Social Media – Grupo Lusiaves
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/9235 |
Resumo: | A análise de dados e a Inteligência de Negócio (Business Intelligence) têm vindo a ganhar cada vez mais importância nas organizações, com a tomada de decisões estratégicas. Atualmente, observa-se uma tendência crescente de descentralização do acesso e análise de dados em toda a organização, o que leva a que as empresas reconheçam o Business Intelligence como uma componente estratégica. Neste sentido, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de analytics para auxílio à gestão e análise de informação de múltiplas fontes de dados no meio empresarial. De tal modo, para o desenvolvimento deste projeto, foi utilizado como caso de estudo a informação retirada das redes sociais do Grupo Lusiaves, utilizando a plataforma Domo. O projeto segue uma abordagem metodológica baseada no CRISP-DM, comumente utilizada na construção de sistemas de análise de dados. Todo o processo que foi seguido com base na metodologia CRISP-DM foi desenvolvida através da plataforma Domo, desde o processo de recolha e preparação dos dados até ao desenvolvimento de dashboards. Através da análise descritiva e prescritiva dos dados, foi possível comprovar o enorme potencial do Domo como ferramenta de suporte ao Business Intelligence, tanto do ponto de vista económico como no que diz respeito à análise de dados. |
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Social Media – Grupo LusiavesBusiness IntelligenceDomoDashboard e CRISP-DMDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasA análise de dados e a Inteligência de Negócio (Business Intelligence) têm vindo a ganhar cada vez mais importância nas organizações, com a tomada de decisões estratégicas. Atualmente, observa-se uma tendência crescente de descentralização do acesso e análise de dados em toda a organização, o que leva a que as empresas reconheçam o Business Intelligence como uma componente estratégica. Neste sentido, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de analytics para auxílio à gestão e análise de informação de múltiplas fontes de dados no meio empresarial. De tal modo, para o desenvolvimento deste projeto, foi utilizado como caso de estudo a informação retirada das redes sociais do Grupo Lusiaves, utilizando a plataforma Domo. O projeto segue uma abordagem metodológica baseada no CRISP-DM, comumente utilizada na construção de sistemas de análise de dados. Todo o processo que foi seguido com base na metodologia CRISP-DM foi desenvolvida através da plataforma Domo, desde o processo de recolha e preparação dos dados até ao desenvolvimento de dashboards. Através da análise descritiva e prescritiva dos dados, foi possível comprovar o enorme potencial do Domo como ferramenta de suporte ao Business Intelligence, tanto do ponto de vista económico como no que diz respeito à análise de dados.Craveiro, Olga Marina FreitasIC-OnlineBento, Válter Luís Crespo2024-01-11T13:21:54Z2023-10-272023-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9235TID:203461070porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:59:14Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:50.181992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A análise de dados e a Inteligência de Negócio (Business Intelligence) têm vindo a ganhar cada vez mais importância nas organizações, com a tomada de decisões estratégicas. Atualmente, observa-se uma tendência crescente de descentralização do acesso e análise de dados em toda a organização, o que leva a que as empresas reconheçam o Business Intelligence como uma componente estratégica. Neste sentido, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de analytics para auxílio à gestão e análise de informação de múltiplas fontes de dados no meio empresarial. De tal modo, para o desenvolvimento deste projeto, foi utilizado como caso de estudo a informação retirada das redes sociais do Grupo Lusiaves, utilizando a plataforma Domo. O projeto segue uma abordagem metodológica baseada no CRISP-DM, comumente utilizada na construção de sistemas de análise de dados. Todo o processo que foi seguido com base na metodologia CRISP-DM foi desenvolvida através da plataforma Domo, desde o processo de recolha e preparação dos dados até ao desenvolvimento de dashboards. Através da análise descritiva e prescritiva dos dados, foi possível comprovar o enorme potencial do Domo como ferramenta de suporte ao Business Intelligence, tanto do ponto de vista económico como no que diz respeito à análise de dados. |
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