AGRUPAMENTOS EM ESCOLAS NO CAMPO: MULTIIDADE, MULTISSERIAÇÃO E NUCLEAÇÃO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8543 |
Resumo: | Nas escolas no Campo encontram-se diferentes tipos de agrupamentos e organizações de sala de aula que resistentemente, diante de tantas contingências, proporcionam educação às crianças. A partir do problema de: como são organizados os agrupamentos de multiidade e multisseriação nas escolas no Campo, este texto se propõe investigar como são organizados esses agrupamentos nas escolas no Campo. Com uma natureza exploratória, este estudo se configura como uma revisão de literatura, tendo como aporte teórico textos que discutem o tema visitado, com destaque para os trabalhos de Barbosa e Fernandes (2013), Hage (2011), Janata e Anhaia (2015), João (2018), Oliveira e Oliveira (2017), Prado (2006), Rego (1995). Os agrupamentos de Multiidade no contexto do Campo constituem-se organizações que agrupam crianças com idades diferentes em uma sala de atividade, por conta da pouca demanda em cada nível, insuficiente quantidade de salas de atividade ou docentes disponíveis, dentre outras necessidades, com ausência de uma proposta pedagógica específica e legítima a esse tipo de agrupamento. As classes multisseriadas no Campo ao reunir alunos de diferentes séries escolares em um mesmo espaço físico de sala de aula, também se configura como ajuste/arranjo imposto à prática docente e a aprendizagem discente por conta das contingências existentes nas escolas no Campo. A nucleação, enquanto um modo de organizar, aparece como uma alternativa para auxiliar nessa conjuntura, porém, em muitos aspectos também se configura como uma proposta sem muita consistência pedagógica. |
id |
PUC_GO-4_822f62439e30322cad5f585374a503f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8543 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
AGRUPAMENTOS EM ESCOLAS NO CAMPO: MULTIIDADE, MULTISSERIAÇÃO E NUCLEAÇÃO ESCOLARAgrupamento e Organização em sala de aulaMultiidadeMultisseriaçãoNucleação escolar. Escolas no Campo.Agrupamentos escolares no CampoNas escolas no Campo encontram-se diferentes tipos de agrupamentos e organizações de sala de aula que resistentemente, diante de tantas contingências, proporcionam educação às crianças. A partir do problema de: como são organizados os agrupamentos de multiidade e multisseriação nas escolas no Campo, este texto se propõe investigar como são organizados esses agrupamentos nas escolas no Campo. Com uma natureza exploratória, este estudo se configura como uma revisão de literatura, tendo como aporte teórico textos que discutem o tema visitado, com destaque para os trabalhos de Barbosa e Fernandes (2013), Hage (2011), Janata e Anhaia (2015), João (2018), Oliveira e Oliveira (2017), Prado (2006), Rego (1995). Os agrupamentos de Multiidade no contexto do Campo constituem-se organizações que agrupam crianças com idades diferentes em uma sala de atividade, por conta da pouca demanda em cada nível, insuficiente quantidade de salas de atividade ou docentes disponíveis, dentre outras necessidades, com ausência de uma proposta pedagógica específica e legítima a esse tipo de agrupamento. As classes multisseriadas no Campo ao reunir alunos de diferentes séries escolares em um mesmo espaço físico de sala de aula, também se configura como ajuste/arranjo imposto à prática docente e a aprendizagem discente por conta das contingências existentes nas escolas no Campo. A nucleação, enquanto um modo de organizar, aparece como uma alternativa para auxiliar nessa conjuntura, porém, em muitos aspectos também se configura como uma proposta sem muita consistência pedagógica.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/854310.18224/educ.v25i1.8543Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 21 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 21 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 21 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 21 páginas1983-777110.18224/educ.v25i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8543/5715Copyright (c) 2022 Airan Celina Sepúlveda dos Santos Rocha de Abreu, Carmen Lúcia de Oliveira Cabralinfo:eu-repo/semantics/openAccessSepúlveda dos Santos Rocha de Abreu, Airan Celinade Oliveira Cabral, Carmen Lúcia2022-12-20T13:00:12Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8543Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-12-20T13:00:12Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AGRUPAMENTOS EM ESCOLAS NO CAMPO: MULTIIDADE, MULTISSERIAÇÃO E NUCLEAÇÃO ESCOLAR |
title |
AGRUPAMENTOS EM ESCOLAS NO CAMPO: MULTIIDADE, MULTISSERIAÇÃO E NUCLEAÇÃO ESCOLAR |
spellingShingle |
AGRUPAMENTOS EM ESCOLAS NO CAMPO: MULTIIDADE, MULTISSERIAÇÃO E NUCLEAÇÃO ESCOLAR Sepúlveda dos Santos Rocha de Abreu, Airan Celina Agrupamento e Organização em sala de aula Multiidade Multisseriação Nucleação escolar. Escolas no Campo. Agrupamentos escolares no Campo |
title_short |
AGRUPAMENTOS EM ESCOLAS NO CAMPO: MULTIIDADE, MULTISSERIAÇÃO E NUCLEAÇÃO ESCOLAR |
title_full |
AGRUPAMENTOS EM ESCOLAS NO CAMPO: MULTIIDADE, MULTISSERIAÇÃO E NUCLEAÇÃO ESCOLAR |
title_fullStr |
AGRUPAMENTOS EM ESCOLAS NO CAMPO: MULTIIDADE, MULTISSERIAÇÃO E NUCLEAÇÃO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
AGRUPAMENTOS EM ESCOLAS NO CAMPO: MULTIIDADE, MULTISSERIAÇÃO E NUCLEAÇÃO ESCOLAR |
title_sort |
AGRUPAMENTOS EM ESCOLAS NO CAMPO: MULTIIDADE, MULTISSERIAÇÃO E NUCLEAÇÃO ESCOLAR |
author |
Sepúlveda dos Santos Rocha de Abreu, Airan Celina |
author_facet |
Sepúlveda dos Santos Rocha de Abreu, Airan Celina de Oliveira Cabral, Carmen Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Cabral, Carmen Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sepúlveda dos Santos Rocha de Abreu, Airan Celina de Oliveira Cabral, Carmen Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agrupamento e Organização em sala de aula Multiidade Multisseriação Nucleação escolar. Escolas no Campo. Agrupamentos escolares no Campo |
topic |
Agrupamento e Organização em sala de aula Multiidade Multisseriação Nucleação escolar. Escolas no Campo. Agrupamentos escolares no Campo |
description |
Nas escolas no Campo encontram-se diferentes tipos de agrupamentos e organizações de sala de aula que resistentemente, diante de tantas contingências, proporcionam educação às crianças. A partir do problema de: como são organizados os agrupamentos de multiidade e multisseriação nas escolas no Campo, este texto se propõe investigar como são organizados esses agrupamentos nas escolas no Campo. Com uma natureza exploratória, este estudo se configura como uma revisão de literatura, tendo como aporte teórico textos que discutem o tema visitado, com destaque para os trabalhos de Barbosa e Fernandes (2013), Hage (2011), Janata e Anhaia (2015), João (2018), Oliveira e Oliveira (2017), Prado (2006), Rego (1995). Os agrupamentos de Multiidade no contexto do Campo constituem-se organizações que agrupam crianças com idades diferentes em uma sala de atividade, por conta da pouca demanda em cada nível, insuficiente quantidade de salas de atividade ou docentes disponíveis, dentre outras necessidades, com ausência de uma proposta pedagógica específica e legítima a esse tipo de agrupamento. As classes multisseriadas no Campo ao reunir alunos de diferentes séries escolares em um mesmo espaço físico de sala de aula, também se configura como ajuste/arranjo imposto à prática docente e a aprendizagem discente por conta das contingências existentes nas escolas no Campo. A nucleação, enquanto um modo de organizar, aparece como uma alternativa para auxiliar nessa conjuntura, porém, em muitos aspectos também se configura como uma proposta sem muita consistência pedagógica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8543 10.18224/educ.v25i1.8543 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8543 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v25i1.8543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8543/5715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 21 páginas Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 21 páginas Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 21 páginas Revista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 21 páginas 1983-7771 10.18224/educ.v25i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educativa@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1798319659772018688 |