Serious Games na população sénior em contexto institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Nuno Miguel Martins Soares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19294
Resumo: Para quem já tem uma idade avançada, os problemas vão surgindo em catadupa. Esta situação é um desafio para os técnicos de saúde e de geriatria que pretendem proporcionar as melhores cuidados e condições possíveis, sobretudo aos Seniores que estão institucionalizados. Felizmente as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) começam a demonstrar interesse por este grupo etário desenvolvendo aplicações com o intuito de dar respostas necessárias a técnicos, mas sobretudo aos próprios Seniores. Neste sentido, os Jogos Sérios direcionados para os Seniores têm o objetivo de promover a reabilitação física e cognitiva em estados derivados de doença (e.g., AVC, demências) mas também de as prevenir. No entanto, estas aplicações na prática podem ir mais longe e alargar os objetivos de intervenção, além de poder criar outras formas de estimular o interesse dos Seniores no uso da TIC e assim tirar o máximo proveito destas na promoção da reabilitação e da prevenção de doenças nesta comunidade. Ao longo deste trabalho, é demonstrado o impacto dos Jogos Sérios nos Seniores a residir em instituições e quais os possíveis caminhos (e.g., internet das Coisas e Processamento de Linguagem Natural) que podem se seguidos para acrescentar valor as tecnologias disponibilizadas.
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