As imagens do francês e (des)motivação: um estudo de caso no 9º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Celeste Cristina Pinto de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15477
Resumo: Este estudo debruça-se sobre as motivações que levaram os alunos do 9º ano de uma escola do concelho de Felgueiras a escolher o Francês como Língua Estrangeira 2 no 7º ano de escolaridade, bem como as representações relativas à língua francesa, aos franceses e à francofonia em contexto escolar. Pretende-se conhecer os fatores que estão na origem da (des)motivação para a aprendizagem desta língua e as estratégias de motivação identificadas pelos alunos. Depois de uma revisão da literatura sobre a motivação e as imagens das línguas em contexto escolar, procedeu-se a um estudo de caso. Neste processo foram utilizados diferentes instrumentos de recolha de dados, tais como o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista e ainda uma atividade didática realizada pelos alunos, no âmbito da Semana da Francofonia. Procedeu-se à análise qualitativa e quantitativa dos dados obtidos neste estudo de caso. Face ao decréscimo registado a nível nacional de inscrições na disciplina de Francês, enquanto Língua Estrangeira 2, os resultados registados neste estudo são atípicos tendo em conta o que o Francês enfrenta à data, nas nossas escolas. Segundo os alunos inquiridos, as representações sobre o grau de dificuldade/ facilidade da língua não parecem ser um fator inibidor no processo ensino / aprendizagem e na opção por esta língua. Ficamos a saber que a maioria dos alunos do 9º ano envolvidos neste estudo gosta da língua francesa e dos franceses, de acordo com as imagens que têm deles, que optaria novamente pelo Francês Língua Estrangeira 2 e que se sente suficientemente motivada para continuar a desenvolver competências linguístico-comunicativas em Francês, língua estrangeira.
id RCAP_4bb7836599f78a693cdf4d4afc1631bf
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/15477
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As imagens do francês e (des)motivação: um estudo de caso no 9º ano de escolaridadeEnsino de línguasLíngua francesa - Ensino de uma segunda línguaEstratégias da aprendizagemMotivação dos alunosEste estudo debruça-se sobre as motivações que levaram os alunos do 9º ano de uma escola do concelho de Felgueiras a escolher o Francês como Língua Estrangeira 2 no 7º ano de escolaridade, bem como as representações relativas à língua francesa, aos franceses e à francofonia em contexto escolar. Pretende-se conhecer os fatores que estão na origem da (des)motivação para a aprendizagem desta língua e as estratégias de motivação identificadas pelos alunos. Depois de uma revisão da literatura sobre a motivação e as imagens das línguas em contexto escolar, procedeu-se a um estudo de caso. Neste processo foram utilizados diferentes instrumentos de recolha de dados, tais como o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista e ainda uma atividade didática realizada pelos alunos, no âmbito da Semana da Francofonia. Procedeu-se à análise qualitativa e quantitativa dos dados obtidos neste estudo de caso. Face ao decréscimo registado a nível nacional de inscrições na disciplina de Francês, enquanto Língua Estrangeira 2, os resultados registados neste estudo são atípicos tendo em conta o que o Francês enfrenta à data, nas nossas escolas. Segundo os alunos inquiridos, as representações sobre o grau de dificuldade/ facilidade da língua não parecem ser um fator inibidor no processo ensino / aprendizagem e na opção por esta língua. Ficamos a saber que a maioria dos alunos do 9º ano envolvidos neste estudo gosta da língua francesa e dos franceses, de acordo com as imagens que têm deles, que optaria novamente pelo Francês Língua Estrangeira 2 e que se sente suficientemente motivada para continuar a desenvolver competências linguístico-comunicativas em Francês, língua estrangeira.This study pores over the motivation that led year 9 students from a school in the district of Felgueiras to choose French as a second foreign language when they were in year 7, as well as their representations concerning the French language, the French and the French-speaking world in school context. The aim is also to know the factors that are in the origin of the (de)motivation for studying this language and the motivation strategies identified by students. After a review of the literature on motivation and images of languages in school context, a case study was conducted. Throughout this process different instruments were used to collect data, such as survey by questionnaire, survey by interview and an educational activity performed by students with the purpose of identifying and describing students` representations of French and identifying the factors that influence (de)motivation for learning the language. To achieve this aim, a qualitative and quantitative analysis was carried out of data obtained in this case study. Taking into account the decrease in enrolments in French countrywide, as a second foreign language, the results attained in this study are atypical considering what French faces in our schools nowadays. According to the surveyed students, the representations concerning the degree of difficulty/ease of the language do not seem to be an inhibiting factor in the teaching/learning process. One found out that the majority of students in year 9 involved in this study like the language and the French, according to the images they have of them, they would choose French as a second foreign language again and feel sufficiently motivated to keep on developing linguistic and communicative competences in this language.Cette étude aborde les motivations qui ont amené les élèves de 9ème année d’une école de Felgueiras à choisir le Français comme Langue Étrangère 2, en 7ème année, ainsi que les représentations relatives à la langue française, aux français et à la francophonie en contexte scolaire. Nous prétendons connaître les facteurs qui sont à l’origine de la (dé)motivation pour l’étude de cette langue et les stratégies de motivations identifiées par les élèves. Après une révision de la littérature sur le thème de la motivation e des images des langues en contexte scolaire, on a procédé à une étude de cas. Dans ce procès, différents instruments de collectes de données ont été utilisés, comme par exemple l’enquête par questionnaire, l’enquête par entretien et encore par une activité didactique réalisée par les élèves afin d’identifier et décrire les représentations des élèves par rapport au Français et identifier les facteurs qui influencent la (dé)motivation envers l’étude de la langue. Pour cela, nous avons utilisé l’analyse qualitative et quantitative des données obtenues dans cette étude de cas. Face à la diminution vérifiée au niveau national des inscriptions en Français, en tant que Langue Étrangère 2, les résultats enregistrés dans cette étude sont atypiques si on tient compte de ce qui se passe, actuellement, avec le Français dans nos écoles. Selon les élèves interrogés, les représentations concernant la difficulté ou la facilité de la langue ne semblent pas être un facteur inhibiteur dans le procès de l’enseignement et de l’apprentissage. Nous apprenons que la plupart des élèves de 9ème année impliqués dans cette étude, aime la langue et les français, par rapport aux images qu’ils ont d’eux, qu’ils choisiraient à nouveau le Français Langue Étrangère 2 et qu’ils se sentent suffisamment motivés pour continuer à développer les compétences linguistiques et communicatives en Français, langue étrangère.Universidade de Aveiro2016-04-18T14:21:20Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15477TID:201570211porOliveira, Celeste Cristina Pinto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:38Zoai:ria.ua.pt:10773/15477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:51.398605Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As imagens do francês e (des)motivação: um estudo de caso no 9º ano de escolaridade
title As imagens do francês e (des)motivação: um estudo de caso no 9º ano de escolaridade
spellingShingle As imagens do francês e (des)motivação: um estudo de caso no 9º ano de escolaridade
Oliveira, Celeste Cristina Pinto de
Ensino de línguas
Língua francesa - Ensino de uma segunda língua
Estratégias da aprendizagem
Motivação dos alunos
title_short As imagens do francês e (des)motivação: um estudo de caso no 9º ano de escolaridade
title_full As imagens do francês e (des)motivação: um estudo de caso no 9º ano de escolaridade
title_fullStr As imagens do francês e (des)motivação: um estudo de caso no 9º ano de escolaridade
title_full_unstemmed As imagens do francês e (des)motivação: um estudo de caso no 9º ano de escolaridade
title_sort As imagens do francês e (des)motivação: um estudo de caso no 9º ano de escolaridade
author Oliveira, Celeste Cristina Pinto de
author_facet Oliveira, Celeste Cristina Pinto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Celeste Cristina Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Língua francesa - Ensino de uma segunda língua
Estratégias da aprendizagem
Motivação dos alunos
topic Ensino de línguas
Língua francesa - Ensino de uma segunda língua
Estratégias da aprendizagem
Motivação dos alunos
description Este estudo debruça-se sobre as motivações que levaram os alunos do 9º ano de uma escola do concelho de Felgueiras a escolher o Francês como Língua Estrangeira 2 no 7º ano de escolaridade, bem como as representações relativas à língua francesa, aos franceses e à francofonia em contexto escolar. Pretende-se conhecer os fatores que estão na origem da (des)motivação para a aprendizagem desta língua e as estratégias de motivação identificadas pelos alunos. Depois de uma revisão da literatura sobre a motivação e as imagens das línguas em contexto escolar, procedeu-se a um estudo de caso. Neste processo foram utilizados diferentes instrumentos de recolha de dados, tais como o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista e ainda uma atividade didática realizada pelos alunos, no âmbito da Semana da Francofonia. Procedeu-se à análise qualitativa e quantitativa dos dados obtidos neste estudo de caso. Face ao decréscimo registado a nível nacional de inscrições na disciplina de Francês, enquanto Língua Estrangeira 2, os resultados registados neste estudo são atípicos tendo em conta o que o Francês enfrenta à data, nas nossas escolas. Segundo os alunos inquiridos, as representações sobre o grau de dificuldade/ facilidade da língua não parecem ser um fator inibidor no processo ensino / aprendizagem e na opção por esta língua. Ficamos a saber que a maioria dos alunos do 9º ano envolvidos neste estudo gosta da língua francesa e dos franceses, de acordo com as imagens que têm deles, que optaria novamente pelo Francês Língua Estrangeira 2 e que se sente suficientemente motivada para continuar a desenvolver competências linguístico-comunicativas em Francês, língua estrangeira.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-18T14:21:20Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/15477
TID:201570211
url http://hdl.handle.net/10773/15477
identifier_str_mv TID:201570211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137558072918016