Veículo autónomo aquático de pequenas dimensões para monitorização ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25912 |
Resumo: | A água doce é um recurso essencial à sobrevivência humana, necessitando o Homem desta para atividades pecuárias, agrícolas, lúdicas e principalmente para consumo, sendo, portanto, imprescindível monitorizar a qualidade da água de corpos de água doce de forma a sinalizar aqueles que se encontram em condições apropriadas de uso e identificar focos de poluição. Tipicamente o processo de monitorização envolve a recolha, conservação, transporte e análise em laboratório, sendo um processo demorado e delicado dada a facilidade de degradação da amostra e a distância a que muitos dos corpos de água a analisar se encontram dos laboratórios. Nesta dissertação desenvolveu-se um protótipo de um veiculo não tripulável – barco – com locomoção própria em ambiente aquático, capaz de transportar um equipamento laboratorial de recolha e análise de água, em barragens, lagos e rios com fracas correntes. O protótipo é controlado remotamente por um operador, tem capacidade para comunicar dados por radiofrequência (RF), sistema de geolocalização e é autónomo energeticamente. Os resultados obtidos demostram que os sistemas de locomoção, comunicação, geolocalização e autonomia energética foram desenvolvidos e implementados com sucesso. |
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A água doce é um recurso essencial à sobrevivência humana, necessitando o Homem desta para atividades pecuárias, agrícolas, lúdicas e principalmente para consumo, sendo, portanto, imprescindível monitorizar a qualidade da água de corpos de água doce de forma a sinalizar aqueles que se encontram em condições apropriadas de uso e identificar focos de poluição. Tipicamente o processo de monitorização envolve a recolha, conservação, transporte e análise em laboratório, sendo um processo demorado e delicado dada a facilidade de degradação da amostra e a distância a que muitos dos corpos de água a analisar se encontram dos laboratórios. Nesta dissertação desenvolveu-se um protótipo de um veiculo não tripulável – barco – com locomoção própria em ambiente aquático, capaz de transportar um equipamento laboratorial de recolha e análise de água, em barragens, lagos e rios com fracas correntes. O protótipo é controlado remotamente por um operador, tem capacidade para comunicar dados por radiofrequência (RF), sistema de geolocalização e é autónomo energeticamente. Os resultados obtidos demostram que os sistemas de locomoção, comunicação, geolocalização e autonomia energética foram desenvolvidos e implementados com sucesso. |
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