Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12730 |
Resumo: | O presente estudo foi desenvolvido no contexto da Orquestra de Cordas do ensino especializado da música no âmbito do Projeto Educativo do Mestrado em Música da Universidade de Aveiro. Pretendeu-se contribuir para uma atualização do repertório disponível para esta formação, que considerasse a heterogeneidade dos elementos que a constituem e que explorasse a prática da improvisação individual e coletiva Aborda questões em torno do ensino de música de conjunto e da improvisação, a partir do método investigação-ação. O projeto consistiu na criação de uma obra, em parceria com um compositor, adequada ao nível individual de cada uma das alunas, que prescreve momentos de improvisação, e na sua implementação na Orquestra de Cordas ao longo de seis semanas, culminando com uma apresentação pública. A análise do processo compreendeu a documentação coligida no diário de campo, as entrevistas e conversas informais tidas com as alunas, encarregados de educação e professores da escola e uma auto-etnografia da apresentação pública. O estudo revelou que o facto de a obra interpretada estar ajustada ao desenvolvimento musical de cada uma das alunas e de conter momentos de improvisação, foi um incentivo ao estudo fora do contexto da sala de aula, responsabilizou os elementos da Orquestra de Cordas e contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal. |
id |
RCAP_4b87ac9cef7f939b781e2c654c84d483 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/12730 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordasEnsino de músicaMúsica para orquestra de cordasTécnicas musicaisTécnicas instrumentaisImprovisação (música)Música contemporâneaMúsica de conjuntoO presente estudo foi desenvolvido no contexto da Orquestra de Cordas do ensino especializado da música no âmbito do Projeto Educativo do Mestrado em Música da Universidade de Aveiro. Pretendeu-se contribuir para uma atualização do repertório disponível para esta formação, que considerasse a heterogeneidade dos elementos que a constituem e que explorasse a prática da improvisação individual e coletiva Aborda questões em torno do ensino de música de conjunto e da improvisação, a partir do método investigação-ação. O projeto consistiu na criação de uma obra, em parceria com um compositor, adequada ao nível individual de cada uma das alunas, que prescreve momentos de improvisação, e na sua implementação na Orquestra de Cordas ao longo de seis semanas, culminando com uma apresentação pública. A análise do processo compreendeu a documentação coligida no diário de campo, as entrevistas e conversas informais tidas com as alunas, encarregados de educação e professores da escola e uma auto-etnografia da apresentação pública. O estudo revelou que o facto de a obra interpretada estar ajustada ao desenvolvimento musical de cada uma das alunas e de conter momentos de improvisação, foi um incentivo ao estudo fora do contexto da sala de aula, responsabilizou os elementos da Orquestra de Cordas e contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal.The present study was developed in the context of the specialized music education String Orchestra under the Educational Project of the Master of Music degree from the University of Aveiro. It was intended to contribute to an update of the repertoire available for this formation, considering the heterogeneity of the elements that take part of it and to exploited the practice of individual and collective improvisation. Discusses issues surrounding the teaching of music and improvisation, from an action research method. The project involved creating a work in partnership with a composer, appropriating it to the individual level of each one of the students, prescribing moments of improvisation, and its implementation in the String Orchestra during six weeks, culminating with a public presentation. The analysis of the process involved the documentation collected in the field diary, interviews and informal conversations with the students, parents and school teachers and a self-ethnography of the public presentation. The study revealed that the fact of the interpreted work was adjusted to the musical development of each one of the students and to contain moments of improvisation, was an incentive to study outside the context of the classroom, increasing the responsibility of the elements of the String Orchestra and contributed to their personal development.Universidade de Aveiro2014-10-28T12:04:14Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12730porMatos, Ana Domingas de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:51:19Zoai:ria.ua.pt:10773/12730Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:51:19Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordas |
title |
Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordas |
spellingShingle |
Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordas Matos, Ana Domingas de Oliveira Ensino de música Música para orquestra de cordas Técnicas musicais Técnicas instrumentais Improvisação (música) Música contemporânea Música de conjunto |
title_short |
Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordas |
title_full |
Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordas |
title_fullStr |
Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordas |
title_full_unstemmed |
Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordas |
title_sort |
Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordas |
author |
Matos, Ana Domingas de Oliveira |
author_facet |
Matos, Ana Domingas de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Ana Domingas de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de música Música para orquestra de cordas Técnicas musicais Técnicas instrumentais Improvisação (música) Música contemporânea Música de conjunto |
topic |
Ensino de música Música para orquestra de cordas Técnicas musicais Técnicas instrumentais Improvisação (música) Música contemporânea Música de conjunto |
description |
O presente estudo foi desenvolvido no contexto da Orquestra de Cordas do ensino especializado da música no âmbito do Projeto Educativo do Mestrado em Música da Universidade de Aveiro. Pretendeu-se contribuir para uma atualização do repertório disponível para esta formação, que considerasse a heterogeneidade dos elementos que a constituem e que explorasse a prática da improvisação individual e coletiva Aborda questões em torno do ensino de música de conjunto e da improvisação, a partir do método investigação-ação. O projeto consistiu na criação de uma obra, em parceria com um compositor, adequada ao nível individual de cada uma das alunas, que prescreve momentos de improvisação, e na sua implementação na Orquestra de Cordas ao longo de seis semanas, culminando com uma apresentação pública. A análise do processo compreendeu a documentação coligida no diário de campo, as entrevistas e conversas informais tidas com as alunas, encarregados de educação e professores da escola e uma auto-etnografia da apresentação pública. O estudo revelou que o facto de a obra interpretada estar ajustada ao desenvolvimento musical de cada uma das alunas e de conter momentos de improvisação, foi um incentivo ao estudo fora do contexto da sala de aula, responsabilizou os elementos da Orquestra de Cordas e contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-28T12:04:14Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/12730 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/12730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543521631993856 |