Social Media – Grupo Lusiaves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Válter Luís Crespo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9235
Resumo: A análise de dados e a Inteligência de Negócio (Business Intelligence) têm vindo a ganhar cada vez mais importância nas organizações, com a tomada de decisões estratégicas. Atualmente, observa-se uma tendência crescente de descentralização do acesso e análise de dados em toda a organização, o que leva a que as empresas reconheçam o Business Intelligence como uma componente estratégica. Neste sentido, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de analytics para auxílio à gestão e análise de informação de múltiplas fontes de dados no meio empresarial. De tal modo, para o desenvolvimento deste projeto, foi utilizado como caso de estudo a informação retirada das redes sociais do Grupo Lusiaves, utilizando a plataforma Domo. O projeto segue uma abordagem metodológica baseada no CRISP-DM, comumente utilizada na construção de sistemas de análise de dados. Todo o processo que foi seguido com base na metodologia CRISP-DM foi desenvolvida através da plataforma Domo, desde o processo de recolha e preparação dos dados até ao desenvolvimento de dashboards. Através da análise descritiva e prescritiva dos dados, foi possível comprovar o enorme potencial do Domo como ferramenta de suporte ao Business Intelligence, tanto do ponto de vista económico como no que diz respeito à análise de dados.
id RCAP_4b6fc031c0f0afb60d9694a1aa490be6
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9235
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Social Media – Grupo LusiavesBusiness IntelligenceDomoDashboard e CRISP-DMDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasA análise de dados e a Inteligência de Negócio (Business Intelligence) têm vindo a ganhar cada vez mais importância nas organizações, com a tomada de decisões estratégicas. Atualmente, observa-se uma tendência crescente de descentralização do acesso e análise de dados em toda a organização, o que leva a que as empresas reconheçam o Business Intelligence como uma componente estratégica. Neste sentido, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de analytics para auxílio à gestão e análise de informação de múltiplas fontes de dados no meio empresarial. De tal modo, para o desenvolvimento deste projeto, foi utilizado como caso de estudo a informação retirada das redes sociais do Grupo Lusiaves, utilizando a plataforma Domo. O projeto segue uma abordagem metodológica baseada no CRISP-DM, comumente utilizada na construção de sistemas de análise de dados. Todo o processo que foi seguido com base na metodologia CRISP-DM foi desenvolvida através da plataforma Domo, desde o processo de recolha e preparação dos dados até ao desenvolvimento de dashboards. Através da análise descritiva e prescritiva dos dados, foi possível comprovar o enorme potencial do Domo como ferramenta de suporte ao Business Intelligence, tanto do ponto de vista económico como no que diz respeito à análise de dados.Craveiro, Olga Marina FreitasIC-OnlineBento, Válter Luís Crespo2024-01-11T13:21:54Z2023-10-272023-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9235TID:203461070porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:59:14Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:50.181992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Social Media – Grupo Lusiaves
title Social Media – Grupo Lusiaves
spellingShingle Social Media – Grupo Lusiaves
Bento, Válter Luís Crespo
Business Intelligence
Domo
Dashboard e CRISP-DM
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Social Media – Grupo Lusiaves
title_full Social Media – Grupo Lusiaves
title_fullStr Social Media – Grupo Lusiaves
title_full_unstemmed Social Media – Grupo Lusiaves
title_sort Social Media – Grupo Lusiaves
author Bento, Válter Luís Crespo
author_facet Bento, Válter Luís Crespo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Craveiro, Olga Marina Freitas
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Válter Luís Crespo
dc.subject.por.fl_str_mv Business Intelligence
Domo
Dashboard e CRISP-DM
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Business Intelligence
Domo
Dashboard e CRISP-DM
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description A análise de dados e a Inteligência de Negócio (Business Intelligence) têm vindo a ganhar cada vez mais importância nas organizações, com a tomada de decisões estratégicas. Atualmente, observa-se uma tendência crescente de descentralização do acesso e análise de dados em toda a organização, o que leva a que as empresas reconheçam o Business Intelligence como uma componente estratégica. Neste sentido, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de analytics para auxílio à gestão e análise de informação de múltiplas fontes de dados no meio empresarial. De tal modo, para o desenvolvimento deste projeto, foi utilizado como caso de estudo a informação retirada das redes sociais do Grupo Lusiaves, utilizando a plataforma Domo. O projeto segue uma abordagem metodológica baseada no CRISP-DM, comumente utilizada na construção de sistemas de análise de dados. Todo o processo que foi seguido com base na metodologia CRISP-DM foi desenvolvida através da plataforma Domo, desde o processo de recolha e preparação dos dados até ao desenvolvimento de dashboards. Através da análise descritiva e prescritiva dos dados, foi possível comprovar o enorme potencial do Domo como ferramenta de suporte ao Business Intelligence, tanto do ponto de vista económico como no que diz respeito à análise de dados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-27
2023-10-27T00:00:00Z
2024-01-11T13:21:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/9235
TID:203461070
url http://hdl.handle.net/10400.8/9235
identifier_str_mv TID:203461070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137009373020160