Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verdasca, José
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Neves, Ana, Fonseca, Helena, Fateixa, José, Procópio, Marta, Magro-C, Teodolinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28852
Resumo: A implementação convergente dos planos estratégicos das escolas (agrupamentos e escolas não agrupadas) e do PIICIE autárquico (Área Metropolitana, Comunidade Intermunicipal ou/e Município) vai permitir desenvolver uma intervenção territorial articulada focada na utilização plena dos recursos constantes das operações, na melhoria das aprendizagens, na partilha de boas práticas, no reforço da ligação da escola às famílias e à comunidade. A corresponsabilização socioeducacional alargada estimula a criação de dinâmicas locais de intervenção em resposta aos problemas e necessidades específicas das populações escolares contextualizadas no território. Em cada comunidade, a promoção do sucesso escolar de todos os seus alunos como condição natural da escola é um desígnio que requer a construção de parcerias de convergência escolar entre as diversas estruturas socioeducativas. Que o desafio do cumprimento dos compromissos nacionais de diminuição do insucesso e abandono escolar precoce se transforme na ambição coletiva de melhoria da qualidade das aprendizagens das crianças e dos jovens de cada concelho e do nosso país.
id RCAP_4b55a550ce670577fe1791f670d72d97
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28852
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSEPNPSE, melhorar aprendizagens, políticas educativas territorializadasA implementação convergente dos planos estratégicos das escolas (agrupamentos e escolas não agrupadas) e do PIICIE autárquico (Área Metropolitana, Comunidade Intermunicipal ou/e Município) vai permitir desenvolver uma intervenção territorial articulada focada na utilização plena dos recursos constantes das operações, na melhoria das aprendizagens, na partilha de boas práticas, no reforço da ligação da escola às famílias e à comunidade. A corresponsabilização socioeducacional alargada estimula a criação de dinâmicas locais de intervenção em resposta aos problemas e necessidades específicas das populações escolares contextualizadas no território. Em cada comunidade, a promoção do sucesso escolar de todos os seus alunos como condição natural da escola é um desígnio que requer a construção de parcerias de convergência escolar entre as diversas estruturas socioeducativas. Que o desafio do cumprimento dos compromissos nacionais de diminuição do insucesso e abandono escolar precoce se transforme na ambição coletiva de melhoria da qualidade das aprendizagens das crianças e dos jovens de cada concelho e do nosso país.NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 12021-01-25T13:46:32Z2021-01-252018-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/28852http://hdl.handle.net/10174/28852porndndndndndndBoletim de Informação dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar229Verdasca, JoséNeves, AnaFonseca, HelenaFateixa, JoséProcópio, MartaMagro-C, Teodolindainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:34Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:42.141613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSE
title Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSE
spellingShingle Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSE
Verdasca, José
PNPSE, melhorar aprendizagens, políticas educativas territorializadas
title_short Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSE
title_full Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSE
title_fullStr Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSE
title_full_unstemmed Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSE
title_sort Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSE
author Verdasca, José
author_facet Verdasca, José
Neves, Ana
Fonseca, Helena
Fateixa, José
Procópio, Marta
Magro-C, Teodolinda
author_role author
author2 Neves, Ana
Fonseca, Helena
Fateixa, José
Procópio, Marta
Magro-C, Teodolinda
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Verdasca, José
Neves, Ana
Fonseca, Helena
Fateixa, José
Procópio, Marta
Magro-C, Teodolinda
dc.subject.por.fl_str_mv PNPSE, melhorar aprendizagens, políticas educativas territorializadas
topic PNPSE, melhorar aprendizagens, políticas educativas territorializadas
description A implementação convergente dos planos estratégicos das escolas (agrupamentos e escolas não agrupadas) e do PIICIE autárquico (Área Metropolitana, Comunidade Intermunicipal ou/e Município) vai permitir desenvolver uma intervenção territorial articulada focada na utilização plena dos recursos constantes das operações, na melhoria das aprendizagens, na partilha de boas práticas, no reforço da ligação da escola às famílias e à comunidade. A corresponsabilização socioeducacional alargada estimula a criação de dinâmicas locais de intervenção em resposta aos problemas e necessidades específicas das populações escolares contextualizadas no território. Em cada comunidade, a promoção do sucesso escolar de todos os seus alunos como condição natural da escola é um desígnio que requer a construção de parcerias de convergência escolar entre as diversas estruturas socioeducativas. Que o desafio do cumprimento dos compromissos nacionais de diminuição do insucesso e abandono escolar precoce se transforme na ambição coletiva de melhoria da qualidade das aprendizagens das crianças e dos jovens de cada concelho e do nosso país.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01T00:00:00Z
2021-01-25T13:46:32Z
2021-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28852
http://hdl.handle.net/10174/28852
url http://hdl.handle.net/10174/28852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nd
nd
nd
nd
nd
nd
Boletim de Informação dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 1
publisher.none.fl_str_mv NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 1
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136669004201984