Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1990 |
Resumo: | O Ensino Profissional e as escolhas vocacionais merecem especial atenção investigativa uma vez que os processos produtivos exigem uma sólida formação dos trabalhadores. Este estudo descritivo, transversal e quantitativo, teve por objetivo comparar as diferenças na escolha vocacional (opção pelo ensino profissional ou por cursos científico humanísticos), considerando o percurso escolar prévio, o nível socioeconómico (NSE), o autoconceito de competência e os interesses vocacionais. A amostra foi constituída por 150 alunos, com idades compreendidas entre os 17 e os 28 anos (M = 19,21; DP = 2,55), sendo 74 do género masculino e 76 do género feminino, e a frequentarem cursos profissionalizantes (n=70) e cursos científico-humanísticos (n=80). Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a escala de autoconceito de competência e o Self Directed Search (Career Exploration). Os resultados mostraram diferenças entre os alunos dos cursos profissionais e os dos cursos científico-humanísticos, em função do NSE, sendo que os primeiros apresentam um NSE mais baixo. Verificaram-se também diferenças tendo em conta o percurso escolar, com 72% dos alunos dos cursos profissionais a assinalarem retenções ou abandono no seu percurso escolar, bem como com os alunos do ensino profissional a revelarem um autoconceito de competência, mais elevado no domínio da resolução de problemas. Relativamente aos interesses vocacionais, os alunos dos cursos profissionais têm resultados superiores nas características das dimensões realista, empreendedor e convencional. Os resultados são discutidos considerando a importância de intervenções, sobretudo multidisciplinares, que apoiem os alunos na construção do seu projeto profissional segundo as suas características e necessidades. |
id |
RCAP_9c6bb961acccb8d8fd0fa3f822d72b84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1990 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos?Escolha vocacionalEnsino profissionalAutoconceito de competênciaPercurso escolar prévioInteresses vocacionaisNível socioeconómicoVocational choiceProfessional educationCompetence self-conceptEarly academic pathwayVocational interestsSocioeconomic levelPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Ensino Profissional e as escolhas vocacionais merecem especial atenção investigativa uma vez que os processos produtivos exigem uma sólida formação dos trabalhadores. Este estudo descritivo, transversal e quantitativo, teve por objetivo comparar as diferenças na escolha vocacional (opção pelo ensino profissional ou por cursos científico humanísticos), considerando o percurso escolar prévio, o nível socioeconómico (NSE), o autoconceito de competência e os interesses vocacionais. A amostra foi constituída por 150 alunos, com idades compreendidas entre os 17 e os 28 anos (M = 19,21; DP = 2,55), sendo 74 do género masculino e 76 do género feminino, e a frequentarem cursos profissionalizantes (n=70) e cursos científico-humanísticos (n=80). Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a escala de autoconceito de competência e o Self Directed Search (Career Exploration). Os resultados mostraram diferenças entre os alunos dos cursos profissionais e os dos cursos científico-humanísticos, em função do NSE, sendo que os primeiros apresentam um NSE mais baixo. Verificaram-se também diferenças tendo em conta o percurso escolar, com 72% dos alunos dos cursos profissionais a assinalarem retenções ou abandono no seu percurso escolar, bem como com os alunos do ensino profissional a revelarem um autoconceito de competência, mais elevado no domínio da resolução de problemas. Relativamente aos interesses vocacionais, os alunos dos cursos profissionais têm resultados superiores nas características das dimensões realista, empreendedor e convencional. Os resultados são discutidos considerando a importância de intervenções, sobretudo multidisciplinares, que apoiem os alunos na construção do seu projeto profissional segundo as suas características e necessidades.Professional Education and vocational choices deserve special investigative attention, since productive processes require a solid formation of workers. This descriptive cross sectional and quantitative study aimed the comparison the differences of the choose between vocational choice (the choose for the professional education or scientific-humanistic courses), considering previous school level, socioeconomic level (SEL), self-concept of competence and the vocational interests. The sample consisted of 150 students aged between 17 and 28 (M=19.21; SD= 2.55), of whom 74 were male and 76 were female, and attended professional courses (n=70) and scientific-humanistic courses (n=80). A sociodemographic questionnaire, the competence self-concept scale and the Self Directed Search (Career Exploration) were used. The results showed differences between the students of the professional courses and those of the scientific-humanistic courses, as a function of the SEL, with the former having a lower SEL. Differences were also observed considering the early academic pathway, with 72% of students from professional courses reporting drop out on their school pathway, as well as with professional education students showing a higher self-concept in troubleshooting. Regarding vocational interests, the students of the professional courses have higher results in the characteristics of the realistic, entrepreneurial and conventional dimensions. The results are discussed considering the importance of interventions, especially multidisciplinary, that support students in the construction of their professional project according to their characteristics and needs.Carvalho, Renato Gil GomesDigitUMaPereira, José António Vieira2018-06-27T15:48:37Z2018-04-19T00:00:00Z2018-04-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1990201911051porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:43Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:45.439726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos? |
title |
Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos? |
spellingShingle |
Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos? Pereira, José António Vieira Escolha vocacional Ensino profissional Autoconceito de competência Percurso escolar prévio Interesses vocacionais Nível socioeconómico Vocational choice Professional education Competence self-concept Early academic pathway Vocational interests Socioeconomic level Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos? |
title_full |
Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos? |
title_fullStr |
Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos? |
title_full_unstemmed |
Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos? |
title_sort |
Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos? |
author |
Pereira, José António Vieira |
author_facet |
Pereira, José António Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Renato Gil Gomes DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, José António Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolha vocacional Ensino profissional Autoconceito de competência Percurso escolar prévio Interesses vocacionais Nível socioeconómico Vocational choice Professional education Competence self-concept Early academic pathway Vocational interests Socioeconomic level Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Escolha vocacional Ensino profissional Autoconceito de competência Percurso escolar prévio Interesses vocacionais Nível socioeconómico Vocational choice Professional education Competence self-concept Early academic pathway Vocational interests Socioeconomic level Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O Ensino Profissional e as escolhas vocacionais merecem especial atenção investigativa uma vez que os processos produtivos exigem uma sólida formação dos trabalhadores. Este estudo descritivo, transversal e quantitativo, teve por objetivo comparar as diferenças na escolha vocacional (opção pelo ensino profissional ou por cursos científico humanísticos), considerando o percurso escolar prévio, o nível socioeconómico (NSE), o autoconceito de competência e os interesses vocacionais. A amostra foi constituída por 150 alunos, com idades compreendidas entre os 17 e os 28 anos (M = 19,21; DP = 2,55), sendo 74 do género masculino e 76 do género feminino, e a frequentarem cursos profissionalizantes (n=70) e cursos científico-humanísticos (n=80). Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a escala de autoconceito de competência e o Self Directed Search (Career Exploration). Os resultados mostraram diferenças entre os alunos dos cursos profissionais e os dos cursos científico-humanísticos, em função do NSE, sendo que os primeiros apresentam um NSE mais baixo. Verificaram-se também diferenças tendo em conta o percurso escolar, com 72% dos alunos dos cursos profissionais a assinalarem retenções ou abandono no seu percurso escolar, bem como com os alunos do ensino profissional a revelarem um autoconceito de competência, mais elevado no domínio da resolução de problemas. Relativamente aos interesses vocacionais, os alunos dos cursos profissionais têm resultados superiores nas características das dimensões realista, empreendedor e convencional. Os resultados são discutidos considerando a importância de intervenções, sobretudo multidisciplinares, que apoiem os alunos na construção do seu projeto profissional segundo as suas características e necessidades. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-27T15:48:37Z 2018-04-19T00:00:00Z 2018-04-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1990 201911051 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1990 |
identifier_str_mv |
201911051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129917716168704 |