docentes disponíveis, dentre outras necessidades, com ausência de uma proposta pedagógica específica e legítima a esse tipo de agrupamento. As classes multisseriadas no Campo ao reunir alunos de diferentes séries escolares em um mesmo espaço físico de sala de aula, também se configura como ajuste/arranjo imposto à prática docente e a aprendizagem discente por conta das contingências existentes nas escolas no Campo. A nucleação, enquanto um modo de organizar, aparece como uma alternativa para auxiliar nessa conjuntura, porém, em muitos aspectos também se configura como uma proposta sem muita consistência pedagógica.
id PUC_GO-4_822f62439e30322cad5f585374a503f2
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8543
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling AGRUPAMENTOS EM ESCOLAS NO CAMPO: MULTIIDADE, MULTISSERIAÇÃO E NUCLEAÇÃO ESCOLARAgrupamento e Organização em sala de aulaMultiidadeMultisseriaçãoNucleação escolar. Escolas no Campo.Agrupamentos escolares no CampoNas escolas no Campo encontram-se diferentes tipos de agrupamentos e organizações de sala de aula que resistentemente, diante de tantas contingências, proporcionam educação às crianças. A partir do problema de: como são organizados os agrupamentos de multiidade e multisseriação nas escolas no Campo, este texto se propõe investigar como são organizados esses agrupamentos nas escolas no Campo. Com uma natureza exploratória, este estudo se configura como uma revisão de literatura, tendo como aporte teórico textos que discutem o tema visitado, com destaque para os trabalhos de Barbosa e Fernandes (2013), Hage (2011), Janata e Anhaia (2015), João (2018), Oliveira e Oliveira (2017), Prado (2006), Rego (1995). Os agrupamentos de Multiidade no contexto do Campo constituem-se organizações que agrupam crianças com idades diferentes em uma sala de atividade, por conta da pouca demanda em cada nível, insuficiente quantidade de salas de atividade ou docentes disponíveis, dentre outras necessidades, com ausência de uma proposta pedagógica específica e legítima a esse tipo de agrupamento. As classes multisseriadas no Campo ao reunir alunos de diferentes séries escolares em um mesmo espaço físico de sala de aula, também se configura como ajuste/arranjo imposto à prática docente e a aprendizagem discente por conta das contingências existentes nas escolas no Campo. A nucleação, enquanto um modo de organizar, aparece como uma alternativa para auxiliar nessa conjuntura, porém, em muitos aspectos também se configura como uma proposta sem muita consistência pedagógica.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/854310.18224/educ.v25i1.8543Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 21 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 21 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 21 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 21 páginas1983-777110.18224/educ.v25i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8543/5715Copyright (c) 2022 Airan Celina Sepúlveda dos Santos Rocha de Abreu, Carmen Lúcia de Oliveira Cabralinfo:eu-repo/semantics/openAccessSepúlveda dos Santos Rocha de Abreu, Airan Celinade Oliveira Cabral, Carmen Lúcia2022-12-20T13:00:12Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8543Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-12-20T13:00:12Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv AGRUPAMENTOS EM ESCOLAS NO CAMPO: MULTIIDADE, MULTISSERIAÇÃO E NUCLEAÇÃO ESCOLAR
title AGRUPAMENTOS EM ESCOLAS NO CAMPO: MULTIIDADE, MULTISSERIAÇÃO E NUCLEAÇÃO ESCOLAR
spellingShingle AGRUPAMENTOS EM ESCOLAS NO CAMPO: MULTIIDADE, MULTISSERIAÇÃO E NUCLEAÇÃO ESCOLAR
Sepúlveda dos Santos Rocha de Abreu, Airan Celina
Agrupamento e Organização em sala de aula
Multiidade
Multisseriação
Nucleação escolar. Escolas no Campo.
Agrupamentos escolares no Campo
title_short AGRUPAMENTOS EM ESCOLAS NO CAMPO: MULTIIDADE, MULTISSERIAÇÃO E NUCLEAÇÃO ESCOLAR
title_full AGRUPAMENTOS EM ESCOLAS NO CAMPO: MULTIIDADE, MULTISSERIAÇÃO E NUCLEAÇÃO ESCOLAR
title_fullStr AGRUPAMENTOS EM ESCOLAS NO CAMPO: MULTIIDADE, MULTISSERIAÇÃO E NUCLEAÇÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed AGRUPAMENTOS EM ESCOLAS NO CAMPO: MULTIIDADE, MULTISSERIAÇÃO E NUCLEAÇÃO ESCOLAR
title_sort AGRUPAMENTOS EM ESCOLAS NO CAMPO: MULTIIDADE, MULTISSERIAÇÃO E NUCLEAÇÃO ESCOLAR
author Sepúlveda dos Santos Rocha de Abreu, Airan Celina
author_facet Sepúlveda dos Santos Rocha de Abreu, Airan Celina
de Oliveira Cabral, Carmen Lúcia
author_role author
author2 de Oliveira Cabral, Carmen Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sepúlveda dos Santos Rocha de Abreu, Airan Celina
de Oliveira Cabral, Carmen Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Agrupamento e Organização em sala de aula
Multiidade
Multisseriação
Nucleação escolar. Escolas no Campo.
Agrupamentos escolares no Campo
topic Agrupamento e Organização em sala de aula
Multiidade
Multisseriação
Nucleação escolar. Escolas no Campo.
Agrupamentos escolares no Campo
description Nas escolas no Campo encontram-se diferentes tipos de agrupamentos e organizações de sala de aula que resistentemente, diante de tantas contingências, proporcionam educação às crianças. A partir do problema de: como são organizados os agrupamentos de multiidade e multisseriação nas escolas no Campo, este texto se propõe investigar como são organizados esses agrupamentos nas escolas no Campo. Com uma natureza exploratória, este estudo se configura como uma revisão de literatura, tendo como aporte teórico textos que discutem o tema visitado, com destaque para os trabalhos de Barbosa e Fernandes (2013), Hage (2011), Janata e Anhaia (2015), João (2018), Oliveira e Oliveira (2017), Prado (2006), Rego (1995). Os agrupamentos de Multiidade no contexto do Campo constituem-se organizações que agrupam crianças com idades diferentes em uma sala de atividade, por conta da pouca demanda em cada nível, insuficiente quantidade de salas de atividade ou docentes disponíveis, dentre outras necessidades, com ausência de uma proposta pedagógica específica e legítima a esse tipo de agrupamento. As classes multisseriadas no Campo ao reunir alunos de diferentes séries escolares em um mesmo espaço físico de sala de aula, também se configura como ajuste/arranjo imposto à prática docente e a aprendizagem discente por conta das contingências existentes nas escolas no Campo. A nucleação, enquanto um modo de organizar, aparece como uma alternativa para auxiliar nessa conjuntura, porém, em muitos aspectos também se configura como uma proposta sem muita consistência pedagógica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8543
10.18224/educ.v25i1.8543
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8543
identifier_str_mv 10.18224/educ.v25i1.8543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8543/5715
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 21 páginas
Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 21 páginas
Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 21 páginas
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 21 páginas
1983-7771
10.18224/educ.v25i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||educativa@pucgoias.edu.br
_version_ 1798319659772018688