Diagnóstico e Tratamento de Doenças Lisossomais: relatório 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grupo de Trabalho Coordenador do Diagnóstico e Tratamento de Doenças Lisossomais
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fortuna, Ana
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.18/2214
Resumo: Relatório anual do Grupo de Trabalho Coordenador do Diagnóstico e Tratamento de Doenças Lisossomais (GTCDTDL), relativo ao ano 2012, do qual se destaca a realização das seguintes atividades: − Discussão e avaliação de 43 casos clínicos relativos a pedidos de tratamento, ajuste de dose ou alteração do tratamento, mais 16 casos do que em 2011. Foram emitidos pareceres para Doença de Gaucher, Doença de Fabry, Mucopolissacaridoses tipo I, II e VI, Doença de Pompe e Doença de Niemann Pick tipo C. − Prossecução da compilação da documentação relativa aos doentes com a finalidade de constituir uma base de dados. − Avaliação atualizada e envio regular dos encargos mensais por doença e entidade prestadora dos cuidados de saúde, bem como a data de início e/ou suspensão das terapêuticas à Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). − Consolidação da constituição do grupo de trabalho e formulação de convite a consultores científicos, quando pertinente. − Compilação de documentação científica e informação de entidades europeias. − Organização logística interna e externa e de documentos de suporte, existindo formulários de registo dos dados individuais para solicitação de início e seguimento da terapêutica. − Estabelecimento e fortalecimento de contactos com instituições ou organismos relevantes (INFARMED, ACSS, DGS), associações de doentes (ex: APL, Raríssimas, Eurordis) e a indústria farmacêutica (Genzyme, Actelion, Biomarin, Shire). Em 2012, o GTCDTDL prosseguindo a sua missão de garantir a gestão e a coordenação a nível nacional do diagnóstico e tratamento das DLS, constatou que, apesar do número de doentes em tratamento continuar a aumentar, a política seguida pelo Grupo de trabalho de procurar individualizar melhor a dose terapêutica em cada doente reduzindo-a sempre que possível, aliada à redução dos preços pela indústria farmacêutica, tem permitido alguma contenção dos custos.
id RCAP_4bab9d317e09cd77d46bc23d61f90c16
oai_identifier_str oai:repositorio.insa.pt:10400.18/2214
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diagnóstico e Tratamento de Doenças Lisossomais: relatório 2012Doenças Lisossomais de SobrecargaDoenças GenéticasRelatório anual do Grupo de Trabalho Coordenador do Diagnóstico e Tratamento de Doenças Lisossomais (GTCDTDL), relativo ao ano 2012, do qual se destaca a realização das seguintes atividades: − Discussão e avaliação de 43 casos clínicos relativos a pedidos de tratamento, ajuste de dose ou alteração do tratamento, mais 16 casos do que em 2011. Foram emitidos pareceres para Doença de Gaucher, Doença de Fabry, Mucopolissacaridoses tipo I, II e VI, Doença de Pompe e Doença de Niemann Pick tipo C. − Prossecução da compilação da documentação relativa aos doentes com a finalidade de constituir uma base de dados. − Avaliação atualizada e envio regular dos encargos mensais por doença e entidade prestadora dos cuidados de saúde, bem como a data de início e/ou suspensão das terapêuticas à Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). − Consolidação da constituição do grupo de trabalho e formulação de convite a consultores científicos, quando pertinente. − Compilação de documentação científica e informação de entidades europeias. − Organização logística interna e externa e de documentos de suporte, existindo formulários de registo dos dados individuais para solicitação de início e seguimento da terapêutica. − Estabelecimento e fortalecimento de contactos com instituições ou organismos relevantes (INFARMED, ACSS, DGS), associações de doentes (ex: APL, Raríssimas, Eurordis) e a indústria farmacêutica (Genzyme, Actelion, Biomarin, Shire). Em 2012, o GTCDTDL prosseguindo a sua missão de garantir a gestão e a coordenação a nível nacional do diagnóstico e tratamento das DLS, constatou que, apesar do número de doentes em tratamento continuar a aumentar, a política seguida pelo Grupo de trabalho de procurar individualizar melhor a dose terapêutica em cada doente reduzindo-a sempre que possível, aliada à redução dos preços pela indústria farmacêutica, tem permitido alguma contenção dos custos.Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IPRepositório Científico do Instituto Nacional de SaúdeGrupo de Trabalho Coordenador do Diagnóstico e Tratamento de Doenças LisossomaisFortuna, Ana2014-04-02T13:06:34Z2014-022014-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.18/2214por978-972-8643-89-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T15:39:09Zoai:repositorio.insa.pt:10400.18/2214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:37:14.999191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico e Tratamento de Doenças Lisossomais: relatório 2012
title Diagnóstico e Tratamento de Doenças Lisossomais: relatório 2012
spellingShingle Diagnóstico e Tratamento de Doenças Lisossomais: relatório 2012
Grupo de Trabalho Coordenador do Diagnóstico e Tratamento de Doenças Lisossomais
Doenças Lisossomais de Sobrecarga
Doenças Genéticas
title_short Diagnóstico e Tratamento de Doenças Lisossomais: relatório 2012
title_full Diagnóstico e Tratamento de Doenças Lisossomais: relatório 2012
title_fullStr Diagnóstico e Tratamento de Doenças Lisossomais: relatório 2012
title_full_unstemmed Diagnóstico e Tratamento de Doenças Lisossomais: relatório 2012
title_sort Diagnóstico e Tratamento de Doenças Lisossomais: relatório 2012
author Grupo de Trabalho Coordenador do Diagnóstico e Tratamento de Doenças Lisossomais
author_facet Grupo de Trabalho Coordenador do Diagnóstico e Tratamento de Doenças Lisossomais
Fortuna, Ana
author_role author
author2 Fortuna, Ana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Nacional de Saúde
dc.contributor.author.fl_str_mv Grupo de Trabalho Coordenador do Diagnóstico e Tratamento de Doenças Lisossomais
Fortuna, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Doenças Lisossomais de Sobrecarga
Doenças Genéticas
topic Doenças Lisossomais de Sobrecarga
Doenças Genéticas
description Relatório anual do Grupo de Trabalho Coordenador do Diagnóstico e Tratamento de Doenças Lisossomais (GTCDTDL), relativo ao ano 2012, do qual se destaca a realização das seguintes atividades: − Discussão e avaliação de 43 casos clínicos relativos a pedidos de tratamento, ajuste de dose ou alteração do tratamento, mais 16 casos do que em 2011. Foram emitidos pareceres para Doença de Gaucher, Doença de Fabry, Mucopolissacaridoses tipo I, II e VI, Doença de Pompe e Doença de Niemann Pick tipo C. − Prossecução da compilação da documentação relativa aos doentes com a finalidade de constituir uma base de dados. − Avaliação atualizada e envio regular dos encargos mensais por doença e entidade prestadora dos cuidados de saúde, bem como a data de início e/ou suspensão das terapêuticas à Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). − Consolidação da constituição do grupo de trabalho e formulação de convite a consultores científicos, quando pertinente. − Compilação de documentação científica e informação de entidades europeias. − Organização logística interna e externa e de documentos de suporte, existindo formulários de registo dos dados individuais para solicitação de início e seguimento da terapêutica. − Estabelecimento e fortalecimento de contactos com instituições ou organismos relevantes (INFARMED, ACSS, DGS), associações de doentes (ex: APL, Raríssimas, Eurordis) e a indústria farmacêutica (Genzyme, Actelion, Biomarin, Shire). Em 2012, o GTCDTDL prosseguindo a sua missão de garantir a gestão e a coordenação a nível nacional do diagnóstico e tratamento das DLS, constatou que, apesar do número de doentes em tratamento continuar a aumentar, a política seguida pelo Grupo de trabalho de procurar individualizar melhor a dose terapêutica em cada doente reduzindo-a sempre que possível, aliada à redução dos preços pela indústria farmacêutica, tem permitido alguma contenção dos custos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-02T13:06:34Z
2014-02
2014-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.18/2214
url http://hdl.handle.net/10400.18/2214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-8643-89-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132106619617280