Ensino profissional: escolha vocacional ou escapatória para jovens em transição?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, José António Vieira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Renato Gil Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4670
Resumo: O estudo das dimensões associadas às escolhas vocacionais dos estudantes na transição para o ensino secundário tem gerado interesse nas áreas da psicologia e da educação. No presente estudo comparamos estudantes de cursos profissionais com estudantes de cursos científico-humanísticos num conjunto de dimensões, nomeadamente o estatuto socioeconómico (ESE), o desempenho escolar prévio, o autoconceito de competência e os interesses profissionais. A amostra foi constituída por 150 estudantes portugueses, com idades entre os 17 e os 28 anos (M = 19.21; DP = 2.55). Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, a Escala de Autoconceito de Competência e o Self Directed Search. A comparação entre os estudantes do ensino profissional e os dos cursos científico-humanísticos revelou diferenças moderadas entre estes, com os primeiros, em média, a estarem integrados em agregados familiares de ESE mais baixo, a terem mais indicadores de insucesso escolar prévio e resultados médios mais elevados na dimensão resolução de problemas do autoconceito de competência. Os estudantes do ensino profissional revelaram ainda mais interesses profissionais nas dimensões realista, empreendedor e convencional.
id RCAP_4b94a3c636237cb8768bc0b4ed24b7b6
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4670
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino profissional: escolha vocacional ou escapatória para jovens em transição?Ensino profissionalEstatuto socioeconómicoDesempenho escolarAutoconceito de competênciaInteresses profissionais.Escola Superior de Tecnologias e GestãoO estudo das dimensões associadas às escolhas vocacionais dos estudantes na transição para o ensino secundário tem gerado interesse nas áreas da psicologia e da educação. No presente estudo comparamos estudantes de cursos profissionais com estudantes de cursos científico-humanísticos num conjunto de dimensões, nomeadamente o estatuto socioeconómico (ESE), o desempenho escolar prévio, o autoconceito de competência e os interesses profissionais. A amostra foi constituída por 150 estudantes portugueses, com idades entre os 17 e os 28 anos (M = 19.21; DP = 2.55). Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, a Escala de Autoconceito de Competência e o Self Directed Search. A comparação entre os estudantes do ensino profissional e os dos cursos científico-humanísticos revelou diferenças moderadas entre estes, com os primeiros, em média, a estarem integrados em agregados familiares de ESE mais baixo, a terem mais indicadores de insucesso escolar prévio e resultados médios mais elevados na dimensão resolução de problemas do autoconceito de competência. Os estudantes do ensino profissional revelaram ainda mais interesses profissionais nas dimensões realista, empreendedor e convencional.The underlying dimensions of student vocational choices during the transition for secondary education have been receiving considerable attention in the psychology and education domains. In the present study, we compared students enrolled in professional education courses with students enrolled in general secondary education courses in several dimensions, namely socioeconomic status (SES), previous school performance, self-concept of competence, and professional interests. The sample consisted of 150 Portuguese students, aged between 17 and 28 years old (M = 19.21; SD = 2.55). The instruments used were a sociodemographic survey, the Competence Self Concept Scale, and the Self Directed Search. The comparison between vocational training students and regular courses students revealed differences between them, with the former group presenting on average lower SES, a school pathway with more indicators of failure and higher mean results in the dimension of problem solving of competence self- -concept. Professional education students revealed also higher mean results in the realistic, entrepreneurial and conventional dimensions of professional interests.Imprensa da Universidade de CoimbraDigitUMaPereira, José António VieiraCarvalho, Renato Gil Gomes2022-09-29T13:17:06Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4670porPereira, J. A. V., & Carvalho, R. G. G. (2021). Ensino profissional: escolha vocacional ou escapatória para jovens em transição?. Psychologica, 64(1), 49-67. https://doi.org/10.14195/1647-8606_64-1_310.14195/1647-8606_64-1_3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-02T03:30:19Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4670Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:32.252116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino profissional: escolha vocacional ou escapatória para jovens em transição?
title Ensino profissional: escolha vocacional ou escapatória para jovens em transição?
spellingShingle Ensino profissional: escolha vocacional ou escapatória para jovens em transição?
Pereira, José António Vieira
Ensino profissional
Estatuto socioeconómico
Desempenho escolar
Autoconceito de competência
Interesses profissionais
.
Escola Superior de Tecnologias e Gestão
title_short Ensino profissional: escolha vocacional ou escapatória para jovens em transição?
title_full Ensino profissional: escolha vocacional ou escapatória para jovens em transição?
title_fullStr Ensino profissional: escolha vocacional ou escapatória para jovens em transição?
title_full_unstemmed Ensino profissional: escolha vocacional ou escapatória para jovens em transição?
title_sort Ensino profissional: escolha vocacional ou escapatória para jovens em transição?
author Pereira, José António Vieira
author_facet Pereira, José António Vieira
Carvalho, Renato Gil Gomes
author_role author
author2 Carvalho, Renato Gil Gomes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, José António Vieira
Carvalho, Renato Gil Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Estatuto socioeconómico
Desempenho escolar
Autoconceito de competência
Interesses profissionais
.
Escola Superior de Tecnologias e Gestão
topic Ensino profissional
Estatuto socioeconómico
Desempenho escolar
Autoconceito de competência
Interesses profissionais
.
Escola Superior de Tecnologias e Gestão
description O estudo das dimensões associadas às escolhas vocacionais dos estudantes na transição para o ensino secundário tem gerado interesse nas áreas da psicologia e da educação. No presente estudo comparamos estudantes de cursos profissionais com estudantes de cursos científico-humanísticos num conjunto de dimensões, nomeadamente o estatuto socioeconómico (ESE), o desempenho escolar prévio, o autoconceito de competência e os interesses profissionais. A amostra foi constituída por 150 estudantes portugueses, com idades entre os 17 e os 28 anos (M = 19.21; DP = 2.55). Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, a Escala de Autoconceito de Competência e o Self Directed Search. A comparação entre os estudantes do ensino profissional e os dos cursos científico-humanísticos revelou diferenças moderadas entre estes, com os primeiros, em média, a estarem integrados em agregados familiares de ESE mais baixo, a terem mais indicadores de insucesso escolar prévio e resultados médios mais elevados na dimensão resolução de problemas do autoconceito de competência. Os estudantes do ensino profissional revelaram ainda mais interesses profissionais nas dimensões realista, empreendedor e convencional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
2022-09-29T13:17:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4670
url http://hdl.handle.net/10400.13/4670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, J. A. V., & Carvalho, R. G. G. (2021). Ensino profissional: escolha vocacional ou escapatória para jovens em transição?. Psychologica, 64(1), 49-67. https://doi.org/10.14195/1647-8606_64-1_3
10.14195/1647-8606_64-1_3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa da Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Imprensa da Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130561966505984