Argumentação e estudo do meio: uma díade promotora de pensamento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Inês Cabral Pinto Gonçalves da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17569
Resumo: O presente relatório final de estágio espelha um caminho marcado pelo desenvolvimento de um projeto de intervenção-investigação, no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, o qual consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didática. Esta teve como principal intenção, a articulação entre a Argumentação e Estudo do Meio, uma díade promotora de pensamento crítico. Esta sequência teve o intuito de elucidar para a importância da capacidade argumentativa não apenas em conteúdos de Estudo do Meio, integrando também outras áreas curriculares. A sequência didática desenvolvida foi suportada por orientações teóricas como o Pensamento crítico, a Argumentação, a Literacia científica e educação em ciências. A sequência didática incluiu ainda estratégias e atividades diversificadas que foram implementadas ao longo de várias sessões. O projeto de intervenção-investigação teve como principais objetivos averiguar o impacte da sequência didática nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores, bem como no desenvolvimento profissional da professora-investigadora. O projeto de intervenção-investigação, adotou caraterísticas de uma metodologia de investigação-ação. Portanto, como técnicas de recolha de dados adotou-se o inquérito por questionário, a observação participante e a compilação documental. Na análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo, através de um sistema categorial misto e com o auxílio do software WebQDA. Os resultados obtidos na análise dos dados recolhidos, indiciam que a implementação da sequência didática teve efeitos nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores, fundamentalmente, relacionadas com a capacidade argumentativa, a formulação de questões, a identificação de problemas e o registo coerente das ideias. Quanto à professora-investigadora que concebeu, planificou, implementou e avaliou a sequência didática, esta evidenciou ter desenvolvido competências enquanto profissional da educação e investigadora.
id RCAP_4bab58b9cb865692d7d9ddd2f9dbaaaa
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17569
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Argumentação e estudo do meio: uma díade promotora de pensamento críticoEnsino básico 1º cicloMétodos pedagógicosEducação científicaPensamento críticoArgumentaçãoEducação em ciênciasO presente relatório final de estágio espelha um caminho marcado pelo desenvolvimento de um projeto de intervenção-investigação, no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, o qual consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didática. Esta teve como principal intenção, a articulação entre a Argumentação e Estudo do Meio, uma díade promotora de pensamento crítico. Esta sequência teve o intuito de elucidar para a importância da capacidade argumentativa não apenas em conteúdos de Estudo do Meio, integrando também outras áreas curriculares. A sequência didática desenvolvida foi suportada por orientações teóricas como o Pensamento crítico, a Argumentação, a Literacia científica e educação em ciências. A sequência didática incluiu ainda estratégias e atividades diversificadas que foram implementadas ao longo de várias sessões. O projeto de intervenção-investigação teve como principais objetivos averiguar o impacte da sequência didática nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores, bem como no desenvolvimento profissional da professora-investigadora. O projeto de intervenção-investigação, adotou caraterísticas de uma metodologia de investigação-ação. Portanto, como técnicas de recolha de dados adotou-se o inquérito por questionário, a observação participante e a compilação documental. Na análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo, através de um sistema categorial misto e com o auxílio do software WebQDA. Os resultados obtidos na análise dos dados recolhidos, indiciam que a implementação da sequência didática teve efeitos nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores, fundamentalmente, relacionadas com a capacidade argumentativa, a formulação de questões, a identificação de problemas e o registo coerente das ideias. Quanto à professora-investigadora que concebeu, planificou, implementou e avaliou a sequência didática, esta evidenciou ter desenvolvido competências enquanto profissional da educação e investigadora.This final stage report reflects a path marked by the development of an action-research project in the context of courses Supervised Pedagogical Practice and Educational Research Seminar, which consisted in the design, planning, implementation and evaluation of a teaching sequence. This was mainly intended, the relationship between the Argumentation and the Environment Study, a promoter dyad of critical thinking. This sequence aimed to elucidate the importance of argumentative capacity not only in environmental studies content, also integrating other curriculum areas. The developed didactic sequence was supported by theoretical orientations such as Critical Thinking, Argumentation, Scientific Literacy and Science Education. The action-research project had as main objective to ascertain the impact of didactic sequence in the learning of children at the level of knowledge, skills and attitudes and values as well as the professional development of teacher-researcher. The project intervention-research, has adopted characteristics of a methodology of research-action. Therefore, as techniques of data selection it was adopted an inquiry by questionary, participant observation and documentary compilation. In the data analysis, we used the analysis of content through a mixed categorical system and with the help of WebQDA software. The results of the analysis of the data collected indicate that the implementation of the teaching sequence had effects on the learning of children at the level of knowledge, skills and attitudes and values, fundamentally related to argumentative capacity, formulation of questions, identification of problems and the coherent recording of ideas. As for the teacher-researcher who conceived, planned, implemented and evaluated the didactic sequence, this evidenced having developed skills as a professional of education and researcher.Universidade de Aveiro2017-05-25T08:43:00Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17569TID:201934523porCosta, Maria Inês Cabral Pinto Gonçalves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:24Zoai:ria.ua.pt:10773/17569Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:35.474699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Argumentação e estudo do meio: uma díade promotora de pensamento crítico
title Argumentação e estudo do meio: uma díade promotora de pensamento crítico
spellingShingle Argumentação e estudo do meio: uma díade promotora de pensamento crítico
Costa, Maria Inês Cabral Pinto Gonçalves da
Ensino básico 1º ciclo
Métodos pedagógicos
Educação científica
Pensamento crítico
Argumentação
Educação em ciências
title_short Argumentação e estudo do meio: uma díade promotora de pensamento crítico
title_full Argumentação e estudo do meio: uma díade promotora de pensamento crítico
title_fullStr Argumentação e estudo do meio: uma díade promotora de pensamento crítico
title_full_unstemmed Argumentação e estudo do meio: uma díade promotora de pensamento crítico
title_sort Argumentação e estudo do meio: uma díade promotora de pensamento crítico
author Costa, Maria Inês Cabral Pinto Gonçalves da
author_facet Costa, Maria Inês Cabral Pinto Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Inês Cabral Pinto Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico 1º ciclo
Métodos pedagógicos
Educação científica
Pensamento crítico
Argumentação
Educação em ciências
topic Ensino básico 1º ciclo
Métodos pedagógicos
Educação científica
Pensamento crítico
Argumentação
Educação em ciências
description O presente relatório final de estágio espelha um caminho marcado pelo desenvolvimento de um projeto de intervenção-investigação, no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, o qual consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didática. Esta teve como principal intenção, a articulação entre a Argumentação e Estudo do Meio, uma díade promotora de pensamento crítico. Esta sequência teve o intuito de elucidar para a importância da capacidade argumentativa não apenas em conteúdos de Estudo do Meio, integrando também outras áreas curriculares. A sequência didática desenvolvida foi suportada por orientações teóricas como o Pensamento crítico, a Argumentação, a Literacia científica e educação em ciências. A sequência didática incluiu ainda estratégias e atividades diversificadas que foram implementadas ao longo de várias sessões. O projeto de intervenção-investigação teve como principais objetivos averiguar o impacte da sequência didática nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores, bem como no desenvolvimento profissional da professora-investigadora. O projeto de intervenção-investigação, adotou caraterísticas de uma metodologia de investigação-ação. Portanto, como técnicas de recolha de dados adotou-se o inquérito por questionário, a observação participante e a compilação documental. Na análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo, através de um sistema categorial misto e com o auxílio do software WebQDA. Os resultados obtidos na análise dos dados recolhidos, indiciam que a implementação da sequência didática teve efeitos nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores, fundamentalmente, relacionadas com a capacidade argumentativa, a formulação de questões, a identificação de problemas e o registo coerente das ideias. Quanto à professora-investigadora que concebeu, planificou, implementou e avaliou a sequência didática, esta evidenciou ter desenvolvido competências enquanto profissional da educação e investigadora.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-05-25T08:43:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17569
TID:201934523
url http://hdl.handle.net/10773/17569
identifier_str_mv TID:201934523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137576392589312