Efeitos de um programa de controle de ansiedade e de visualização mental na melhoria de competências psicológicas em jovens atletas: uma intervenção na natação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Sameiro
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Gomes, António Rui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/3953
Resumo: Neste artigo apresentam-se os resultados e efeitos da implementação de um programa de controle de ansiedade e de visualização mental junto de uma equipa de natação do escalão de Cadetes, ao longo de uma época desportiva. A avaliação psicológica foi efectuada após o treino das duas competências psicológicas, utilizando-se um plano longitudinal com medidas repetidas no sentido de observar a frequência e a eficácia das estratégias treinadas. Os resultados sugerem a possibilidade dos atletas integrarem nas suas rotinas mentais ambas as técnicas (atribuindo-lhes eficácia no confronto com as exigências colocadas pelas competições) bem como a diminuição dos níveis de ansiedade ao longo das provas realizadas. No final, é discutida a importância dos programas de treino mental nos escalões de formação desportiva, ajudando na promoção do desenvolvimento psicológico dos jovens e melhorando a capacidade de lidar com as exigências competitivas colocadas pelos escalões competitivos seguintes.
id RCAP_4b77e67b47504ee32dea90114d77a37f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/3953
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos de um programa de controle de ansiedade e de visualização mental na melhoria de competências psicológicas em jovens atletas: uma intervenção na nataçãoThe effects of an imagery and anxiety control program in the improvement of psychological skills in young athletes: an intervention in a swimming teamAnsiedadeRelaxamentoVisualização mentalNataçãoNeste artigo apresentam-se os resultados e efeitos da implementação de um programa de controle de ansiedade e de visualização mental junto de uma equipa de natação do escalão de Cadetes, ao longo de uma época desportiva. A avaliação psicológica foi efectuada após o treino das duas competências psicológicas, utilizando-se um plano longitudinal com medidas repetidas no sentido de observar a frequência e a eficácia das estratégias treinadas. Os resultados sugerem a possibilidade dos atletas integrarem nas suas rotinas mentais ambas as técnicas (atribuindo-lhes eficácia no confronto com as exigências colocadas pelas competições) bem como a diminuição dos níveis de ansiedade ao longo das provas realizadas. No final, é discutida a importância dos programas de treino mental nos escalões de formação desportiva, ajudando na promoção do desenvolvimento psicológico dos jovens e melhorando a capacidade de lidar com as exigências competitivas colocadas pelos escalões competitivos seguintes.This article presents the results and effects of implementing an anxiety control and imagery program with a young athletes’ swimming team, throughout a season. The psychological evaluation done after training the competencies used repeated measures trough a longitudinal plan to observe the frequency and the efficacy of the skills trained. The results suggest that the athletes integrated both the techniques on their mental routines and state the efficacy of those techniques on confronting competitive demands and decreasing anxiety levels during competition. Finally, the importance of mentally training young athletes is discussed, as it promotes their psychological development and their ability to best confront the competitive demands of future upper levels of competition.Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)Universidade do MinhoAraújo, SameiroGomes, António Rui20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/3953por"Psicologia : teoria, investigação e prática". ISSN 0873-4976. 10:2 (2005) 211-225.0873-4976info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/3953Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:26.822186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de um programa de controle de ansiedade e de visualização mental na melhoria de competências psicológicas em jovens atletas: uma intervenção na natação
The effects of an imagery and anxiety control program in the improvement of psychological skills in young athletes: an intervention in a swimming team
title Efeitos de um programa de controle de ansiedade e de visualização mental na melhoria de competências psicológicas em jovens atletas: uma intervenção na natação
spellingShingle Efeitos de um programa de controle de ansiedade e de visualização mental na melhoria de competências psicológicas em jovens atletas: uma intervenção na natação
Araújo, Sameiro
Ansiedade
Relaxamento
Visualização mental
Natação
title_short Efeitos de um programa de controle de ansiedade e de visualização mental na melhoria de competências psicológicas em jovens atletas: uma intervenção na natação
title_full Efeitos de um programa de controle de ansiedade e de visualização mental na melhoria de competências psicológicas em jovens atletas: uma intervenção na natação
title_fullStr Efeitos de um programa de controle de ansiedade e de visualização mental na melhoria de competências psicológicas em jovens atletas: uma intervenção na natação
title_full_unstemmed Efeitos de um programa de controle de ansiedade e de visualização mental na melhoria de competências psicológicas em jovens atletas: uma intervenção na natação
title_sort Efeitos de um programa de controle de ansiedade e de visualização mental na melhoria de competências psicológicas em jovens atletas: uma intervenção na natação
author Araújo, Sameiro
author_facet Araújo, Sameiro
Gomes, António Rui
author_role author
author2 Gomes, António Rui
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Sameiro
Gomes, António Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Relaxamento
Visualização mental
Natação
topic Ansiedade
Relaxamento
Visualização mental
Natação
description Neste artigo apresentam-se os resultados e efeitos da implementação de um programa de controle de ansiedade e de visualização mental junto de uma equipa de natação do escalão de Cadetes, ao longo de uma época desportiva. A avaliação psicológica foi efectuada após o treino das duas competências psicológicas, utilizando-se um plano longitudinal com medidas repetidas no sentido de observar a frequência e a eficácia das estratégias treinadas. Os resultados sugerem a possibilidade dos atletas integrarem nas suas rotinas mentais ambas as técnicas (atribuindo-lhes eficácia no confronto com as exigências colocadas pelas competições) bem como a diminuição dos níveis de ansiedade ao longo das provas realizadas. No final, é discutida a importância dos programas de treino mental nos escalões de formação desportiva, ajudando na promoção do desenvolvimento psicológico dos jovens e melhorando a capacidade de lidar com as exigências competitivas colocadas pelos escalões competitivos seguintes.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/3953
url https://hdl.handle.net/1822/3953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Psicologia : teoria, investigação e prática". ISSN 0873-4976. 10:2 (2005) 211-225.
0873-4976
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133130344366080