O agenciamento de artistas na indústria musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/40842 |
Resumo: | Numa indústria em constante evolução, existe uma necessidade de valorização e simbolização da importância das indústrias culturais na criação de projetos inovadores a nível nacional e internacional. É fundamental que estas sejam capazes de suplantar a escassez de recursos existente, que obriga a um espírito empreendedor persiste e nem sempre ao alcance de todos. As indústrias culturais associam-se às indústrias criativas através de um conjunto de atividades que têm em comum a utilização da criatividade, do conhecimento cultural e da propriedade intelectual como recursos capazes de produzir conteúdos com relevância social e cultural. Este relatório aborda as estratégias e os desafios inerentes ao agenciamento de artistas na indústria musical, tendo como referência o estágio curricular na Artway, empresa de gestão cultural e artística de músicos reconhecidos nacional e internacionalmente. A experiência de estágio permitiu-me contribuir para a promoção e divulgação de artistas, maioritariamente associados à música clássica e jazz, a partir da utilização das tecnologias digitais, bem como a produção de projetos como concertos, apresentações de discos, gravações, entre outros. |
id |
RCAP_4b842dc8a4d9e7cea38e0e2b0f78fdf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40842 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O agenciamento de artistas na indústria musicalIndústrias culturaisIndústrias criativasTecnologiasPromoçãoDivulgaçãoProdução de projetosArtistasCultural industriesCreative industriesTechnologiesPromotionDisseminationProject productionArtistsDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesNuma indústria em constante evolução, existe uma necessidade de valorização e simbolização da importância das indústrias culturais na criação de projetos inovadores a nível nacional e internacional. É fundamental que estas sejam capazes de suplantar a escassez de recursos existente, que obriga a um espírito empreendedor persiste e nem sempre ao alcance de todos. As indústrias culturais associam-se às indústrias criativas através de um conjunto de atividades que têm em comum a utilização da criatividade, do conhecimento cultural e da propriedade intelectual como recursos capazes de produzir conteúdos com relevância social e cultural. Este relatório aborda as estratégias e os desafios inerentes ao agenciamento de artistas na indústria musical, tendo como referência o estágio curricular na Artway, empresa de gestão cultural e artística de músicos reconhecidos nacional e internacionalmente. A experiência de estágio permitiu-me contribuir para a promoção e divulgação de artistas, maioritariamente associados à música clássica e jazz, a partir da utilização das tecnologias digitais, bem como a produção de projetos como concertos, apresentações de discos, gravações, entre outros.In an industry in constant evolution, there is a need to valorize and symbolize the importance of cultural industries in the creation of innovative projects at a national and international level. It is fundamental that these are able to overcome the existing scarcity of resources, which requires a persistent entrepreneurial spirit that is not always within everyone's reach. Cultural industries are associated with creative industries through a set of activities that have in common the use of creativity, cultural knowledge, and intellectual property as resources capable of producing content with social and cultural relevance. This report addresses the strategies and challenges inherent in the agency of artists in the music industry, with reference to the internship at Artway, a company of cultural and artistic management of nationally and internationally recognized musicians. The internship experience allowed me to contribute to the promotion and dissemination of artists, mostly associated with classical music and jazz, through the use of digital technologies, as well as the production of projects such as concerts, record presentations, recordings, among others.Carvalho, José Vasco Gaio Monteiro BarrocoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, Francisco Duarte de Brito Alhais2023-04-14T17:44:47Z2022-10-262022-072022-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40842TID:203223616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:32.125751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O agenciamento de artistas na indústria musical |
title |
O agenciamento de artistas na indústria musical |
spellingShingle |
O agenciamento de artistas na indústria musical Gomes, Francisco Duarte de Brito Alhais Indústrias culturais Indústrias criativas Tecnologias Promoção Divulgação Produção de projetos Artistas Cultural industries Creative industries Technologies Promotion Dissemination Project production Artists Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
O agenciamento de artistas na indústria musical |
title_full |
O agenciamento de artistas na indústria musical |
title_fullStr |
O agenciamento de artistas na indústria musical |
title_full_unstemmed |
O agenciamento de artistas na indústria musical |
title_sort |
O agenciamento de artistas na indústria musical |
author |
Gomes, Francisco Duarte de Brito Alhais |
author_facet |
Gomes, Francisco Duarte de Brito Alhais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, José Vasco Gaio Monteiro Barroco Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Francisco Duarte de Brito Alhais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústrias culturais Indústrias criativas Tecnologias Promoção Divulgação Produção de projetos Artistas Cultural industries Creative industries Technologies Promotion Dissemination Project production Artists Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Indústrias culturais Indústrias criativas Tecnologias Promoção Divulgação Produção de projetos Artistas Cultural industries Creative industries Technologies Promotion Dissemination Project production Artists Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
Numa indústria em constante evolução, existe uma necessidade de valorização e simbolização da importância das indústrias culturais na criação de projetos inovadores a nível nacional e internacional. É fundamental que estas sejam capazes de suplantar a escassez de recursos existente, que obriga a um espírito empreendedor persiste e nem sempre ao alcance de todos. As indústrias culturais associam-se às indústrias criativas através de um conjunto de atividades que têm em comum a utilização da criatividade, do conhecimento cultural e da propriedade intelectual como recursos capazes de produzir conteúdos com relevância social e cultural. Este relatório aborda as estratégias e os desafios inerentes ao agenciamento de artistas na indústria musical, tendo como referência o estágio curricular na Artway, empresa de gestão cultural e artística de músicos reconhecidos nacional e internacionalmente. A experiência de estágio permitiu-me contribuir para a promoção e divulgação de artistas, maioritariamente associados à música clássica e jazz, a partir da utilização das tecnologias digitais, bem como a produção de projetos como concertos, apresentações de discos, gravações, entre outros. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-26 2022-07 2022-10-26T00:00:00Z 2023-04-14T17:44:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/40842 TID:203223616 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/40842 |
identifier_str_mv |
TID:203223616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132061550772224 |