The feeding pictured in the cinema: contribution of social representations
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/10258 |
Resumo: | O objetivo desse estudo é levantar e analisar as representações sociais dos espectadores de cinema referente à alimentação retratada em filmes. Utilizou-se o Google Forms para levantar no Facebook o depoimento das pessoas que gostam de cinema sobre a alimentação retratada nesse meio comunicacional e artístico. As respostas sobre o filme mais citado foram interpretadas pela análise de conteúdo, utilizando-se a teoria das representações sociais como referencial teórico. A amostra constitui-se por 35 participantes, sendo 89,9% mulheres e 11,1% homens. Os filmes que vieram à mente dessas pessoas foram 16 e o mais citado foi Festa de Babette (26,47%). Duas categorias foram levantadas: preparar o alimento e servir o alimento. Na Festa de Babette o alimento entra primeiramente com restrição, adequado à pequena aldeia, refletindo os parâmetros conservadores e religiosos das duas irmãs, sendo somente uma fonte de alimentação. O uso da teoria das representações sociais permitiu estudar no filme A Festa de Babette as realidades sociais, os fenômenos que envolvem algumas características fundamentais da vida diária e daqueles fenômenos que incomodam as rotinas das pessoas. As representações sociais sobre alimentação das pessoas que gostam do cinema emergem quando o alimento é transformado em comida saborosa, compartilhada entre as pessoas. O sabor inovador e antes inatingível retratado no filme Festa de Babete traz a importância da alimentação, da refeição como um ato cultural e social de integração, memória, inovação, partilha, sociabilidade, subjetividade e transformação individual e social através das preparações e degustações de alimentos. |
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