Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Ana Domingas de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12730
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido no contexto da Orquestra de Cordas do ensino especializado da música no âmbito do Projeto Educativo do Mestrado em Música da Universidade de Aveiro. Pretendeu-se contribuir para uma atualização do repertório disponível para esta formação, que considerasse a heterogeneidade dos elementos que a constituem e que explorasse a prática da improvisação individual e coletiva Aborda questões em torno do ensino de música de conjunto e da improvisação, a partir do método investigação-ação. O projeto consistiu na criação de uma obra, em parceria com um compositor, adequada ao nível individual de cada uma das alunas, que prescreve momentos de improvisação, e na sua implementação na Orquestra de Cordas ao longo de seis semanas, culminando com uma apresentação pública. A análise do processo compreendeu a documentação coligida no diário de campo, as entrevistas e conversas informais tidas com as alunas, encarregados de educação e professores da escola e uma auto-etnografia da apresentação pública. O estudo revelou que o facto de a obra interpretada estar ajustada ao desenvolvimento musical de cada uma das alunas e de conter momentos de improvisação, foi um incentivo ao estudo fora do contexto da sala de aula, responsabilizou os elementos da Orquestra de Cordas e contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal.
id RCAP_4b87ac9cef7f939b781e2c654c84d483
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12730
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordasEnsino de músicaMúsica para orquestra de cordasTécnicas musicaisTécnicas instrumentaisImprovisação (música)Música contemporâneaMúsica de conjuntoO presente estudo foi desenvolvido no contexto da Orquestra de Cordas do ensino especializado da música no âmbito do Projeto Educativo do Mestrado em Música da Universidade de Aveiro. Pretendeu-se contribuir para uma atualização do repertório disponível para esta formação, que considerasse a heterogeneidade dos elementos que a constituem e que explorasse a prática da improvisação individual e coletiva Aborda questões em torno do ensino de música de conjunto e da improvisação, a partir do método investigação-ação. O projeto consistiu na criação de uma obra, em parceria com um compositor, adequada ao nível individual de cada uma das alunas, que prescreve momentos de improvisação, e na sua implementação na Orquestra de Cordas ao longo de seis semanas, culminando com uma apresentação pública. A análise do processo compreendeu a documentação coligida no diário de campo, as entrevistas e conversas informais tidas com as alunas, encarregados de educação e professores da escola e uma auto-etnografia da apresentação pública. O estudo revelou que o facto de a obra interpretada estar ajustada ao desenvolvimento musical de cada uma das alunas e de conter momentos de improvisação, foi um incentivo ao estudo fora do contexto da sala de aula, responsabilizou os elementos da Orquestra de Cordas e contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal.The present study was developed in the context of the specialized music education String Orchestra under the Educational Project of the Master of Music degree from the University of Aveiro. It was intended to contribute to an update of the repertoire available for this formation, considering the heterogeneity of the elements that take part of it and to exploited the practice of individual and collective improvisation. Discusses issues surrounding the teaching of music and improvisation, from an action research method. The project involved creating a work in partnership with a composer, appropriating it to the individual level of each one of the students, prescribing moments of improvisation, and its implementation in the String Orchestra during six weeks, culminating with a public presentation. The analysis of the process involved the documentation collected in the field diary, interviews and informal conversations with the students, parents and school teachers and a self-ethnography of the public presentation. The study revealed that the fact of the interpreted work was adjusted to the musical development of each one of the students and to contain moments of improvisation, was an incentive to study outside the context of the classroom, increasing the responsibility of the elements of the String Orchestra and contributed to their personal development.Universidade de Aveiro2014-10-28T12:04:14Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12730porMatos, Ana Domingas de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:14Zoai:ria.ua.pt:10773/12730Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:50.226626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordas
title Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordas
spellingShingle Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordas
Matos, Ana Domingas de Oliveira
Ensino de música
Música para orquestra de cordas
Técnicas musicais
Técnicas instrumentais
Improvisação (música)
Música contemporânea
Música de conjunto
title_short Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordas
title_full Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordas
title_fullStr Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordas
title_full_unstemmed Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordas
title_sort Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordas
author Matos, Ana Domingas de Oliveira
author_facet Matos, Ana Domingas de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Ana Domingas de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Música para orquestra de cordas
Técnicas musicais
Técnicas instrumentais
Improvisação (música)
Música contemporânea
Música de conjunto
topic Ensino de música
Música para orquestra de cordas
Técnicas musicais
Técnicas instrumentais
Improvisação (música)
Música contemporânea
Música de conjunto
description O presente estudo foi desenvolvido no contexto da Orquestra de Cordas do ensino especializado da música no âmbito do Projeto Educativo do Mestrado em Música da Universidade de Aveiro. Pretendeu-se contribuir para uma atualização do repertório disponível para esta formação, que considerasse a heterogeneidade dos elementos que a constituem e que explorasse a prática da improvisação individual e coletiva Aborda questões em torno do ensino de música de conjunto e da improvisação, a partir do método investigação-ação. O projeto consistiu na criação de uma obra, em parceria com um compositor, adequada ao nível individual de cada uma das alunas, que prescreve momentos de improvisação, e na sua implementação na Orquestra de Cordas ao longo de seis semanas, culminando com uma apresentação pública. A análise do processo compreendeu a documentação coligida no diário de campo, as entrevistas e conversas informais tidas com as alunas, encarregados de educação e professores da escola e uma auto-etnografia da apresentação pública. O estudo revelou que o facto de a obra interpretada estar ajustada ao desenvolvimento musical de cada uma das alunas e de conter momentos de improvisação, foi um incentivo ao estudo fora do contexto da sala de aula, responsabilizou os elementos da Orquestra de Cordas e contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-28T12:04:14Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12730
url http://hdl.handle.net/10773/12730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137539397779456