Promoção da saúde em utentes com diabetes: a importância do teleatendimento em consultas de nutrição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Jovana Benoiel de Farias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38695
Resumo: A diabetes Mellitus é um problema de saúde para todos os países, apresenta elevadas taxas de hospitalizações, utilização dos serviços de saúde e alta incidência de complicações. Em tempo de pandemia pela COVID-19, o teleatendimento tem sido ferramenta de autocuidado, autogerenciamento e participação dos utentes na prevenção de doenças. Promover a mudança de comportamentos e estilos de vida, através da educação em saúde, é um desafio para profissionais da área da saúde. Este estudo, de natureza mista, seguiu os pressupostos da investigação-ação, teve como objetivo geral promover o autocuidado de utentes com diabetes, encaminhados virtual e remotamente por profissionais de saúde. Nele participaram 6 pessoas adultos/as com diabetes, que frequentaram seis sessões online, com metodologia de grupos operativos voltados para o autocuidado.Antes e após a intervenção, foi aplicado o questionário Diabetes Knowledge Questionaire (DKN-A) e a Escala de Atividades de Autocuidado com a Diabetes, bem como recolhidos dados qualitativos durante as sessões. Os principais resultados evidenciaram o interesse dos participantes em relatar suas experiências, e adesão às atividades de autocuidado; também o aumento de conhecimento sobre Diabetes; aumento da pontuação em 7 dos 15 itens que compoêm o DKN; melhor controlo da glicémia em jejum, com valores médios reduzidos de 156,48mg/dl para 130,08mg/dl. O teleatendimento com grupos operativos surge como opção na educação em saúde para utentes com Diabetes, algo que se considera relevante poder chegar a mais pessoas em diferentes situações, para além do momento pandémico em que este estudo foi feito.
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