Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28852 |
Resumo: | A implementação convergente dos planos estratégicos das escolas (agrupamentos e escolas não agrupadas) e do PIICIE autárquico (Área Metropolitana, Comunidade Intermunicipal ou/e Município) vai permitir desenvolver uma intervenção territorial articulada focada na utilização plena dos recursos constantes das operações, na melhoria das aprendizagens, na partilha de boas práticas, no reforço da ligação da escola às famílias e à comunidade. A corresponsabilização socioeducacional alargada estimula a criação de dinâmicas locais de intervenção em resposta aos problemas e necessidades específicas das populações escolares contextualizadas no território. Em cada comunidade, a promoção do sucesso escolar de todos os seus alunos como condição natural da escola é um desígnio que requer a construção de parcerias de convergência escolar entre as diversas estruturas socioeducativas. Que o desafio do cumprimento dos compromissos nacionais de diminuição do insucesso e abandono escolar precoce se transforme na ambição coletiva de melhoria da qualidade das aprendizagens das crianças e dos jovens de cada concelho e do nosso país. |
id |
RCAP_4b55a550ce670577fe1791f670d72d97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/28852 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSEPNPSE, melhorar aprendizagens, políticas educativas territorializadasA implementação convergente dos planos estratégicos das escolas (agrupamentos e escolas não agrupadas) e do PIICIE autárquico (Área Metropolitana, Comunidade Intermunicipal ou/e Município) vai permitir desenvolver uma intervenção territorial articulada focada na utilização plena dos recursos constantes das operações, na melhoria das aprendizagens, na partilha de boas práticas, no reforço da ligação da escola às famílias e à comunidade. A corresponsabilização socioeducacional alargada estimula a criação de dinâmicas locais de intervenção em resposta aos problemas e necessidades específicas das populações escolares contextualizadas no território. Em cada comunidade, a promoção do sucesso escolar de todos os seus alunos como condição natural da escola é um desígnio que requer a construção de parcerias de convergência escolar entre as diversas estruturas socioeducativas. Que o desafio do cumprimento dos compromissos nacionais de diminuição do insucesso e abandono escolar precoce se transforme na ambição coletiva de melhoria da qualidade das aprendizagens das crianças e dos jovens de cada concelho e do nosso país.NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 12021-01-25T13:46:32Z2021-01-252018-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/28852http://hdl.handle.net/10174/28852porndndndndndndBoletim de Informação dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar229Verdasca, JoséNeves, AnaFonseca, HelenaFateixa, JoséProcópio, MartaMagro-C, Teodolindainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:34Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:42.141613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSE |
title |
Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSE |
spellingShingle |
Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSE Verdasca, José PNPSE, melhorar aprendizagens, políticas educativas territorializadas |
title_short |
Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSE |
title_full |
Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSE |
title_fullStr |
Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSE |
title_full_unstemmed |
Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSE |
title_sort |
Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSE |
author |
Verdasca, José |
author_facet |
Verdasca, José Neves, Ana Fonseca, Helena Fateixa, José Procópio, Marta Magro-C, Teodolinda |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Ana Fonseca, Helena Fateixa, José Procópio, Marta Magro-C, Teodolinda |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Verdasca, José Neves, Ana Fonseca, Helena Fateixa, José Procópio, Marta Magro-C, Teodolinda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PNPSE, melhorar aprendizagens, políticas educativas territorializadas |
topic |
PNPSE, melhorar aprendizagens, políticas educativas territorializadas |
description |
A implementação convergente dos planos estratégicos das escolas (agrupamentos e escolas não agrupadas) e do PIICIE autárquico (Área Metropolitana, Comunidade Intermunicipal ou/e Município) vai permitir desenvolver uma intervenção territorial articulada focada na utilização plena dos recursos constantes das operações, na melhoria das aprendizagens, na partilha de boas práticas, no reforço da ligação da escola às famílias e à comunidade. A corresponsabilização socioeducacional alargada estimula a criação de dinâmicas locais de intervenção em resposta aos problemas e necessidades específicas das populações escolares contextualizadas no território. Em cada comunidade, a promoção do sucesso escolar de todos os seus alunos como condição natural da escola é um desígnio que requer a construção de parcerias de convergência escolar entre as diversas estruturas socioeducativas. Que o desafio do cumprimento dos compromissos nacionais de diminuição do insucesso e abandono escolar precoce se transforme na ambição coletiva de melhoria da qualidade das aprendizagens das crianças e dos jovens de cada concelho e do nosso país. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-01T00:00:00Z 2021-01-25T13:46:32Z 2021-01-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/28852 http://hdl.handle.net/10174/28852 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/28852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
nd nd nd nd nd nd Boletim de Informação dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 1 |
publisher.none.fl_str_mv |
NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 1 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136669004201984 |