Jogos didáticos para iniciação à pratica de orquestra de cordas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/5648 |
Resumo: | Neste trabalho procurou-se averiguar o valor que a aplicação do jogo didático tem na formação de diversas competências nos alunos que frequentam a classe de conjunto de cordas ao nível de iniciação. Obras de autores como Vygotskij, Piaget e Bruner foram estudadas para fundamentar o presente Projeto, paralelamente a outros autores, posteriores, como Farias, Glaserfeld, Chateau e Kishimoto. A criação de jogos didáticos, através da compilação de fichas descritivas, para o desenvolvimento de competências técnico-musicais, rítmicas e auditivas, tendo em conta o método de Jaques-Dalcroze, completa este Projeto Educativo, pondo à disposição dos professores uma ferramenta pedagógica para a classe de conjunto de cordas para iniciação à prática de orquestra. O enriquecimento de aspetos motivacionais, psicológicos e sociais, assim como a transferência das competências musicais para o instrumento, são também objetivos fundamentais do presente Projeto. Da metodologia aplicada faz parte um questionário direcionado a sete professores da área de violino, viola de arco, violoncelo e classe de conjunto, no intuito de validar os aspetos técnicos, o funcionamento e os objetivos deste projeto, assim como as capacidades da autora na sua aplicação. Concluiu-se que a implementação de jogos didáticos para desenvolver as competências citadas é eficaz e traz claras vantagens para todos os elementos envolvidos, sendo eles tanto alunos como professores. |
id |
RCAP_f997c8b23956c2081ba7ed21ad9bd251 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/5648 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jogos didáticos para iniciação à pratica de orquestra de cordasEducação musicalTécnicas musicaisTécnicas instrumentaisMúsica para orquestra de cordasJogos educativosNeste trabalho procurou-se averiguar o valor que a aplicação do jogo didático tem na formação de diversas competências nos alunos que frequentam a classe de conjunto de cordas ao nível de iniciação. Obras de autores como Vygotskij, Piaget e Bruner foram estudadas para fundamentar o presente Projeto, paralelamente a outros autores, posteriores, como Farias, Glaserfeld, Chateau e Kishimoto. A criação de jogos didáticos, através da compilação de fichas descritivas, para o desenvolvimento de competências técnico-musicais, rítmicas e auditivas, tendo em conta o método de Jaques-Dalcroze, completa este Projeto Educativo, pondo à disposição dos professores uma ferramenta pedagógica para a classe de conjunto de cordas para iniciação à prática de orquestra. O enriquecimento de aspetos motivacionais, psicológicos e sociais, assim como a transferência das competências musicais para o instrumento, são também objetivos fundamentais do presente Projeto. Da metodologia aplicada faz parte um questionário direcionado a sete professores da área de violino, viola de arco, violoncelo e classe de conjunto, no intuito de validar os aspetos técnicos, o funcionamento e os objetivos deste projeto, assim como as capacidades da autora na sua aplicação. Concluiu-se que a implementação de jogos didáticos para desenvolver as competências citadas é eficaz e traz claras vantagens para todos os elementos envolvidos, sendo eles tanto alunos como professores.The aim of this dissertation was to investigate the influence that the application of the game, as didactic tool, has in the training of diverse skills in students who frequent the class of string orchestra at the initiation level. Works of authors as Vygotskij, Piaget and Bruner were studied and followed as theoretical fundamentals for the present project, along with later authors such as Farias, Glaserfeld, Chateau and Kishimoto. The project is completed with the creation of didactic games for the development of rhythmical and hearing skills, based on Jaques-Dalcroze's method, through the compilation of descriptive forms. This provides teachers with a pedagogic tool for string ensemble lessons for beginners. The enrichment of motivational, psychological and social aspects as well as the transfer of musical skills into the instrument are also fundamental goals on this project. The applied methodology embodies a questionnaire directed to seven teachers of violin, viola, cello and string ensemble, in order to validate technical and humanistic aspects as well as the author's capabilities to apply the chosen teaching system. It was possible to conclude that the implementation of didactic games to develop the mentioned abilities is effective and brings clear advantages for all that are involved, both pupils and teachers.Universidade de Aveiro2012-01-31T16:44:34Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/5648porBravo, Agneseinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:37:37Zoai:ria.ua.pt:10773/5648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:37:37Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos didáticos para iniciação à pratica de orquestra de cordas |
title |
Jogos didáticos para iniciação à pratica de orquestra de cordas |
spellingShingle |
Jogos didáticos para iniciação à pratica de orquestra de cordas Bravo, Agnese Educação musical Técnicas musicais Técnicas instrumentais Música para orquestra de cordas Jogos educativos |
title_short |
Jogos didáticos para iniciação à pratica de orquestra de cordas |
title_full |
Jogos didáticos para iniciação à pratica de orquestra de cordas |
title_fullStr |
Jogos didáticos para iniciação à pratica de orquestra de cordas |
title_full_unstemmed |
Jogos didáticos para iniciação à pratica de orquestra de cordas |
title_sort |
Jogos didáticos para iniciação à pratica de orquestra de cordas |
author |
Bravo, Agnese |
author_facet |
Bravo, Agnese |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bravo, Agnese |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Técnicas musicais Técnicas instrumentais Música para orquestra de cordas Jogos educativos |
topic |
Educação musical Técnicas musicais Técnicas instrumentais Música para orquestra de cordas Jogos educativos |
description |
Neste trabalho procurou-se averiguar o valor que a aplicação do jogo didático tem na formação de diversas competências nos alunos que frequentam a classe de conjunto de cordas ao nível de iniciação. Obras de autores como Vygotskij, Piaget e Bruner foram estudadas para fundamentar o presente Projeto, paralelamente a outros autores, posteriores, como Farias, Glaserfeld, Chateau e Kishimoto. A criação de jogos didáticos, através da compilação de fichas descritivas, para o desenvolvimento de competências técnico-musicais, rítmicas e auditivas, tendo em conta o método de Jaques-Dalcroze, completa este Projeto Educativo, pondo à disposição dos professores uma ferramenta pedagógica para a classe de conjunto de cordas para iniciação à prática de orquestra. O enriquecimento de aspetos motivacionais, psicológicos e sociais, assim como a transferência das competências musicais para o instrumento, são também objetivos fundamentais do presente Projeto. Da metodologia aplicada faz parte um questionário direcionado a sete professores da área de violino, viola de arco, violoncelo e classe de conjunto, no intuito de validar os aspetos técnicos, o funcionamento e os objetivos deste projeto, assim como as capacidades da autora na sua aplicação. Concluiu-se que a implementação de jogos didáticos para desenvolver as competências citadas é eficaz e traz claras vantagens para todos os elementos envolvidos, sendo eles tanto alunos como professores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-01-31T16:44:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/5648 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/5648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543437637910528 |