O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoce
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/5574 |
Resumo: | Os pais de uma criança surda devem estar conscientes da importância de oferecer ao seu filho ou filha surdos um ambiente favorável que lhes garanta um total desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional. Os pais devem ter um bom acesso a informação e aconselhamento que os prepare para o desafio que constitui educar uma criança surda. A comunicação é essencial para qualquer ser humano e a base do desenvolvimento linguístico e cognitivo. Usar a língua gestual à volta da criança surda e com ela, sem o intuito de a ensinar, mas usando-a como estratégia de comunicação, irá proporcionar à criança surda um instrumento de acesso à linguagem e ao conhecimento que lhe permitirão desenvolver a sua literacia. |
id |
RCAP_4b5d56e3f7e0a3fc667f5e9c58e0de23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/5574 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoceCriança surdaLiteraciaDesenvolvimento linguístico e cognitivoFamíliaIntervenção precoceLíngua gestual portuguesaOs pais de uma criança surda devem estar conscientes da importância de oferecer ao seu filho ou filha surdos um ambiente favorável que lhes garanta um total desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional. Os pais devem ter um bom acesso a informação e aconselhamento que os prepare para o desafio que constitui educar uma criança surda. A comunicação é essencial para qualquer ser humano e a base do desenvolvimento linguístico e cognitivo. Usar a língua gestual à volta da criança surda e com ela, sem o intuito de a ensinar, mas usando-a como estratégia de comunicação, irá proporcionar à criança surda um instrumento de acesso à linguagem e ao conhecimento que lhe permitirão desenvolver a sua literacia.A deaf child’s literacy development: early intervention approach within the family. Parents of a deaf child must be made aware of the importance of providing their child an optimal environment in order to guarantee a full cognitive, linguistic, social and emotional development. Parents need good access to information and advice that will prepare them for the challenge that educating a deaf child means. Communication is essential for every human being, and it is the root of linguistic and cognitive development. Using sign language around the deaf child and with the child, without the strict intent of making it a learning task, but rather a communication strategy, will give the deaf child the tool to develop and access a language and knowledge that will lead to the achievement of literacy.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalRepositório ComumAlmeida, Maria José2014-02-09T02:25:13Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/5574por1647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/5574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:28.199226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoce |
title |
O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoce |
spellingShingle |
O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoce Almeida, Maria José Criança surda Literacia Desenvolvimento linguístico e cognitivo Família Intervenção precoce Língua gestual portuguesa |
title_short |
O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoce |
title_full |
O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoce |
title_fullStr |
O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoce |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoce |
title_sort |
O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoce |
author |
Almeida, Maria José |
author_facet |
Almeida, Maria José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança surda Literacia Desenvolvimento linguístico e cognitivo Família Intervenção precoce Língua gestual portuguesa |
topic |
Criança surda Literacia Desenvolvimento linguístico e cognitivo Família Intervenção precoce Língua gestual portuguesa |
description |
Os pais de uma criança surda devem estar conscientes da importância de oferecer ao seu filho ou filha surdos um ambiente favorável que lhes garanta um total desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional. Os pais devem ter um bom acesso a informação e aconselhamento que os prepare para o desafio que constitui educar uma criança surda. A comunicação é essencial para qualquer ser humano e a base do desenvolvimento linguístico e cognitivo. Usar a língua gestual à volta da criança surda e com ela, sem o intuito de a ensinar, mas usando-a como estratégia de comunicação, irá proporcionar à criança surda um instrumento de acesso à linguagem e ao conhecimento que lhe permitirão desenvolver a sua literacia. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2014-02-09T02:25:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/5574 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/5574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135318372253696 |