Ensino do empreendedorismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3097 |
Resumo: | Esta investigação tem como objetivo identificar aspectos associados às expectativas de resultados e motivações empreendedoras que poderão influenciar os estudantes portugueses do ensino superior à seguir carreira empreendedora. Para testar empiricamente as hipóteses, foram utilizados dados secundários extraídos do EEP (Entrepreneurship Education Project) aplicado em Portugal. A EEP é um projeto realizado em mais de 80 países e que abrange mais de 400 universidades. Este trabalho faz uma análise dos dados desta pesquisa aplicada em Portugal, com uma especificidade em relação às expectativas de resultados e motivações empreendedoras. Em resumo, este trabalho tem como objetivo identificar os componentes do processo de ensino do empreendedorismo e a forma que esses componentes podem ter impacto e levar a um ensino mais estruturado e eficiente desta temática. Este trabalho analisa os conceitos de empreendedorismo, o ensino voltado para o empreendedorismo e uma abordagem teórica sobre as expectativas de resultados e motivações empreendedoras. Após esta abordagem teórica, é feito um estudo estatístico dos dados provenientes do EEP - Portugal e, em seguida, os resultados são discutidos. A amostra considerada para a análise dos resultados incluiu um universo total de 2054 respostas das instituições de ensino superior portuguesas. Para analisar os dados, foi utilizado testes estatísticos de regressão logística, análise fatorial e testes não paramétricos para comparação de médias entre duas amostras independentes. Como resultado, identifica-se que a expectativa de resultados relacionada com a Autonomia pode ter um impacto relevante nos alunos portugueses do ensino superior que pretendem ter seu próprio projeto empresarial. Pode-se concluir também que aspectos como os membros da família que criaram um projeto empresarial, experiência anterior de trabalho e experiência anterior de trabalho em projeto que falhou podem afetar a propensão para criar e gerenciar um novo projeto empresarial. |
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Ensino do empreendedorismoUma visão através das expectativas de resultados e motivações empreendedoras dos estudantes do ensino superior portuguêsEEP (Entrepreneurship Education Project) - PortugalEmpreendedorismo - Criação de empresasEsta investigação tem como objetivo identificar aspectos associados às expectativas de resultados e motivações empreendedoras que poderão influenciar os estudantes portugueses do ensino superior à seguir carreira empreendedora. Para testar empiricamente as hipóteses, foram utilizados dados secundários extraídos do EEP (Entrepreneurship Education Project) aplicado em Portugal. A EEP é um projeto realizado em mais de 80 países e que abrange mais de 400 universidades. Este trabalho faz uma análise dos dados desta pesquisa aplicada em Portugal, com uma especificidade em relação às expectativas de resultados e motivações empreendedoras. Em resumo, este trabalho tem como objetivo identificar os componentes do processo de ensino do empreendedorismo e a forma que esses componentes podem ter impacto e levar a um ensino mais estruturado e eficiente desta temática. Este trabalho analisa os conceitos de empreendedorismo, o ensino voltado para o empreendedorismo e uma abordagem teórica sobre as expectativas de resultados e motivações empreendedoras. Após esta abordagem teórica, é feito um estudo estatístico dos dados provenientes do EEP - Portugal e, em seguida, os resultados são discutidos. A amostra considerada para a análise dos resultados incluiu um universo total de 2054 respostas das instituições de ensino superior portuguesas. Para analisar os dados, foi utilizado testes estatísticos de regressão logística, análise fatorial e testes não paramétricos para comparação de médias entre duas amostras independentes. Como resultado, identifica-se que a expectativa de resultados relacionada com a Autonomia pode ter um impacto relevante nos alunos portugueses do ensino superior que pretendem ter seu próprio projeto empresarial. Pode-se concluir também que aspectos como os membros da família que criaram um projeto empresarial, experiência anterior de trabalho e experiência anterior de trabalho em projeto que falhou podem afetar a propensão para criar e gerenciar um novo projeto empresarial.This research aims to identify aspects associated to the outcome expectations and entrepreneurial motivations that are predicted to influence Portuguese students to follow entrepreneurial career. To empirically test the hypothesis, we used secondary data taken from the survey EEP (Entrepreneurship Education Project) applied in Portugal. The EEP is a joint project conducted in over 80 countries with coverage of more than 400 universities. This work performs an analysis of data of this questionnaire applied in Portugal, with a specificity regarding the outcome expectations and entrepreneurial motivations. In summary, this study aims to identify components of the process of entrepreneurship teaching and the way that those components can influence and lead to a more structured and efficient teaching of this subject. It is an approach that reviews the concepts of entrepreneurship, the education of entrepreneurship and a theoretical approach about the outcome expectations and entrepreneurial motivations. After this theoretical approach, it´s made a statistical study of the results of the EEP questionnaire - Portugal and then the results are discussed. The sample was considered for result analysis of this study included a total universe of 2054 responses from Portuguese members of EEP. To these tests, we used the logistic regression for the outcome expectations and entrepreneurial motivations. Used first a factor analysis and after a nonparametric test for comparison of means of two independent samples. It can be seen that the look on the expected results Autonomy, may have a relevant impact when we analyze the outcome expectations by the Portuguese students of higher education. May also be conclude that aspects such as family members who have created a business project, previous work experience and previous work experience that failed may affect the propensity to create and manage a new business project.Madeira, Maria José AguilaruBibliorumRocha, Augusto de Castro2015-02-25T18:41:40Z2013-0620132013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3097porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:23Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:36.910936Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Esta investigação tem como objetivo identificar aspectos associados às expectativas de resultados e motivações empreendedoras que poderão influenciar os estudantes portugueses do ensino superior à seguir carreira empreendedora. Para testar empiricamente as hipóteses, foram utilizados dados secundários extraídos do EEP (Entrepreneurship Education Project) aplicado em Portugal. A EEP é um projeto realizado em mais de 80 países e que abrange mais de 400 universidades. Este trabalho faz uma análise dos dados desta pesquisa aplicada em Portugal, com uma especificidade em relação às expectativas de resultados e motivações empreendedoras. Em resumo, este trabalho tem como objetivo identificar os componentes do processo de ensino do empreendedorismo e a forma que esses componentes podem ter impacto e levar a um ensino mais estruturado e eficiente desta temática. Este trabalho analisa os conceitos de empreendedorismo, o ensino voltado para o empreendedorismo e uma abordagem teórica sobre as expectativas de resultados e motivações empreendedoras. Após esta abordagem teórica, é feito um estudo estatístico dos dados provenientes do EEP - Portugal e, em seguida, os resultados são discutidos. A amostra considerada para a análise dos resultados incluiu um universo total de 2054 respostas das instituições de ensino superior portuguesas. Para analisar os dados, foi utilizado testes estatísticos de regressão logística, análise fatorial e testes não paramétricos para comparação de médias entre duas amostras independentes. Como resultado, identifica-se que a expectativa de resultados relacionada com a Autonomia pode ter um impacto relevante nos alunos portugueses do ensino superior que pretendem ter seu próprio projeto empresarial. Pode-se concluir também que aspectos como os membros da família que criaram um projeto empresarial, experiência anterior de trabalho e experiência anterior de trabalho em projeto que falhou podem afetar a propensão para criar e gerenciar um novo projeto empresarial. |
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