Estratégias de ensino-aprendizagem de orientação construtivista aplicadas ao ensino das ciências no 11º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Cláudia Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2377
Resumo: O presente Relatório de Estágio, necessário para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola S/3 Morgado Mateus - Vila Real. O presente relatório reflete o modelo de ensino e as estratégias selecionadas e aplicadas no ensino das Ciências no Ensino Secundário, bem como a fundamentação teórica que suporta a sua seleção e ainda uma reflexão crítica que pondera as vantagens e inconvenientes da sua aplicação. As estratégias aplicadas durante a prática pedagógica enquadram-se na perspetiva construtivista e inserem-se no âmbito das componentes científicas e pedagógicas, possibilitando o desenvolvimento e integração de competências nas diversas áreas do saber, possibilitando deste modo a formação integral dos alunos. Ao longo do relatório, são descritos e caracterizados os métodos usados no decorrer da prática pedagógica, nomeadamente: instrução direta, mapa conceitos, questionamento e métodos de aprendizagem cooperativa, onde se destacam: Jigsaw, Cabeças numeradas juntas e pensar – escrever – formar pares – partilhar. Procedemos ainda à caracterização dos recursos audiovisuais. Os métodos, estratégias e recursos foram aplicados em dois conteúdos lecionados ao longo da prática docente, daí ser elaborada a revisão bibliográfica sobre os temas “Evolução Biológica” e “Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres”, ambos lecionados no 11º ano de escolaridade. É possível ainda encontrar as planificações sobre os temas referidos, elaboradas segundo pressupostos construtivistas e uma reflexão sobre as vantagens e limitações da aplicação dos métodos, estratégias e recursos descritos neste relatório. Este trabalho revela-se de grande importância, no contexto do estágio pedagógico, pois proporciona uma reflexão sobre a prática letiva, promovendo o aperfeiçoamento na aplicação de estratégias e recursos que melhorem o ensino das ciências
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