A música como suporte de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol e inglês)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romão, Ana Mécia T.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17145
Resumo: Este relatório visa apresentar as potencialidades que o uso da música pode revelar no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), em sala de aula. O estudo foi efetuado em duas turmas de 7º ano, uma de Inglês e outra de Espanhol, durante o presente ano letivo de 2013/14, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. A utilização de canções, considerada uma atividade lúdica, influencia o aumento de motivação e interesse por parte dos alunos, possibilitando também trabalhar diversas competências relativamente à língua em aprendizagem. Em primeiro lugar, será apresentada uma fundamentação teórica do uso da música/canções no ensino-aprendizagem de LE, procedendo-se depois à análise dos documentos reguladores que contemplam a presença destes conteúdos, e ainda à música como fator de motivação e como facilitadora de aprendizagem de uma língua. Seguidamente é feita uma apresentação teórica dos procedimentos metodológicos utilizados, privilegiando-se a investigação-ação. De forma a obter a informação necessária para a realização deste relatório, foram elaborados vários instrumentos de recolha de dados: inquéritos (aos alunos e professores de LE), entrevistas (às professoras cooperantes neste estágio) assim como notas de campo, produto da observação direta. À luz da análise desses dados, pretendemos partilhar os resultados obtidos através deste estudo, concluindo que a música e o uso de canções nas aulas de ELE e ILE são um recurso que permite e facilita criar e melhorar as atividades comunicativas na sala de aula, e, em consequência, estimular os alunos para um melhor e mais agradável ambiente de aprendizagem. Pelo exposto, propomos uma maior integração das atividades “com música” como ferramenta ativa e facilitadora de aprendizagem nas aulas de LE. This report aims to present the potential that the use of songs in teaching and learning a foreign language in the classroom can reveal. This study was conducted in two middle school classes (year 7), one in English and the other one in Spanish, in the academic year 2013/2014 within the Supervised Teaching Practice curricular unit. The use of songs, considered a leisure activity, influences the increase of motivation and interest of students, allowing the work of various skills relating to language learning. First a theoretical basis regarding the use of music in teaching-learning processes will be presented, followed by the analysis of official regulatory documents and afterwards a brief theoretical analysis about music as a motivator and facilitator role of language learning. Then, a presentation of the methodological procedures used is made, favoring the research-action method. In order to obtain the information necessary to carry out this report, various data collection instruments were developed. Looking for answers among students, a questionnaire survey was implemented, field notes were created and also, due to the need of a more detached perspective,, were conducted several interviews to the cooperating teachers and teachers of foreign languages. After collecting and analyzing the data, the conclusions of the study are shared about the advantages and motivation in the use of songs in LE. Music, as didactic activity, allows exploring different skills and introduces the cultural component of the language, by being a resource that promotes good mood and stimulates positive emotions in students. Music is present every day in the lives of young people, revealing itself as a didactic resource seen as an asset in the teaching and learning of a foreign language, since it provides the motivation and interest of students in the classroom.
id RCAP_48dd1192ea4b97640bf4854088d9d281
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17145
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A música como suporte de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol e inglês)Ensino de uma segunda línguaDiversidade linguísticaLíngua inglesaLíngua espanholaEnsino-aprendizagem - MúsicaMotivação dos alunosAtividades pedagógicasEste relatório visa apresentar as potencialidades que o uso da música pode revelar no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), em sala de aula. O estudo foi efetuado em duas turmas de 7º ano, uma de Inglês e outra de Espanhol, durante o presente ano letivo de 2013/14, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. A utilização de canções, considerada uma atividade lúdica, influencia o aumento de motivação e interesse por parte dos alunos, possibilitando também trabalhar diversas competências relativamente à língua em aprendizagem. Em primeiro lugar, será apresentada uma fundamentação teórica do uso da música/canções no ensino-aprendizagem de LE, procedendo-se depois à análise dos documentos reguladores que contemplam a presença destes conteúdos, e ainda à música como fator de motivação e como facilitadora de aprendizagem de uma língua. Seguidamente é feita uma apresentação teórica dos procedimentos metodológicos utilizados, privilegiando-se a investigação-ação. De forma a obter a informação necessária para a realização deste relatório, foram elaborados vários instrumentos de recolha de dados: inquéritos (aos alunos e professores de LE), entrevistas (às professoras cooperantes neste estágio) assim como notas de campo, produto da observação direta. À luz da análise desses dados, pretendemos partilhar os resultados obtidos através deste estudo, concluindo que a música e o uso de canções nas aulas de ELE e ILE são um recurso que permite e facilita criar e melhorar as atividades comunicativas na sala de aula, e, em consequência, estimular os alunos para um melhor e mais agradável ambiente de aprendizagem. Pelo exposto, propomos uma maior integração das atividades “com música” como ferramenta ativa e facilitadora de aprendizagem nas aulas de LE. This report aims to present the potential that the use of songs in teaching and learning a foreign language in the classroom can reveal. This study was conducted in two middle school classes (year 7), one in English and the other one in Spanish, in the academic year 2013/2014 within the Supervised Teaching Practice curricular unit. The use of songs, considered a leisure activity, influences the increase of motivation and interest of students, allowing the work of various skills relating to language learning. First a theoretical basis regarding the use of music in teaching-learning processes will be presented, followed by the analysis of official regulatory documents and afterwards a brief theoretical analysis about music as a motivator and facilitator role of language learning. Then, a presentation of the methodological procedures used is made, favoring the research-action method. In order to obtain the information necessary to carry out this report, various data collection instruments were developed. Looking for answers among students, a questionnaire survey was implemented, field notes were created and also, due to the need of a more detached perspective,, were conducted several interviews to the cooperating teachers and teachers of foreign languages. After collecting and analyzing the data, the conclusions of the study are shared about the advantages and motivation in the use of songs in LE. Music, as didactic activity, allows exploring different skills and introduces the cultural component of the language, by being a resource that promotes good mood and stimulates positive emotions in students. Music is present every day in the lives of young people, revealing itself as a didactic resource seen as an asset in the teaching and learning of a foreign language, since it provides the motivation and interest of students in the classroom.Universidade de Aveiro2017-04-04T11:53:07Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17145TID:201563983porRomão, Ana Mécia T.,info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:49Zoai:ria.ua.pt:10773/17145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:21.390506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A música como suporte de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol e inglês)
title A música como suporte de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol e inglês)
spellingShingle A música como suporte de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol e inglês)
Romão, Ana Mécia T.,
Ensino de uma segunda língua
Diversidade linguística
Língua inglesa
Língua espanhola
Ensino-aprendizagem - Música
Motivação dos alunos
Atividades pedagógicas
title_short A música como suporte de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol e inglês)
title_full A música como suporte de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol e inglês)
title_fullStr A música como suporte de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol e inglês)
title_full_unstemmed A música como suporte de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol e inglês)
title_sort A música como suporte de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol e inglês)
author Romão, Ana Mécia T.,
author_facet Romão, Ana Mécia T.,
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romão, Ana Mécia T.,
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de uma segunda língua
Diversidade linguística
Língua inglesa
Língua espanhola
Ensino-aprendizagem - Música
Motivação dos alunos
Atividades pedagógicas
topic Ensino de uma segunda língua
Diversidade linguística
Língua inglesa
Língua espanhola
Ensino-aprendizagem - Música
Motivação dos alunos
Atividades pedagógicas
description Este relatório visa apresentar as potencialidades que o uso da música pode revelar no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), em sala de aula. O estudo foi efetuado em duas turmas de 7º ano, uma de Inglês e outra de Espanhol, durante o presente ano letivo de 2013/14, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. A utilização de canções, considerada uma atividade lúdica, influencia o aumento de motivação e interesse por parte dos alunos, possibilitando também trabalhar diversas competências relativamente à língua em aprendizagem. Em primeiro lugar, será apresentada uma fundamentação teórica do uso da música/canções no ensino-aprendizagem de LE, procedendo-se depois à análise dos documentos reguladores que contemplam a presença destes conteúdos, e ainda à música como fator de motivação e como facilitadora de aprendizagem de uma língua. Seguidamente é feita uma apresentação teórica dos procedimentos metodológicos utilizados, privilegiando-se a investigação-ação. De forma a obter a informação necessária para a realização deste relatório, foram elaborados vários instrumentos de recolha de dados: inquéritos (aos alunos e professores de LE), entrevistas (às professoras cooperantes neste estágio) assim como notas de campo, produto da observação direta. À luz da análise desses dados, pretendemos partilhar os resultados obtidos através deste estudo, concluindo que a música e o uso de canções nas aulas de ELE e ILE são um recurso que permite e facilita criar e melhorar as atividades comunicativas na sala de aula, e, em consequência, estimular os alunos para um melhor e mais agradável ambiente de aprendizagem. Pelo exposto, propomos uma maior integração das atividades “com música” como ferramenta ativa e facilitadora de aprendizagem nas aulas de LE. This report aims to present the potential that the use of songs in teaching and learning a foreign language in the classroom can reveal. This study was conducted in two middle school classes (year 7), one in English and the other one in Spanish, in the academic year 2013/2014 within the Supervised Teaching Practice curricular unit. The use of songs, considered a leisure activity, influences the increase of motivation and interest of students, allowing the work of various skills relating to language learning. First a theoretical basis regarding the use of music in teaching-learning processes will be presented, followed by the analysis of official regulatory documents and afterwards a brief theoretical analysis about music as a motivator and facilitator role of language learning. Then, a presentation of the methodological procedures used is made, favoring the research-action method. In order to obtain the information necessary to carry out this report, various data collection instruments were developed. Looking for answers among students, a questionnaire survey was implemented, field notes were created and also, due to the need of a more detached perspective,, were conducted several interviews to the cooperating teachers and teachers of foreign languages. After collecting and analyzing the data, the conclusions of the study are shared about the advantages and motivation in the use of songs in LE. Music, as didactic activity, allows exploring different skills and introduces the cultural component of the language, by being a resource that promotes good mood and stimulates positive emotions in students. Music is present every day in the lives of young people, revealing itself as a didactic resource seen as an asset in the teaching and learning of a foreign language, since it provides the motivation and interest of students in the classroom.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2017-04-04T11:53:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17145
TID:201563983
url http://hdl.handle.net/10773/17145
identifier_str_mv TID:201563983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137573683068928