Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, José António Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1990
Resumo: O Ensino Profissional e as escolhas vocacionais merecem especial atenção investigativa uma vez que os processos produtivos exigem uma sólida formação dos trabalhadores. Este estudo descritivo, transversal e quantitativo, teve por objetivo comparar as diferenças na escolha vocacional (opção pelo ensino profissional ou por cursos científico humanísticos), considerando o percurso escolar prévio, o nível socioeconómico (NSE), o autoconceito de competência e os interesses vocacionais. A amostra foi constituída por 150 alunos, com idades compreendidas entre os 17 e os 28 anos (M = 19,21; DP = 2,55), sendo 74 do género masculino e 76 do género feminino, e a frequentarem cursos profissionalizantes (n=70) e cursos científico-humanísticos (n=80). Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a escala de autoconceito de competência e o Self Directed Search (Career Exploration). Os resultados mostraram diferenças entre os alunos dos cursos profissionais e os dos cursos científico-humanísticos, em função do NSE, sendo que os primeiros apresentam um NSE mais baixo. Verificaram-se também diferenças tendo em conta o percurso escolar, com 72% dos alunos dos cursos profissionais a assinalarem retenções ou abandono no seu percurso escolar, bem como com os alunos do ensino profissional a revelarem um autoconceito de competência, mais elevado no domínio da resolução de problemas. Relativamente aos interesses vocacionais, os alunos dos cursos profissionais têm resultados superiores nas características das dimensões realista, empreendedor e convencional. Os resultados são discutidos considerando a importância de intervenções, sobretudo multidisciplinares, que apoiem os alunos na construção do seu projeto profissional segundo as suas características e necessidades.
id RCAP_9c6bb961acccb8d8fd0fa3f822d72b84
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1990
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos?Escolha vocacionalEnsino profissionalAutoconceito de competênciaPercurso escolar prévioInteresses vocacionaisNível socioeconómicoVocational choiceProfessional educationCompetence self-conceptEarly academic pathwayVocational interestsSocioeconomic levelPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Ensino Profissional e as escolhas vocacionais merecem especial atenção investigativa uma vez que os processos produtivos exigem uma sólida formação dos trabalhadores. Este estudo descritivo, transversal e quantitativo, teve por objetivo comparar as diferenças na escolha vocacional (opção pelo ensino profissional ou por cursos científico humanísticos), considerando o percurso escolar prévio, o nível socioeconómico (NSE), o autoconceito de competência e os interesses vocacionais. A amostra foi constituída por 150 alunos, com idades compreendidas entre os 17 e os 28 anos (M = 19,21; DP = 2,55), sendo 74 do género masculino e 76 do género feminino, e a frequentarem cursos profissionalizantes (n=70) e cursos científico-humanísticos (n=80). Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a escala de autoconceito de competência e o Self Directed Search (Career Exploration). Os resultados mostraram diferenças entre os alunos dos cursos profissionais e os dos cursos científico-humanísticos, em função do NSE, sendo que os primeiros apresentam um NSE mais baixo. Verificaram-se também diferenças tendo em conta o percurso escolar, com 72% dos alunos dos cursos profissionais a assinalarem retenções ou abandono no seu percurso escolar, bem como com os alunos do ensino profissional a revelarem um autoconceito de competência, mais elevado no domínio da resolução de problemas. Relativamente aos interesses vocacionais, os alunos dos cursos profissionais têm resultados superiores nas características das dimensões realista, empreendedor e convencional. Os resultados são discutidos considerando a importância de intervenções, sobretudo multidisciplinares, que apoiem os alunos na construção do seu projeto profissional segundo as suas características e necessidades.Professional Education and vocational choices deserve special investigative attention, since productive processes require a solid formation of workers. This descriptive cross sectional and quantitative study aimed the comparison the differences of the choose between vocational choice (the choose for the professional education or scientific-humanistic courses), considering previous school level, socioeconomic level (SEL), self-concept of competence and the vocational interests. The sample consisted of 150 students aged between 17 and 28 (M=19.21; SD= 2.55), of whom 74 were male and 76 were female, and attended professional courses (n=70) and scientific-humanistic courses (n=80). A sociodemographic questionnaire, the competence self-concept scale and the Self Directed Search (Career Exploration) were used. The results showed differences between the students of the professional courses and those of the scientific-humanistic courses, as a function of the SEL, with the former having a lower SEL. Differences were also observed considering the early academic pathway, with 72% of students from professional courses reporting drop out on their school pathway, as well as with professional education students showing a higher self-concept in troubleshooting. Regarding vocational interests, the students of the professional courses have higher results in the characteristics of the realistic, entrepreneurial and conventional dimensions. The results are discussed considering the importance of interventions, especially multidisciplinary, that support students in the construction of their professional project according to their characteristics and needs.Carvalho, Renato Gil GomesDigitUMaPereira, José António Vieira2018-06-27T15:48:37Z2018-04-19T00:00:00Z2018-04-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1990201911051porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:43Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:45.439726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos?
title Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos?
spellingShingle Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos?
Pereira, José António Vieira
Escolha vocacional
Ensino profissional
Autoconceito de competência
Percurso escolar prévio
Interesses vocacionais
Nível socioeconómico
Vocational choice
Professional education
Competence self-concept
Early academic pathway
Vocational interests
Socioeconomic level
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos?
title_full Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos?
title_fullStr Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos?
title_full_unstemmed Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos?
title_sort Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos?
author Pereira, José António Vieira
author_facet Pereira, José António Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Renato Gil Gomes
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, José António Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Escolha vocacional
Ensino profissional
Autoconceito de competência
Percurso escolar prévio
Interesses vocacionais
Nível socioeconómico
Vocational choice
Professional education
Competence self-concept
Early academic pathway
Vocational interests
Socioeconomic level
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Escolha vocacional
Ensino profissional
Autoconceito de competência
Percurso escolar prévio
Interesses vocacionais
Nível socioeconómico
Vocational choice
Professional education
Competence self-concept
Early academic pathway
Vocational interests
Socioeconomic level
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O Ensino Profissional e as escolhas vocacionais merecem especial atenção investigativa uma vez que os processos produtivos exigem uma sólida formação dos trabalhadores. Este estudo descritivo, transversal e quantitativo, teve por objetivo comparar as diferenças na escolha vocacional (opção pelo ensino profissional ou por cursos científico humanísticos), considerando o percurso escolar prévio, o nível socioeconómico (NSE), o autoconceito de competência e os interesses vocacionais. A amostra foi constituída por 150 alunos, com idades compreendidas entre os 17 e os 28 anos (M = 19,21; DP = 2,55), sendo 74 do género masculino e 76 do género feminino, e a frequentarem cursos profissionalizantes (n=70) e cursos científico-humanísticos (n=80). Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a escala de autoconceito de competência e o Self Directed Search (Career Exploration). Os resultados mostraram diferenças entre os alunos dos cursos profissionais e os dos cursos científico-humanísticos, em função do NSE, sendo que os primeiros apresentam um NSE mais baixo. Verificaram-se também diferenças tendo em conta o percurso escolar, com 72% dos alunos dos cursos profissionais a assinalarem retenções ou abandono no seu percurso escolar, bem como com os alunos do ensino profissional a revelarem um autoconceito de competência, mais elevado no domínio da resolução de problemas. Relativamente aos interesses vocacionais, os alunos dos cursos profissionais têm resultados superiores nas características das dimensões realista, empreendedor e convencional. Os resultados são discutidos considerando a importância de intervenções, sobretudo multidisciplinares, que apoiem os alunos na construção do seu projeto profissional segundo as suas características e necessidades.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-27T15:48:37Z
2018-04-19T00:00:00Z
2018-04-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1990
201911051
url http://hdl.handle.net/10400.13/1990
identifier_str_mv 201911051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129917716168704