A música como suporte de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol e inglês)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17145 |
Resumo: | Este relatório visa apresentar as potencialidades que o uso da música pode revelar no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), em sala de aula. O estudo foi efetuado em duas turmas de 7º ano, uma de Inglês e outra de Espanhol, durante o presente ano letivo de 2013/14, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. A utilização de canções, considerada uma atividade lúdica, influencia o aumento de motivação e interesse por parte dos alunos, possibilitando também trabalhar diversas competências relativamente à língua em aprendizagem. Em primeiro lugar, será apresentada uma fundamentação teórica do uso da música/canções no ensino-aprendizagem de LE, procedendo-se depois à análise dos documentos reguladores que contemplam a presença destes conteúdos, e ainda à música como fator de motivação e como facilitadora de aprendizagem de uma língua. Seguidamente é feita uma apresentação teórica dos procedimentos metodológicos utilizados, privilegiando-se a investigação-ação. De forma a obter a informação necessária para a realização deste relatório, foram elaborados vários instrumentos de recolha de dados: inquéritos (aos alunos e professores de LE), entrevistas (às professoras cooperantes neste estágio) assim como notas de campo, produto da observação direta. À luz da análise desses dados, pretendemos partilhar os resultados obtidos através deste estudo, concluindo que a música e o uso de canções nas aulas de ELE e ILE são um recurso que permite e facilita criar e melhorar as atividades comunicativas na sala de aula, e, em consequência, estimular os alunos para um melhor e mais agradável ambiente de aprendizagem. Pelo exposto, propomos uma maior integração das atividades “com música” como ferramenta ativa e facilitadora de aprendizagem nas aulas de LE. This report aims to present the potential that the use of songs in teaching and learning a foreign language in the classroom can reveal. This study was conducted in two middle school classes (year 7), one in English and the other one in Spanish, in the academic year 2013/2014 within the Supervised Teaching Practice curricular unit. The use of songs, considered a leisure activity, influences the increase of motivation and interest of students, allowing the work of various skills relating to language learning. First a theoretical basis regarding the use of music in teaching-learning processes will be presented, followed by the analysis of official regulatory documents and afterwards a brief theoretical analysis about music as a motivator and facilitator role of language learning. Then, a presentation of the methodological procedures used is made, favoring the research-action method. In order to obtain the information necessary to carry out this report, various data collection instruments were developed. Looking for answers among students, a questionnaire survey was implemented, field notes were created and also, due to the need of a more detached perspective,, were conducted several interviews to the cooperating teachers and teachers of foreign languages. After collecting and analyzing the data, the conclusions of the study are shared about the advantages and motivation in the use of songs in LE. Music, as didactic activity, allows exploring different skills and introduces the cultural component of the language, by being a resource that promotes good mood and stimulates positive emotions in students. Music is present every day in the lives of young people, revealing itself as a didactic resource seen as an asset in the teaching and learning of a foreign language, since it provides the motivation and interest of students in the classroom. |
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Este relatório visa apresentar as potencialidades que o uso da música pode revelar no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), em sala de aula. O estudo foi efetuado em duas turmas de 7º ano, uma de Inglês e outra de Espanhol, durante o presente ano letivo de 2013/14, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. A utilização de canções, considerada uma atividade lúdica, influencia o aumento de motivação e interesse por parte dos alunos, possibilitando também trabalhar diversas competências relativamente à língua em aprendizagem. Em primeiro lugar, será apresentada uma fundamentação teórica do uso da música/canções no ensino-aprendizagem de LE, procedendo-se depois à análise dos documentos reguladores que contemplam a presença destes conteúdos, e ainda à música como fator de motivação e como facilitadora de aprendizagem de uma língua. Seguidamente é feita uma apresentação teórica dos procedimentos metodológicos utilizados, privilegiando-se a investigação-ação. De forma a obter a informação necessária para a realização deste relatório, foram elaborados vários instrumentos de recolha de dados: inquéritos (aos alunos e professores de LE), entrevistas (às professoras cooperantes neste estágio) assim como notas de campo, produto da observação direta. À luz da análise desses dados, pretendemos partilhar os resultados obtidos através deste estudo, concluindo que a música e o uso de canções nas aulas de ELE e ILE são um recurso que permite e facilita criar e melhorar as atividades comunicativas na sala de aula, e, em consequência, estimular os alunos para um melhor e mais agradável ambiente de aprendizagem. Pelo exposto, propomos uma maior integração das atividades “com música” como ferramenta ativa e facilitadora de aprendizagem nas aulas de LE. This report aims to present the potential that the use of songs in teaching and learning a foreign language in the classroom can reveal. This study was conducted in two middle school classes (year 7), one in English and the other one in Spanish, in the academic year 2013/2014 within the Supervised Teaching Practice curricular unit. The use of songs, considered a leisure activity, influences the increase of motivation and interest of students, allowing the work of various skills relating to language learning. First a theoretical basis regarding the use of music in teaching-learning processes will be presented, followed by the analysis of official regulatory documents and afterwards a brief theoretical analysis about music as a motivator and facilitator role of language learning. Then, a presentation of the methodological procedures used is made, favoring the research-action method. In order to obtain the information necessary to carry out this report, various data collection instruments were developed. Looking for answers among students, a questionnaire survey was implemented, field notes were created and also, due to the need of a more detached perspective,, were conducted several interviews to the cooperating teachers and teachers of foreign languages. After collecting and analyzing the data, the conclusions of the study are shared about the advantages and motivation in the use of songs in LE. Music, as didactic activity, allows exploring different skills and introduces the cultural component of the language, by being a resource that promotes good mood and stimulates positive emotions in students. Music is present every day in the lives of young people, revealing itself as a didactic resource seen as an asset in the teaching and learning of a foreign language, since it provides the motivation and interest of students in the classroom. |
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