O ábaco e as pavimentações: duas atividades de Matemática na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Susana Maria Sintra Sinfrónio
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/33693
Resumo: Relatório de estágio do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
id RCAP_4b7a9b784d2f6d8ec6085a567c636350
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/33693
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ábaco e as pavimentações: duas atividades de Matemática na sala de aulaÁbacoPavimentaçõesOperações aritméticasTransformações geométricasAbacusTessellationsArithmetic operationsGeometric transformationsRelatório de estágio do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.Este relatório analisa duas abordagens pedagógicas a conteúdos matemáticos realizadas em sala de aula. Na primeira abordagem, que visava colmatar dificuldades em operações aritméticas básicas, foi utilizado o ábaco como instrumento de cálculo, o que permitiu a interação entre alunos do 5º ano e do 11º ano de escolaridade. Sob supervisão da professora, os alunos mais velhos construíram os ábacos e colaboraram na aprendizagem dos seus colegas mais jovens auxiliando-os em operações de adição e subtração com os ábacos. Na segunda abordagem, que visava relacionar a matemática com as artes visuais, foi solicitada aos alunos do 10.º ano de escolaridade do Curso de Artes Visuais uma pesquisa sobre pavimentações e uma posterior apresentação da mesma em sala de aula. Na primeira parte deste relatório, após o enquadramento histórico e teórico da utilização do ábaco em operações aritméticas básicas, relatam-se as atividades práticas realizadas pelos alunos, na segunda parte, depois do enquadramento teórico, descreve-se a pesquisa realizada pelos alunos acerca das pavimentações, e, por fim, apresentam-se as conclusões desta investigação. Esta investigação permite concluir que a utilização de metodologias direcionadas aos interesses dos alunos e a participação dos alunos na aquisição de conhecimentos proporcionam uma melhoria da aprendizagem e do desempenho dos alunos.This report examines two pedagogical approaches to mathematical contents held in the classroom. The first approach, which aimed to overcome difficulties in basic arithmetic operations, the abacus was used as a calculator tool, which allowed interaction between students of the 5th and 11th grade. Under the supervision of a teacher, older students built the abacuses and collaborated with their younger colleagues, assisting them in addition and subtraction calculus with abacus, which allowed them to cooperate in the learning process. In a second approach, which aimed to relate mathematics to the visual arts, it was asked to the students of the 10th grade of the Visual Arts Study Course to do a research on pavements and afterwards to present their study and conclusions in the classroom. In the first part of this report, after the historical and theoretical framework for the use of the abacus in basic arithmetic operations, there are reported the practical activities developed by students, in the second part, after the theoretical framework, it is described the research conducted by students about tessellations and lastly the conclusions of this research are presented. This research shows that the use of methodologies directed to the interests of students and the student’s participation in the acquisition of knowledge provide an improvement on learning and the student’s achievement.2014-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/33693http://hdl.handle.net/10316/33693TID:201387093porMartins, Susana Maria Sintra Sinfrónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-03T13:06:40Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/33693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:53:55.982313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ábaco e as pavimentações: duas atividades de Matemática na sala de aula
title O ábaco e as pavimentações: duas atividades de Matemática na sala de aula
spellingShingle O ábaco e as pavimentações: duas atividades de Matemática na sala de aula
Martins, Susana Maria Sintra Sinfrónio
Ábaco
Pavimentações
Operações aritméticas
Transformações geométricas
Abacus
Tessellations
Arithmetic operations
Geometric transformations
title_short O ábaco e as pavimentações: duas atividades de Matemática na sala de aula
title_full O ábaco e as pavimentações: duas atividades de Matemática na sala de aula
title_fullStr O ábaco e as pavimentações: duas atividades de Matemática na sala de aula
title_full_unstemmed O ábaco e as pavimentações: duas atividades de Matemática na sala de aula
title_sort O ábaco e as pavimentações: duas atividades de Matemática na sala de aula
author Martins, Susana Maria Sintra Sinfrónio
author_facet Martins, Susana Maria Sintra Sinfrónio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Susana Maria Sintra Sinfrónio
dc.subject.por.fl_str_mv Ábaco
Pavimentações
Operações aritméticas
Transformações geométricas
Abacus
Tessellations
Arithmetic operations
Geometric transformations
topic Ábaco
Pavimentações
Operações aritméticas
Transformações geométricas
Abacus
Tessellations
Arithmetic operations
Geometric transformations
description Relatório de estágio do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/33693
http://hdl.handle.net/10316/33693
TID:201387093
url http://hdl.handle.net/10316/33693
identifier_str_mv TID:201387093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133826863071232