Antecedentes e Consequentes do Employer Brand Attractiveness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garrido, Joana Beltrão
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/89807
Resumo: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
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spelling Antecedentes e Consequentes do Employer Brand AttractivenessAntecedents and Consequences of Employer Brand AttractivenessEmployer BrandingEmployer Brand AttractivenessRetenção dos FuncionáriosMarketing InternoMarketingEmployer BrandingEmployee RetentionInternal MarketingEmployer Brand AttractivenessMarketingDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de EconomiaO conceito de Employer Brand tem ganho cada vez mais importância à medida que o mercado se vai tornando mais competitivo e as pessoas se tornam um recurso insubstituível que pode trazer vantagem competitiva. Segundo Cable e Turban (2003), Employer Brand Attractiveness é o melhor indicador de sucesso de Employer Branding, pelo que o objetivo central da presente investigação é o de analisar o fenómeno Employer Brand Attractiveness, bem como perceber quais são os seus antecedentes e consequências. Para este efeito, foi realizado um questionário online onde foram recolhidos dados junto de 212 trabalhadores portugueses, de ambos os sexos. Os resultados obtidos revelaram que o Conteúdo do Trabalho, a Equidade, o Prestígio organizacional e a Confiança influenciam o Employer Brand Attractiveness, o que, por sua vez, influencia a Imagem Organizacional, Emoções, Envolvimento, Intenção de Permanecer e a Satisfação.O presente estudo apresentou algumas limitações, uma vez que não foi utilizada uma amostra de caráter probabilístico o que levou à impossibilidade de generalização dos resultados para a população.Desta forma conclui-se que o Employer Brand Attractiveness pode ser um forte aliado das empresas na construção de relacionamentos fortes, duradouros e lucrativos com os seus funcionários. Para a empresa, pode levar a uma menor rotatividade dos colaboradores e a publicidade positiva por parte dos próprios funcionários. Os departamentos de Gestão de Recursos Humanos e Marketing podem, juntos, usar esse conhecimento implementando Estratégias de Employer Branding mais eficazes.A originalidade deste estudo está em avaliar a percepção que os trabalhadores inseridos nas empresas têm do conceito de Employer Brand Attractiveness, face a outros estudos efectuados apenas com estudantes ou candidatos sem qualquer experiência anterior de trabalho e/ou nas empresas de que estão a falar.The concept of Employer Brand has gained increasing importance as the market becomes more competitive and people become an irreplaceable resource that can bring competitive advantage. According to Cable and Turban (2003), Employer Brand Attractiveness is the best indicator of success of Employer Branding, reason why this study reviewed and analysed the phenomenon of Employer Branding Attractiveness. We begin with a review of recent research on Employer Branding. Then, a review of the theoretical knowledge from human resources management and marketing was carried out and, based on the same research, a framework is developed depicting the antecedents of Employer Brand Attractiveness and its impact on employee intention to stay. For this, primary data were collected administering an online questionnaire application on 212 portuguese workers, from both genders. The results The results obtained by exploratory and confirmatory factorial analysis revealed that Work Content, Perceived Organizational Prestige and Organizational Trust influence Employer Brand Attractiveness, which in turn influences Organizational Image, Emotions, Involvement, Intention to Stay and Satisfaction.The present study presented some limitations to the extent that a probabilistic sample was not used. It is impossible to generalize the results to the population, and it may create some difficulty in the validation presented in the hypothesis test and in the generalization of the results.Employer Branding can be a building block for strong, lasting and profitable relationships with employees. For a company, it could lead to less employee turnover and positive publicity from the employer.Human Resources Management and Marketing departments can, together, use this framework for developing a strategy towards Employer Branding implementation.The originality of this study is to evaluate the perception that workers in companies have of the concept of Employer Brand Attractiveness, in the face of other studies carried out only with students or candidates without any previous work experience.2019-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/89807http://hdl.handle.net/10316/89807TID:202399524porGarrido, Joana Beltrãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:28:43Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/89807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:10:02.228657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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