A cobertura mediática (midiática) do debate público: governação e privatização da educação em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/54005 |
Resumo: | Neste texto analisa-se o debate sobre os contratos de associação de escolas privadas ao sistema público enquanto um caso elucidativo da problemática da privatização da educação em Portugal. Com o objetivo de conhecer a cobertura mediática sobre as alterações introduzidas em 2016 nas condições em que se podiam estabelecer os contratos de associação analisámos as (180) peças jornalísticas publicadas em maio de 2016 em quatro órgãos de comunicação social portugueses. O estudo sugere certas linhas estruturantes do debate: (i) há opções societais em torno das relações entre os domínios público e privado na provisão de educação que mobilizam um elevado número e diversidade de atores em torno de propostas e interesses divergentes; (ii) o argumentário convocado inscreve-se num limitado naipe de universos sociocognitivos sublinhando tendências dominantes ― a judicialização da política, a centralidade da referência económica/orçamental na legitimação das opções políticas, a subalternização do conhecimento científico educacional e do saber pedagógico; (iii) a mídia participa do debate e da construção da política. |
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A cobertura mediática (midiática) do debate público: governação e privatização da educação em PortugalMedia coverage of public debate: governance and privatization of education in PortugalLa cobertura mediática del debate público: gobernación y privatización de la educación en PortugalLa couverture médiatique du débat public: gouvernance et privatisation de l’éducation au PortugalContratos de associaçãoPolíticas educativasPrivatizaçãoCobertura mediáticaGovernaçãoContracts of associationEducational policiesPrivatizationMedia coverageContratos de asociaciónPrivatizaciónGobernaciónContrats d’associationPolitiques éducativesPrivatisationCouverture médiatiqueGouvernanceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste texto analisa-se o debate sobre os contratos de associação de escolas privadas ao sistema público enquanto um caso elucidativo da problemática da privatização da educação em Portugal. Com o objetivo de conhecer a cobertura mediática sobre as alterações introduzidas em 2016 nas condições em que se podiam estabelecer os contratos de associação analisámos as (180) peças jornalísticas publicadas em maio de 2016 em quatro órgãos de comunicação social portugueses. O estudo sugere certas linhas estruturantes do debate: (i) há opções societais em torno das relações entre os domínios público e privado na provisão de educação que mobilizam um elevado número e diversidade de atores em torno de propostas e interesses divergentes; (ii) o argumentário convocado inscreve-se num limitado naipe de universos sociocognitivos sublinhando tendências dominantes ― a judicialização da política, a centralidade da referência económica/orçamental na legitimação das opções políticas, a subalternização do conhecimento científico educacional e do saber pedagógico; (iii) a mídia participa do debate e da construção da política.Media Coverage of Public Debate Governance and privatization of education in Portugal Abstract: In this text the debate about the contracts of association of private schools for the public system is analyzed as a case study, to clarify the problem of the privatization of education in Portugal. The objective is to understand media coverage about the changes introduced in 2016 through which the association agreements could be established, so we analyzed 180 news pieces published in May 2016, in four Portuguese media organs.La cobertura mediática del debate público Gobernación y privatización de la educación en Portugal RESUMEN: En este texto se analiza el debate sobre los contratos de asociación de escuelas privadas al sistema público como un caso aclarador de la cuestión de la privatización de la educación en Portugal. Con el objetivo de conocer la cobertura de los medios sobre los cambios introducidos en 2016 respecto a las condiciones en las que se podían establecer los contratos de asociación, analizamos 180 piezas periodísticas publicadas en mayo de 2016 en cuatro medios de comunicación portugueses.La couverture médiatique du débat public: Gouvernance et privatisation de l’éducation au Portugal RÉSUMÉ: Dans ce texte est analysé le débat sur les contrats d’association d’écoles privées avec le système public et ce pour servir de cas de clarification de la problématique de la privatisation de l’éducation au Portugal. Afin de connaître la couverture médiatique des changements introduits en 2016 dans les conditions qui ont ainsi permis l’établissement de contrats d’association, nous avons analysé 180 nouvelles journalistiques publiées en mai 2016 dans quatre organes de communication portugais.info:eu-repo/semantics/publishedVersionConfederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)Universidade do MinhoAntunes, FátimaViseu, Sofia20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/54005porAntunes, Fátima & Viseu, Sofia (2017). A cobertura mediática (midiática) do debate público. Governação e privatização da educação em Portugal. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, p. 501-5232238-43911982-131X10.22420/rde.v11i21.789http://dx.doi.org/10.22420/rde.v11i21.789info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:34.666132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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