O agenciamento de artistas na indústria musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Francisco Duarte de Brito Alhais
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/40842
Resumo: Numa indústria em constante evolução, existe uma necessidade de valorização e simbolização da importância das indústrias culturais na criação de projetos inovadores a nível nacional e internacional. É fundamental que estas sejam capazes de suplantar a escassez de recursos existente, que obriga a um espírito empreendedor persiste e nem sempre ao alcance de todos. As indústrias culturais associam-se às indústrias criativas através de um conjunto de atividades que têm em comum a utilização da criatividade, do conhecimento cultural e da propriedade intelectual como recursos capazes de produzir conteúdos com relevância social e cultural. Este relatório aborda as estratégias e os desafios inerentes ao agenciamento de artistas na indústria musical, tendo como referência o estágio curricular na Artway, empresa de gestão cultural e artística de músicos reconhecidos nacional e internacionalmente. A experiência de estágio permitiu-me contribuir para a promoção e divulgação de artistas, maioritariamente associados à música clássica e jazz, a partir da utilização das tecnologias digitais, bem como a produção de projetos como concertos, apresentações de discos, gravações, entre outros.
id RCAP_4b842dc8a4d9e7cea38e0e2b0f78fdf6
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40842
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O agenciamento de artistas na indústria musicalIndústrias culturaisIndústrias criativasTecnologiasPromoçãoDivulgaçãoProdução de projetosArtistasCultural industriesCreative industriesTechnologiesPromotionDisseminationProject productionArtistsDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesNuma indústria em constante evolução, existe uma necessidade de valorização e simbolização da importância das indústrias culturais na criação de projetos inovadores a nível nacional e internacional. É fundamental que estas sejam capazes de suplantar a escassez de recursos existente, que obriga a um espírito empreendedor persiste e nem sempre ao alcance de todos. As indústrias culturais associam-se às indústrias criativas através de um conjunto de atividades que têm em comum a utilização da criatividade, do conhecimento cultural e da propriedade intelectual como recursos capazes de produzir conteúdos com relevância social e cultural. Este relatório aborda as estratégias e os desafios inerentes ao agenciamento de artistas na indústria musical, tendo como referência o estágio curricular na Artway, empresa de gestão cultural e artística de músicos reconhecidos nacional e internacionalmente. A experiência de estágio permitiu-me contribuir para a promoção e divulgação de artistas, maioritariamente associados à música clássica e jazz, a partir da utilização das tecnologias digitais, bem como a produção de projetos como concertos, apresentações de discos, gravações, entre outros.In an industry in constant evolution, there is a need to valorize and symbolize the importance of cultural industries in the creation of innovative projects at a national and international level. It is fundamental that these are able to overcome the existing scarcity of resources, which requires a persistent entrepreneurial spirit that is not always within everyone's reach. Cultural industries are associated with creative industries through a set of activities that have in common the use of creativity, cultural knowledge, and intellectual property as resources capable of producing content with social and cultural relevance. This report addresses the strategies and challenges inherent in the agency of artists in the music industry, with reference to the internship at Artway, a company of cultural and artistic management of nationally and internationally recognized musicians. The internship experience allowed me to contribute to the promotion and dissemination of artists, mostly associated with classical music and jazz, through the use of digital technologies, as well as the production of projects such as concerts, record presentations, recordings, among others.Carvalho, José Vasco Gaio Monteiro BarrocoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, Francisco Duarte de Brito Alhais2023-04-14T17:44:47Z2022-10-262022-072022-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40842TID:203223616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:32.125751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O agenciamento de artistas na indústria musical
title O agenciamento de artistas na indústria musical
spellingShingle O agenciamento de artistas na indústria musical
Gomes, Francisco Duarte de Brito Alhais
Indústrias culturais
Indústrias criativas
Tecnologias
Promoção
Divulgação
Produção de projetos
Artistas
Cultural industries
Creative industries
Technologies
Promotion
Dissemination
Project production
Artists
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short O agenciamento de artistas na indústria musical
title_full O agenciamento de artistas na indústria musical
title_fullStr O agenciamento de artistas na indústria musical
title_full_unstemmed O agenciamento de artistas na indústria musical
title_sort O agenciamento de artistas na indústria musical
author Gomes, Francisco Duarte de Brito Alhais
author_facet Gomes, Francisco Duarte de Brito Alhais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, José Vasco Gaio Monteiro Barroco
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Francisco Duarte de Brito Alhais
dc.subject.por.fl_str_mv Indústrias culturais
Indústrias criativas
Tecnologias
Promoção
Divulgação
Produção de projetos
Artistas
Cultural industries
Creative industries
Technologies
Promotion
Dissemination
Project production
Artists
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Indústrias culturais
Indústrias criativas
Tecnologias
Promoção
Divulgação
Produção de projetos
Artistas
Cultural industries
Creative industries
Technologies
Promotion
Dissemination
Project production
Artists
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Numa indústria em constante evolução, existe uma necessidade de valorização e simbolização da importância das indústrias culturais na criação de projetos inovadores a nível nacional e internacional. É fundamental que estas sejam capazes de suplantar a escassez de recursos existente, que obriga a um espírito empreendedor persiste e nem sempre ao alcance de todos. As indústrias culturais associam-se às indústrias criativas através de um conjunto de atividades que têm em comum a utilização da criatividade, do conhecimento cultural e da propriedade intelectual como recursos capazes de produzir conteúdos com relevância social e cultural. Este relatório aborda as estratégias e os desafios inerentes ao agenciamento de artistas na indústria musical, tendo como referência o estágio curricular na Artway, empresa de gestão cultural e artística de músicos reconhecidos nacional e internacionalmente. A experiência de estágio permitiu-me contribuir para a promoção e divulgação de artistas, maioritariamente associados à música clássica e jazz, a partir da utilização das tecnologias digitais, bem como a produção de projetos como concertos, apresentações de discos, gravações, entre outros.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-26
2022-07
2022-10-26T00:00:00Z
2023-04-14T17:44:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/40842
TID:203223616
url http://hdl.handle.net/10400.14/40842
identifier_str_mv TID:203223616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132061550772224