Reflectir contraditoriamente as contradições
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/33353 |
Resumo: | Este ensaio propõe-se analisar algumas teses de Vasco de Magalhães-Vilhena a propósito do problema do conhecimento, nomeadamente, a doutrina chamado do “refl exo”. O ponto de partida é a crítica que o autor dirige a António Sérgio, cuja posição fi losófi ca caracteriza, acertadamente, como idealismo de inspiração neo-kantiana. Magalhães-Vilhena aproxima a doutrina do refl exo, inspirada nas investigações do fi siologista russo I. Pavlov, da noção de refl exão proposta por Hegel na Segunda Parte da Ciência da Lógica. Neste ensaio, contesta-se a legitimi dade de tal aproximação. Por fi m, em confronto com as posições gnosiológicas de Magalhães-Vilhena (cujo corolário é a dependência dos dados sensoriais relativa mente aos estímulos físicos), propõe-se uma análise do fenómeno do conhecimento que tem por base o princípio da análise intencional defendido por Edmund Husserl |
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Reflectir contraditoriamente as contradiçõesIdealismoDoutrina do reflexoReflexãoIntencionalidadeIdealismDoctrine of the reflexReflectionIntentionalityEste ensaio propõe-se analisar algumas teses de Vasco de Magalhães-Vilhena a propósito do problema do conhecimento, nomeadamente, a doutrina chamado do “refl exo”. O ponto de partida é a crítica que o autor dirige a António Sérgio, cuja posição fi losófi ca caracteriza, acertadamente, como idealismo de inspiração neo-kantiana. Magalhães-Vilhena aproxima a doutrina do refl exo, inspirada nas investigações do fi siologista russo I. Pavlov, da noção de refl exão proposta por Hegel na Segunda Parte da Ciência da Lógica. Neste ensaio, contesta-se a legitimi dade de tal aproximação. Por fi m, em confronto com as posições gnosiológicas de Magalhães-Vilhena (cujo corolário é a dependência dos dados sensoriais relativa mente aos estímulos físicos), propõe-se uma análise do fenómeno do conhecimento que tem por base o princípio da análise intencional defendido por Edmund HusserlThis paper aims to analyze some theses of Vasco de Magalhães-Vilhena regarding the problem of knowledge, namely, the so-called theory of the “refl ex”. The point of departure is the critic the author addresses to António Sérgio, whose philosophical position is correctly characterized as Neo-kantian Idealism.Magalhães-Vilhena aims to link the doctrine of the refl ex, inspired by the researchof the Russian physiologist I. Pavlov, to the concept of refl ection proposed byHegel in the Second Part of the Science of Logic. In this paper I question the legitimacy of this connection. At last, confronting the standpoint of Magalhães-Vilhena regarding gnosiological issues (whose corollary is the dependence of sense-datafrom physical stimuli) I propose an analysis of the phenomenon of knowledgebased in the principles of intentional analysis endorsed by Edmund Husserl.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMorujão, Carlos2021-05-28T07:54:31Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33353por0872-4784info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:06.867308Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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