MentorArte: programa de mentoria entre pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Elisabete Maria Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19869
Resumo: A existência de programas de mentoria entre pares, em contexto escolar ou em contexto comunitário, constitui nas últimas décadas uma realidade crescente no mundo, inclusive em Portugal. Este tipo de programa tem sido considerado como uma ferramenta de intervenção social importante, sobretudo em ambiente escolar, por ser uma estratégia válida na promoção do desenvolvimento positivo e no bem-estar subjetivo das crianças e dos jovens. Este projeto de intervenção social, realizado no âmbito do mestrado em gestão de organizações do terceiro setor, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto, concentrou-se na conceção, na implementação e na avaliação do programa MentorArte. Este é um programa de mentoria entre pares, para crianças e jovens dos 6 aos 18 anos de idade, em contexto escolar, que pretende promover o desenvolvimento positivo e o bem-estar subjetivo dos mentorandos. O programa MentorArte explora e desenvolve distintas áreas, tais como: a identidade, a vida saudável, a participação comunitária, a educação, a inteligência emocional, o empreendedorismo e o projeto de vida. No presente projeto, realizado no Conservatório d’ Artes de Loures, entre janeiro de 2020 e junho de 2021, participaram 125 alunos (100 mentorandos e 25 mentores). Utilizou-se uma metodologia de investigação de índole mista (quantitativa e qualitativa) e para a recolha de dados foram usados instrumentos quantitativos (inquéritos por questionário) e qualitativos (observação direta e diário de bordo). Os resultados obtidos na avaliação da construção, da implementação, da eficácia, e da satisfação e da recetividade do programa permitem verificar que este obteve uma elevada recetividade por parte de todos os participantes e que foi muito eficaz na promoção do desenvolvimento positivo e do bem-estar subjetivo dos mentorandos.
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