O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria José
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/5574
Resumo: Os pais de uma criança surda devem estar conscientes da importância de oferecer ao seu filho ou filha surdos um ambiente favorável que lhes garanta um total desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional. Os pais devem ter um bom acesso a informação e aconselhamento que os prepare para o desafio que constitui educar uma criança surda. A comunicação é essencial para qualquer ser humano e a base do desenvolvimento linguístico e cognitivo. Usar a língua gestual à volta da criança surda e com ela, sem o intuito de a ensinar, mas usando-a como estratégia de comunicação, irá proporcionar à criança surda um instrumento de acesso à linguagem e ao conhecimento que lhe permitirão desenvolver a sua literacia.
id RCAP_4b5d56e3f7e0a3fc667f5e9c58e0de23
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/5574
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoceCriança surdaLiteraciaDesenvolvimento linguístico e cognitivoFamíliaIntervenção precoceLíngua gestual portuguesaOs pais de uma criança surda devem estar conscientes da importância de oferecer ao seu filho ou filha surdos um ambiente favorável que lhes garanta um total desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional. Os pais devem ter um bom acesso a informação e aconselhamento que os prepare para o desafio que constitui educar uma criança surda. A comunicação é essencial para qualquer ser humano e a base do desenvolvimento linguístico e cognitivo. Usar a língua gestual à volta da criança surda e com ela, sem o intuito de a ensinar, mas usando-a como estratégia de comunicação, irá proporcionar à criança surda um instrumento de acesso à linguagem e ao conhecimento que lhe permitirão desenvolver a sua literacia.A deaf child’s literacy development: early intervention approach within the family. Parents of a deaf child must be made aware of the importance of providing their child an optimal environment in order to guarantee a full cognitive, linguistic, social and emotional development. Parents need good access to information and advice that will prepare them for the challenge that educating a deaf child means. Communication is essential for every human being, and it is the root of linguistic and cognitive development. Using sign language around the deaf child and with the child, without the strict intent of making it a learning task, but rather a communication strategy, will give the deaf child the tool to develop and access a language and knowledge that will lead to the achievement of literacy.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalRepositório ComumAlmeida, Maria José2014-02-09T02:25:13Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/5574por1647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/5574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:28.199226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoce
title O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoce
spellingShingle O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoce
Almeida, Maria José
Criança surda
Literacia
Desenvolvimento linguístico e cognitivo
Família
Intervenção precoce
Língua gestual portuguesa
title_short O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoce
title_full O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoce
title_fullStr O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoce
title_full_unstemmed O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoce
title_sort O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoce
author Almeida, Maria José
author_facet Almeida, Maria José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Criança surda
Literacia
Desenvolvimento linguístico e cognitivo
Família
Intervenção precoce
Língua gestual portuguesa
topic Criança surda
Literacia
Desenvolvimento linguístico e cognitivo
Família
Intervenção precoce
Língua gestual portuguesa
description Os pais de uma criança surda devem estar conscientes da importância de oferecer ao seu filho ou filha surdos um ambiente favorável que lhes garanta um total desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional. Os pais devem ter um bom acesso a informação e aconselhamento que os prepare para o desafio que constitui educar uma criança surda. A comunicação é essencial para qualquer ser humano e a base do desenvolvimento linguístico e cognitivo. Usar a língua gestual à volta da criança surda e com ela, sem o intuito de a ensinar, mas usando-a como estratégia de comunicação, irá proporcionar à criança surda um instrumento de acesso à linguagem e ao conhecimento que lhe permitirão desenvolver a sua literacia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2014-02-09T02:25:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/5574
url http://hdl.handle.net/10400.26/5574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135318372253696